sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Recorde na venda de veículos no primeiro semestre

Comparação com o primeiro semestre de 2010 revela um crescimento de quase 10%. No período foram emplacados 1,73 milhão de carros, caminhões e ônibus

- Publicidade -

Reportagem | Mecânica Online® com dados da FENABRAVE

CDs Mecânica Online®

O mercado automotivo brasileiro continua aquecido apesar de todas as dificuldades que surgiram no primeiro semestre, que passaram pela tragédia do tsunami japonês, restrição na importação de veículos da Argentina e até mesmo greve em alguns fabricantes brasileiros.

O número é recorde e significativo, com 9,97% de alta nas vendas dos automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, sendo um total de 1.723.275 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2011.

- Publicidade -

Ranking dos fabricantes – Em junho, a Fiat obteve 24,23% do mercado de automóveis, contra 21,1% da Volkswagen.

No acumulado do ano a montadora italiana segue líder, com 22,74% de participação contra 22, 21% da fábrica alemã.

A General Motors (GM) aparece em terceira (20,02%), seguida por Ford (9,46%), Renault (6,5%), Honda (3,45%), Citroën (2,83%), Peugeot (2,82%), Hyundai (2,38%) e Kia (2,19%).

Confira a seguir o ranking dos 10 modelos mais vendidos em junho:

Carros de passeio mais licenciados
1º) Volkswagen Gol – 27.428
2º) Fiat Uno – 25.431
3º) Chevrolet Celta – 13.414
4º) Chevrolet Corsa/Classic – 11.540
5º) Fiat Siena – 8.749
6º) Fiat Palio – 8.469
7º) Ford Fiesta – 8.321
8º) Volkswagen Voyage – 8.098
9º) Renault Sandero – 5.999
10º) Ford Ka – 5.450
Carros chineses mais licenciados
1º) JAC J3 (hatch) – 1.765
2º) JAC J3 Turin (sedã) – 1.205
3º) Chery QQ – 1.054
4º) Chery Face – 533
5º) Chery Tiggo – 314
6º) Lifan 320 – 202
7º) Chery Cielo (hatch) – 97
8º) Effa M100 – 95
9º) Lifan 620 – 82
10º) Chery Cielo Sedan – 58

- Publicidade -

Pernambuco – A briga regional no Nordeste continua forte e Pernambuco reflete bem esses números. Uno, Gol, Celta, Corsa Sedan e Siena estão na ponta entre os veículos de passeio mais vendidos.

Liderança continua com a Fiat – A Fiat encerrou o primeiro semestre do ano com um total 366.476 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, na liderança do mercado brasileiro, com 22,4 % de participação.

Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas da marca cresceram 7,3% e registraram novo recorde.

Contribuiu para este resultado o desempenho da marca no mês de junho, com 67.216 unidades emplacadas, também à frente de todos os concorrentes.

Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com base nos dados do Renavam.

Em relação aos modelos, o Uno e a picape Strada continuam liderando as vendas da Fiat. Em junho, o Uno registrou 25.334 carros emplacados e a Strada, 10.542 unidades.

Hyundai Caoa fecha primeiro semestre na sexta posição do ranking de vendas – A Hyundai Caoa vem se fortalecendo cada vez mais no mercado brasileiro.

Além de ocupar a sexta posição mês a mês desde abril desse ano, a marca consolidou também o sexto lugar no acumulado do ano. De janeiro a junho de 2011, as vendas somaram 54.464 unidades o que representa um market share de 3,33% do mercado nacional.

Esse bom desempenho também pode ser observado no mês de junho quando a empresa vendeu 9.634 veículos e obteve um market share de 3,36%.

Em junho, a Hyundai Caoa alcançou o segundo melhor resultado de 2011. Comparando com o mesmo período do ano passado, a empresa registrou um aumento de 23%.

Toda a linha de veículos Hyundai apresenta bons resultados de vendas. Destaques para o i30 que de janeiro a junho de 2011 cresceu 27% comparado ao primeiro semestre de 2010.

Vendas de Nissan aumentam 145% em junho – A Nissan do Brasil fechou o mês de junho com vendas de 5.024 veículos, total que representa aumento de 145% em relação às 2.061 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

Comparado ao mês de maio de 2011, quando 4.600 unidades foram vendidas, o crescimento da marca foi de 9,7%.

Destaques Nissan do Brasil:
• O Tiida ocupou a 5ª colocação do segmento com as 983 unidades emplacadas. O modelo cresceu 26% em relação a maio e 854% no comparativo com junho de 2010. Na soma com o Tiida Sedan, a família alcançou a marca de 1.568 unidades vendidas neste mês.
• A Frontier também alcançou um resultado positivo, emplacando 1.192 unidades e crescendo 25% sobre maio. No comparativo com junho de 2010, o aumento foi de 79%. Outro dado interessante foi a participação no segmento da Frontier, que nesse mês de junho foi de 11,3%, o maior valor já registrado desde a entrada do carro no mercado nacional.
• O Nissan Livina registrou um aumento de pouco mais de 10% nas vendas em relação a maio, com 926 unidades emplacadas e 94% no comparativo com junho de 2010. Na soma, a família Livina fechou o mês de Junho com 1.470 unidades vendidas.
• O Nissan Sentra vendeu 789 unidades, crescendo 8% em relação a maio e 41% em relação a junho de 2010.

“O índice de 145% de crescimento alcançado em apenas um ano prova que nossa estratégia da expansão é bastante sólida. Em paralelo, estamos nos preparando fortemente para a chegada do Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil, produto que vai impulsionar nosso crescimento significativamente”, disse o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier.

Citroën assume sétima posição – A Citroën assumiu em junho a sétima posição no ranking de vendas do mercado automobilístico brasileiro, à frente das marcas Honda e Toyota.

Com 8.272 unidades emplacadas e um crescimento de 0,99% sobre o mês de maio (em um mercado total negativo em -4,54%), a Citroën conquistou em junho 2,89% de participação no mercado VP + VU (Veículos de Passeio + Veículos Utilitários).

No acumulado do ano, a Citroën registrou 46.558 unidades comercializadas, um crescimento de 28,45% sobre o mesmo período de 2010 e três vezes maior que o crescimento médio apresentado pelo mercado brasileiro no período – de 9,18%.

“Nossas estratégias comerciais e de produto estão nos trazendo bons resultados, mesmo em um período de alta competitividade”, comemora o presidente da marca, Ivan Ségal.

Em junho, o compacto premium C3, carro-chefe da marca, obteve 3.998 unidades registradas, conquistando 10,47% de participação e mantendo-se na terceira posição no competitivo segmento B Premium Hatch.

No acumulado, o modelo já apresenta 19.801 unidades comercializadas, um crescimento de 12,06% sobre o primeiro semestre de 2010.

Vendas da Chevrolet S10 crescem 16,1% em junho – A picape Chevrolet S10 manteve de forma absoluta sua liderança no segmento das picapes médias no primeiro semestre de 2011 (janeiro a junho), com 19.877 unidades emplacadas, o que lhe rendeu 32% de participação no segmento das picapes médias no Brasil.

A S10 também registrou, em junho, o melhor mês de vendas do ano, com 4.044 unidades emplacadas, com 38,4% de participação, e um crescimento de 16,1% comparado com o mês de maio, quando 3.483 unidades foram comercializadas.

“A picape S10 se mantém como a preferida do consumidor brasileiro. Dentre os seus atributos, estão a relação custo-benefício e a durabilidade, além claro da opção do motor bicombustível”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil.

Ronaldo Znidarsis, diretor Geral de Marketing e Vendas, acrescenta que “parte do sucesso da S10 está no fato da picape atender perfeitamente aos mais variados desejos e necessidades dos consumidores”.

Mercedes-Benz bate recorde histórico e vende 1.016 automóveis em junho – No acumulado do primeiro semestre do ano, com 3.942 unidades comercializadas, a Mercedes-Benz alcançou um crescimento de 16% na comparação com o primeiro semestre de 2010 – ano em que a marca registrou seu melhor resultado no País.

O aumento nas vendas foi alavancado pelo lançamento da nova geração da Classe C, que teve a versão C 180 Turbo chegando às concessionárias em junho e atingiu 560 unidades vendidas.

No total, a Classe C teve 714 veículos comercializados no último mês. O modelo dobrou suas vendas quando comparadas com maio de 2011 e registrou um aumento de 90% no comparativo com junho de 2010.

“O novo Classe C mostrou-se um lançamento muito bem-sucedido no Brasil, com excelente aceitação de nossos clientes. Os resultados da Mercedes-Benz em junho já refletem as vendas do C 180 Turbo e estamos muito animados com o início das vendas das versões C 200 e C 250 no segundo semestre, que deverão ter a mesma receptividade”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Pós-Vendas de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Mecânica Online®

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Mercado / Economia

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais