segunda-feira, 19 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Recorde na venda de veículos no primeiro semestre

Comparação com o primeiro semestre de 2010 revela um crescimento de quase 10%. No período foram emplacados 1,73 milhão de carros, caminhões e ônibus

Reportagem | Mecânica Online® com dados da FENABRAVE

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

O mercado automotivo brasileiro continua aquecido apesar de todas as dificuldades que surgiram no primeiro semestre, que passaram pela tragédia do tsunami japonês, restrição na importação de veículos da Argentina e até mesmo greve em alguns fabricantes brasileiros.

O número é recorde e significativo, com 9,97% de alta nas vendas dos automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, sendo um total de 1.723.275 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2011.

- Publicidade -

Ranking dos fabricantes – Em junho, a Fiat obteve 24,23% do mercado de automóveis, contra 21,1% da Volkswagen.

No acumulado do ano a montadora italiana segue líder, com 22,74% de participação contra 22, 21% da fábrica alemã.

A General Motors (GM) aparece em terceira (20,02%), seguida por Ford (9,46%), Renault (6,5%), Honda (3,45%), Citroën (2,83%), Peugeot (2,82%), Hyundai (2,38%) e Kia (2,19%).

- Publicidade -

Confira a seguir o ranking dos 10 modelos mais vendidos em junho:

Carros de passeio mais licenciados
1º) Volkswagen Gol – 27.428
2º) Fiat Uno – 25.431
3º) Chevrolet Celta – 13.414
4º) Chevrolet Corsa/Classic – 11.540
5º) Fiat Siena – 8.749
6º) Fiat Palio – 8.469
7º) Ford Fiesta – 8.321
8º) Volkswagen Voyage – 8.098
9º) Renault Sandero – 5.999
10º) Ford Ka – 5.450
Carros chineses mais licenciados
1º) JAC J3 (hatch) – 1.765
2º) JAC J3 Turin (sedã) – 1.205
3º) Chery QQ – 1.054
4º) Chery Face – 533
5º) Chery Tiggo – 314
6º) Lifan 320 – 202
7º) Chery Cielo (hatch) – 97
8º) Effa M100 – 95
9º) Lifan 620 – 82
10º) Chery Cielo Sedan – 58

Pernambuco – A briga regional no Nordeste continua forte e Pernambuco reflete bem esses números. Uno, Gol, Celta, Corsa Sedan e Siena estão na ponta entre os veículos de passeio mais vendidos.

Liderança continua com a Fiat – A Fiat encerrou o primeiro semestre do ano com um total 366.476 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, na liderança do mercado brasileiro, com 22,4 % de participação.

Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas da marca cresceram 7,3% e registraram novo recorde.

Contribuiu para este resultado o desempenho da marca no mês de junho, com 67.216 unidades emplacadas, também à frente de todos os concorrentes.

Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com base nos dados do Renavam.

Em relação aos modelos, o Uno e a picape Strada continuam liderando as vendas da Fiat. Em junho, o Uno registrou 25.334 carros emplacados e a Strada, 10.542 unidades.

Hyundai Caoa fecha primeiro semestre na sexta posição do ranking de vendas – A Hyundai Caoa vem se fortalecendo cada vez mais no mercado brasileiro.

Além de ocupar a sexta posição mês a mês desde abril desse ano, a marca consolidou também o sexto lugar no acumulado do ano. De janeiro a junho de 2011, as vendas somaram 54.464 unidades o que representa um market share de 3,33% do mercado nacional.

Esse bom desempenho também pode ser observado no mês de junho quando a empresa vendeu 9.634 veículos e obteve um market share de 3,36%.

Em junho, a Hyundai Caoa alcançou o segundo melhor resultado de 2011. Comparando com o mesmo período do ano passado, a empresa registrou um aumento de 23%.

Toda a linha de veículos Hyundai apresenta bons resultados de vendas. Destaques para o i30 que de janeiro a junho de 2011 cresceu 27% comparado ao primeiro semestre de 2010.

Vendas de Nissan aumentam 145% em junho – A Nissan do Brasil fechou o mês de junho com vendas de 5.024 veículos, total que representa aumento de 145% em relação às 2.061 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

Comparado ao mês de maio de 2011, quando 4.600 unidades foram vendidas, o crescimento da marca foi de 9,7%.

Destaques Nissan do Brasil:
• O Tiida ocupou a 5ª colocação do segmento com as 983 unidades emplacadas. O modelo cresceu 26% em relação a maio e 854% no comparativo com junho de 2010. Na soma com o Tiida Sedan, a família alcançou a marca de 1.568 unidades vendidas neste mês.
• A Frontier também alcançou um resultado positivo, emplacando 1.192 unidades e crescendo 25% sobre maio. No comparativo com junho de 2010, o aumento foi de 79%. Outro dado interessante foi a participação no segmento da Frontier, que nesse mês de junho foi de 11,3%, o maior valor já registrado desde a entrada do carro no mercado nacional.
• O Nissan Livina registrou um aumento de pouco mais de 10% nas vendas em relação a maio, com 926 unidades emplacadas e 94% no comparativo com junho de 2010. Na soma, a família Livina fechou o mês de Junho com 1.470 unidades vendidas.
• O Nissan Sentra vendeu 789 unidades, crescendo 8% em relação a maio e 41% em relação a junho de 2010.

“O índice de 145% de crescimento alcançado em apenas um ano prova que nossa estratégia da expansão é bastante sólida. Em paralelo, estamos nos preparando fortemente para a chegada do Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil, produto que vai impulsionar nosso crescimento significativamente”, disse o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier.

Citroën assume sétima posição – A Citroën assumiu em junho a sétima posição no ranking de vendas do mercado automobilístico brasileiro, à frente das marcas Honda e Toyota.

Com 8.272 unidades emplacadas e um crescimento de 0,99% sobre o mês de maio (em um mercado total negativo em -4,54%), a Citroën conquistou em junho 2,89% de participação no mercado VP + VU (Veículos de Passeio + Veículos Utilitários).

No acumulado do ano, a Citroën registrou 46.558 unidades comercializadas, um crescimento de 28,45% sobre o mesmo período de 2010 e três vezes maior que o crescimento médio apresentado pelo mercado brasileiro no período – de 9,18%.

“Nossas estratégias comerciais e de produto estão nos trazendo bons resultados, mesmo em um período de alta competitividade”, comemora o presidente da marca, Ivan Ségal.

Em junho, o compacto premium C3, carro-chefe da marca, obteve 3.998 unidades registradas, conquistando 10,47% de participação e mantendo-se na terceira posição no competitivo segmento B Premium Hatch.

No acumulado, o modelo já apresenta 19.801 unidades comercializadas, um crescimento de 12,06% sobre o primeiro semestre de 2010.

Vendas da Chevrolet S10 crescem 16,1% em junho – A picape Chevrolet S10 manteve de forma absoluta sua liderança no segmento das picapes médias no primeiro semestre de 2011 (janeiro a junho), com 19.877 unidades emplacadas, o que lhe rendeu 32% de participação no segmento das picapes médias no Brasil.

A S10 também registrou, em junho, o melhor mês de vendas do ano, com 4.044 unidades emplacadas, com 38,4% de participação, e um crescimento de 16,1% comparado com o mês de maio, quando 3.483 unidades foram comercializadas.

“A picape S10 se mantém como a preferida do consumidor brasileiro. Dentre os seus atributos, estão a relação custo-benefício e a durabilidade, além claro da opção do motor bicombustível”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil.

Ronaldo Znidarsis, diretor Geral de Marketing e Vendas, acrescenta que “parte do sucesso da S10 está no fato da picape atender perfeitamente aos mais variados desejos e necessidades dos consumidores”.

Mercedes-Benz bate recorde histórico e vende 1.016 automóveis em junho – No acumulado do primeiro semestre do ano, com 3.942 unidades comercializadas, a Mercedes-Benz alcançou um crescimento de 16% na comparação com o primeiro semestre de 2010 – ano em que a marca registrou seu melhor resultado no País.

O aumento nas vendas foi alavancado pelo lançamento da nova geração da Classe C, que teve a versão C 180 Turbo chegando às concessionárias em junho e atingiu 560 unidades vendidas.

No total, a Classe C teve 714 veículos comercializados no último mês. O modelo dobrou suas vendas quando comparadas com maio de 2011 e registrou um aumento de 90% no comparativo com junho de 2010.

“O novo Classe C mostrou-se um lançamento muito bem-sucedido no Brasil, com excelente aceitação de nossos clientes. Os resultados da Mercedes-Benz em junho já refletem as vendas do C 180 Turbo e estamos muito animados com o início das vendas das versões C 200 e C 250 no segundo semestre, que deverão ter a mesma receptividade”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Pós-Vendas de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Mecânica Online®

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Mercado / Economia

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008