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MAN Latin America testará o Ultra CleanTM Diesel no Brasil

Acordo com a empresa de biotecnologia LS9 prevê testes pioneiros no mundo com motores e veículos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus

Reportagem | Mecânica Online® & Man Latin America

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Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, acaba de assinar uma carta de intenções com a empresa norte-americana de biotecnologia LS9 para testes do Ultra CleanTM Diesel, um biodiesel mais avançado que os hoje testados no Brasil, em caminhões e ônibus Volkswagen.

Pioneira no desenvolvimento do biodiesel e da tecnologia flex GNV + Diesel no Brasil, a montadora será também a primeira no mundo a testar a nova solução, mais simples e de menor custo que os biocombustíveis já desenvolvidos com matérias-primas de origem vegetal.

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“Queremos oferecer mais alternativas de combustíveis renováveis e alternativos para nossos clientes aqui e no exterior”, diz Cortes.

O Ultra CleanTM Diesel é produzido a partir da fermentação de açúcares de plantas e através da biossíntese do ácido graxo graças à ação de bactérias modificadas geneticamente.

É um processo biotecnológico bastante eficiente na conversão de açúcares em biocombustíveis porque dispensa etapas industriais extras, com menores custos de produção.

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E é mais avançado porque tem melhor combustão, suporta períodos mais longos de armazenagem e não cristaliza quando utilizado em menor temperatura ambiente.

Somam-se a essas inovações as vantagens já conhecidas do biodiesel: o biocombustível da LS9 não contém benzeno e tem baixíssimos teores de enxofre (ambas as substâncias estão presentes no óleo diesel convencional e são nocivas à saúde).

“A sociedade e o poder público querem mais garantias à preservação ambiental, dando preferência crescente ao uso de combustíveis renováveis em frotas de transporte público, por exemplo. Por isso estamos abrindo o leque de possibilidades com o Ultra CleanTM Diesel”, explica o presidente da MAN Latin America.

Tecnologia e testes – Sediada em San Francisco (EUA), a LS9 propôs a parceria à MAN Latin America devido ao avanço de suas pesquisas em biocombustíveis no Brasil.

Especializada em biotecnologia, a empresa fornecerá seu combustível para início dos testes e avalia a possibilidade de produzi-lo no Brasil, mais perto do mercado potencial de veículos comerciais e das fontes de matéria-prima.

A primeira fase de testes, prevista para o segundo semestre de 2011, prevê testes em bancada dinamométrica com motores utilizados nos caminhões e ônibus Volkswagen, avaliando nível de emissões, desempenho (torque, potência e consumo específico) e durabilidade acelerada.

Serão avaliadas diferentes misturas de biodiesel da LS9 ao óleo diesel convencional, além do biocombustível puro.

Na sequência, já em 2012, a Engenharia da MAN Latin America realizará testes de campo com caminhões e ônibus Volkswagen durante 12 meses.

“A cooperação com a MAN Latin America reforça nosso compromisso de produzir biocombustíveis com boa relação custo-benefício e alta qualidade, além de amplamente sustentáveis e renováveis para oferta a clientes globais”, diz Ed Dineen, presidente da LS9.

Pesquisa em combustíveis renováveis e alternativos – linha do tempo
• 2003
Adesão da MAN Latin America ao programa Riobiodiesel, dois anos antes do estabelecimento de uma lei federal (11.097/2005), que estabeleceu os marcos regulatórios para a introdução do biodiesel no País. Testes com mistura B5 em frotas de caminhões e ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo

• 2006
Primeira montadora brasileira a avaliar B20 em parceria com a JBS Friboi

• 2009
Apresentação na Fenatran do primeiro caminhão B100 do País

• 2010
O projeto B100 foi premiado no evento de sustentabilidade automotiva Challenge Bibendum (maio), na Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA (junho) e na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (prêmio Von Martius de Sustentabilidade – novembro)

• 2011
Apresentação do projeto de combustível alternativo mais limpo, flex GNV + diesel, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é aproveitar a autossuficiência fluminense em gás natural

Início dos testes com o Ultra CleanTM Diesel

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