sábado, 24 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Mais 3,14 milhões de carros nas ruas brasileiras em 2010

O brasileiro nunca realizou com tanta intensidade o sonho comum de ter o próprio carro. No ano passado, as vendas bateram mais um recorde no setor automobilístico e a malha viária nacional ganhou mais 3,14 milhões de veículos automotores, entre janeiro e dezembro de 2009.

Um aumento de 11,38% sobre as vendas de 2008, alavancado pela isenção de IPI numa ação contra a crise financeira internacional.

- Publicidade -

Aliado ao sonho de ter o carro particular, o brasileiro ainda convive com um estímulo de fugir do transporte coletivo caótico.

Detalhe: para 2010 a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave – projeta aumento das vendas em 9,73%, ou seja, teremos mais 3,3 milhões de carros até dezembro.

Fiat mais uma vez líder no mercado brasileiro – Com um novo recorde de vendas em seus 33 anos de Brasil, a Fiat Automóveis foi novamente líder no mercado brasileiro de veículos em 2009, com um total de 736.973 unidades emplacadas.

- Publicidade -

O número corresponde a uma participação de 24,5% no total dos emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves, segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), com uma vantagem de mais de 52.500 unidades sobre a segunda colocada no ranking e mais de 141.000 unidades sobre a terceira colocada .

No ano de 2009, foram registrados 3 milhões 10 mil e 182 unidades de veículos no mercado brasileiro.

“Este é o oitavo ano em que a Fiat mantém-se na liderança do mercado brasileiro, o que comprova o alto grau de satisfação dos nossos clientes com a qualidade dos produtos e do atendimento na rede de concessionários”, comemora o diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos.

- Publicidade -

Segundo ele, o ano de 2009 começou sob a ameaça da crise financeira mundial, mas o Brasil soube adotar as medidas corretas para garantir o fortalecimento do mercado interno, como a redução do IPI e o aumento da oferta de crédito.

“O mercado de veículos esteve extremamente competitivo e a indústria automobilística teve o melhor desempenho de sua história, consolidando a condição de um dos maiores mercado do mundo”, destacou.

“Neste cenário, a Fiat soube oferecer a melhor gama de produtos e a melhor relação custo-benefício para os consumidores, com design admirado e conteúdos diferenciados, atingindo um desempenho 12% acima do resultado de veículos registrados em 2008 (657.771 unidades), o que representa um novo recorde para a marca”, acrescentou.

Corolla tira a liderança do Civic em 2009 – O segmento de sedãs tem uma das maiores competitividades, sendo que os protagonistas principais são o Toyota Corolla e o Civic.

Em 2009 o Corolla foi ganhando cada vez mais espaço até assumir a liderança no mês de novembro, desbancando o Civic, até então líder. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Como 12º modelo mais vendido em 2009, o Corolla comercializou 54.599 unidades, enquanto o Civic teve 50.200 unidades comercializadas, uma diferença de 4.399 unidades separando os dois modelos.

Para 2010 a disputa deve continuar e com novidades na mecânica. O motor 2.0 litros deve ser a novidade. Oferecido apenas no Civic Si, esse propulsor chega em março no modelo da Toyota.

Volkswagen foi a marca que mais cresceu no Brasil em 2009 – A Volkswagen do Brasil comercializou no ano de 2009 um total de 626.183 carros, volume que assegurou à empresa a liderança no mercado nesse segmento, com uma participação de 25,3%.

O resultado representa um crescimento da ordem de 19% em relação às vendas do ano anterior e está também acima da média da indústria automobilística nacional, que subiu 12,8%. Portanto, foi a marca que mais cresceu em 2009.

Considerando as vendas totais de carros e comerciais leves, a Volkswagen também cresceu acima da média do mercado em 2009.

A montadora comercializou 684.381 veículos no período, registrando um crescimento de 17% em relação a 2008, enquanto que as vendas da indústria subiram 12,7%. A participação de mercado da Volkswagen aumentou de 21,9%, em 2008, para 22,7%, em 2009.

De acordo com o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, este desempenho é resultado da estratégia de renovação e ampliação da linha de produtos da marca durante os últimos anos, trazendo, especialmente em 2009, várias novidades para o consumidor brasileiro, que passou a ter acesso a modelos com mais tecnologia, mais conforto e segurança, a preços mais competitivos.

“Acima de tudo, atribuímos esse resultado à preferência dos consumidores pelos produtos da marca junto à mais ampla rede de concessionários do Brasil, com mais de 600 pontos de vendas”, completou Schmall.

Segundo ele, a estratégia de renovação e ampliação do portfólio de produtos será mantida em 2010. Para este ano já estão programados 13 lançamentos da marca.

“Uma das principais novidades será a introdução da Amarok, primeira pick-up média da marca que deverá ser uma referência dentro de seu segmento”, explicou Schmall.

As exportações de veículos montados da Volkswagen chegaram a 123.173 unidades, com uma retração de 30,4% em relação a 2008.

Mesmo assim, a marca manteve a posição de líder em exportações do setor automotivo brasileiro, embarcando seus produtos para cerca de 36 países da Europa, América do Sul, América Central, América do Norte, África e Oriente Médio. Os maiores clientes foram Argentina, Alemanha e México.
Investimentos no Brasil

Para manter sua trajetória de crescimento no Brasil, o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, anunciou investimentos de R$ 6,2 bilhões do País no período de 2010 a 2014.

Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de produtos e na expansão da capacidade produtiva. A meta da marca é vender 1.000.000 de veículos por ano no País a partir de 2014, quando o mercado total brasileiro deve chegar a 4 milhões de unidades.

Gol: 23 anos de liderança – O modelo que mais contribuiu para a liderança da Volkswagen foi o Gol, que completou o 23º ano consecutivo como carro líder de vendas no Brasil.

Completamente renovado em junho de 2008, o modelo respondeu sozinho por 12,2% do mercado brasileiro de automóveis, com 303.051 unidades emplacadas. Ele ficou 99.318 unidades à frente do 2º colocado no ranking.

Depois do Gol, o modelo que mais impulsionou as vendas da Volkswagen em 2009 foi o Fox. Mesmo antes de sua renovação, ocorrida em outubro, o modelo ficou em 5º lugar no mercado, com 129.199 unidades emplacadas.

Na sequência, veio o Voyage, lançado em outubro de 2008, que já é o 8º carro mais vendido do Brasil, com 85.681 unidades registradas.

Além do Novo Fox, os outros lançamentos de 2009 foram: Nova Saveiro, Novo CrossFox. Polo BlueMotion, SpaceFox Route, Polo E-Flex, Parati Titan, Tiguan, Eos, Passat CC, Fox Sunrise, Polo I-Motion, Gol Titan, Gol I-Motion e Voyage I-Motion.

A marca também apresentou, na Argentina, no final do ano, a sua primeira pick-up média, a Amarok, que será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2010.

“A Volkswagen agradece pela confiança dos consumidores da marca em 2009 e reafirma sua estratégia de ofececer uma linha de veículos cada vez mais moderna em termos de tecnologia, qualidade, conforto e segurança, para aumentar ainda mais sua satisfação com os nossos produtos”, completou Thomas Schmall.

Audi Brasil registra crescimento de 42% em 2009 – Em 2009, a Audi Brasil registrou crescimento de 42% em relação às vendas alcançadas em 2008.

O desempenho marcante deve-se principalmente à agressiva estratégia de lançamentos adotada pela montadora alemã, ampliando de forma significativa o seu portfólio de produtos no País.

O objetivo da companhia, que era comercializar 2 mil unidades em 2009, foi superado e a Audi encerrou o ano emplacando 2 027 veículos contra 1 427 em 2008.

Entre os lançamentos realizados pela marca em 2009, estão os modelos: Audi Q5, Audi A6 e os esportivos Audi TTS Coupé, Audi TTS Roadster e Audi S3.

Além destes, a montadora passou a comercializar no mês passado o R8 V10, de R$ 696.500,00, o superesportivo que já se transformou em um ícone da indústria automobilística.

E também apresentou à imprensa o sedã RS6, de 580 cavalos de potência máxima, que chega no mercado neste final do mês de janeiro também na versão avant (station).

O ritmo de lançamentos foi tão intenso que, no segundo semestre do ano, a companhia chegou a anunciar um modelo diferente a cada 45 dias em média – freqüência inédita no mercado.

“Os modelos recém lançados são específicos para atenderem diferentes públicos e contam com a sofisticação, a esportividade e a progressividade características da marca Audi, desenvolvidas ao longo de cem anos de história da marca”, afirma Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil.

Reconhecimento – Considerado um dos mais interessantes anos da Audi Brasil, 2009 também foi marcado pela conquista de premiações importantes no segmento automotivo.

A Audi levou todos os prêmios a que concorreu na tradicional premiação da revista Autoesporte: Carro Premium do Ano – com o modelo Audi A5; Utilitário Premium do Ano – com o SUV Audi Q5; Motor do Ano acima de 2.0 – por meio do modelo Audi V6 3.0 Compressor.

Outra importante publicação nacional que reconheceu os esforços da Audi foi a revista Info Exame, que considerou o modelo Audi Q5 como o carro com mais tecnologia entre os veículos apresentados em reportagem especial pela revista em 2009.

“Estes prêmios reafirmam o compromisso da marca de estar na vanguarda tecnológica”, reforça Radomile.

Inovação e Interatividade – Para 2010, os planos da montadora são ambiciosos. Manter o ritmo intenso de lançamentos e crescer 25% na comparação com 2009.

Uma das apostas da montadora para promover esse crescimento é ampliar o relacionamento da marca com seu público.

Para isso, a Audi lançou no final de 2009 seu novo site tendo a interatividade como uma das principais características.

A principal ferramenta do site é a Audiesfera – projeto inédito na montadora que agrega, em uma única página, diferentes informações e conteúdo digital alimentadas por vários canais de comunicação, dentre eles: portais de notícias; redes sociais, como Twitter e Facebook; vídeos do Youtube; e o conteúdo da revista Audi Magazine em tempo real.

A Audiesfera pode ainda ser personalizada de acordo com perfil de cada usuário que escolhe quais janelas quer adicionar ou remover.

No novo site, dinâmico e sofisticado, o internauta também tem acesso a todos os modelos do portfólio da marca, tecnologias, especificações, itens de série e opcionais oferecidos em cada um deles, de maneira interativa com utilização de recursos como animações em 3D e vídeos.

Outra vantagem do portal é a busca do modelo adequado às necessidades de cada usuário. O site disponibiliza um seletor de preço que mostra ao futuro proprietário, todos os modelos que podem ser adquiridos em uma determinada faixa de valores.

Outra ferramenta é o glossário de A a Z, que contém todas as informações técnicas da marca em formato de texto ou vídeo.

Para gerenciar a comunicação entre os amantes da marca, a Audi criou ainda um personagem interativo, chamado Guto Klein.

Quem dá vida ao personagem é o jornalista Valmir Júnior que é responsável por receber, filtrar e selecionar as informações, validando sua importância dentro do universo Audi e publicando o conteúdo no Audiesfera.

Guto Klein também interage em redes sociais, identificando fãs da marca e casos de insatisfação, e estabelecendo um contato direto com a central de relacionamentos da montadora.

“A presença da Audi no mundo digital mostra o interesse em conhecer cada vez mais a opinião e os desejos dos consumidores”, afirma Leandro Radomile.

Chevrolet registra recorde histórico de vendas no Brasil em 2009 – A marca emplacou quase 600 mil veículos, seu melhor resultado em 85 anos de atividades no mercado brasileiro

A marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, registrou, em 2009, seu melhor resultado de vendas no País, com o emplacamento recorde de 595.536 veículos, com participação de 19% no mercado brasileiro total.

A marca assinalada foi a melhor obtida pela subsidiária brasileira – terceira maior operação da GM no mundo depois de Estados Unidos e China -, em 85 anos de atividades, a serem comemorados no próximo dia 26 de janeiro.

As vendas em 2009 superaram em 46.596 unidades o recorde anterior, de 2008, que foi de 548.943 unidades, com crescimento de 8,5% no volume de vendas.

A Chevrolet também registrou, em dezembro de 2009, o melhor mês de dezembro de sua história, com 53.742 unidades, superando em 4.511 unidades o recorde anterior, de dezembro de 2007, que foi de 49.231 veículos.

Considerando apenas os segmentos em que a Chevrolet atua, ou sejam, veículos de passageiros e comerciais leves, sua participação chegou a 20%.

Crescimentos sucessivos – Nos últimos três anos a Chevrolet registrou recordes sucessivos de vendas. Em 2007, as vendas chegaram a 498.693 veículos, marca superada em 2008, com 548.943 unidades. Agora, em 2009, as vendas chegaram próximas ao patamar de 600 mil unidades.

Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, comemora os resultados destacando que a subsidária brasileira, além de ser um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura, também tem obtido lucratividade nos últimos anos.

“2009 foi o ano da superação, em que cada colaborador da GM participou decisivamente dos esforços para vencer as adversidades de um mercado impactado pela crise global e soube usar a criatividade para reinventar a companhia”, destaca Jaime Ardila.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, lembra que em relação à marca Chevrolet no mundo, o mercado brasileiro é o segundo maior em tamanho, só ficando atrás do mercado norte-americano.

Para Pinheiro Neto, “a GM não só manteve todos os seus projetos, mas também foi a primeira empresa do setor a anunciar um grande investimento de expansão no auge da crise.

Os R$ 2 bilhões anunciados em julho de 2009 para a expansão da fábrica de Gravataí e desenvolvimento de uma nova família de veículos, foram parte de um plano de investimento de R$ 5 bilhões, que serão aplicados no Brasil até 2012. Esta é uma prova inequívoca do compromisso da GM com o País”.

Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da Chevrolet, acentua ainda que a linha de veículos da marca é a maior oferecida pelo setor automobilístico brasileiro no País, com 18 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, monovolumes Meriva e Zafira, utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

Ford tem crescimento superior a 14% – Com 304.024 unidades vendidas entre automóveis e comerciais leves durante o ano de 2009, a Ford alcançou a marca de 14,51% de crescimento em relação ao ano de 2008, quando foram vendidas 259.930 unidades.

Para mostrar o quanto a Ford acredita no Brasil, recentemente a fabricante realizou anuncio de insvestimentos de cerca de 4 bilhões de reais para o período de 2011 a 2015.

Para esse ano são esperadas importantes novidades na linha Ford. A motorização bicombustível que chegou no Novo Focus com motorização 1.6 litro deve também ser oferecida na motorização 2.0 litros já a partir de fevereiro, com o propulsor Duratec.

O EcoSport deve passar por uma reestilização e o Novo Fiesta deve chegar no mercado no segundo semestre.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008