O utilitário esportivo urbano desenvolvido pela Toyota, RAV4, desembarca no Brasil em sua quarta geração oferecendo um repleto pacote de itens de inovações que vão tornar o modelo mais atrativo e forte candidato em seu segmento.
São três versões que tem no design exterior um estilo mais robusto, ao mesmo tempo em que oferece o melhor espaço interno da categoria e duas opções de motorização. Estivemos na cidade de Atibaia e avaliamos de perto a nova geração.
O estilo de design aplicado pela Toyota foi baseado no conceito “keen look” – expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição.
O desenho exterior do Novo RAV4 revela a nova identidade visual dos veículos Toyota, que estreou no Novo Auris e que dará o tom em grande parte dos veículos da marca no futuro próximo. Observamos que dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, combinadas para criar um desenho elegante, marcante e arrojado.
Todas as linhas da parte frontal foram desenhadas para que, de qualquer ângulo de visão, os olhares se voltem para o logo da Toyota. O filete único da grade flui para o conjunto óptico de formas sinuosas, com as lentes dos farois arredondadas.
As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo, enquanto os para-choques também reforçam o estilo de força, enquanto a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo.
A linha de cintura elevada é marcada por um vinco proeminente, que acompanha a carroceria até a lanterna traseira. Na parte inferior da lateral, detalhes em plástico preto contrastam com os vincos. As lanternas se estendem horizontalmente, invadindo a tampa do porta-malas, que conta com aerofólio de série.
Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, com isso a abertura da tampa traseira passa a ser vertical, o que facilita o acesso e contribui para a melhoria da visibilidade em manobras.
Além disso, as três versões vêm equipadas com rodas de liga leve 17 polegadas, para-lamas com defletores anti-spray, faróis de neblina e barras longitudinais no teto.
A diferença visual entre as versões são as seguintes: friso cromado na entrada de ar dianteira das versões 4×4 (2.0 litros e 2.5 litros) e teto solar (com acionamento elétrico e sistema anti-esmagamento) para a versão topo de linha (2.5 litros, 4×4).
Interior – Os engenheiros e designers da Toyota se inspiraram em fatores humanos e trabalharam para tornar o interior do Novo RAV4 versátil, acolhedor e com um forte apelo de esportividade e sofisticação, características que traduzem o modelo.
O painel dianteiro é assimétrico, com controles primários e secundários de fácil acesso. A iluminação dos instrumentos é do tipo Optitron azul (que se adapta a luminosidade externa), o que torna a leitura das informações nítida e agradável em qualquer condição.
Faz falta um sistema de navegação, considerando que estamos num modelo na faixa de 100 mil reais. Nem mesmo a versão top conta com o item.
O tom predominante no interior do Novo RAV4 é preto, em todas as versões. Detalhes em padrão fibra de carbono (na área do controle dos vidros elétricos) e em prata (no painel das portas, no volante e na alavanca de transmissão) dão um toque ainda mais esportivo e sofisticado ao SUV da Toyota.
As três versões do modelo oferecem ajuste telescópico de altura e profundidade do volante, além de controles do sistema de áudio, do Bluetooth e do computador de bordo na direção.
A linha do Novo RAV4 oferece o melhor espaço interno do segmento de utilitários esportivos compactos. Se comparado à geração anterior, melhorias foram efetuadas nos bancos dianteiros para oferecer mais conforto ao motorista e passageiro.
As larguras do encosto e do assento foram aumentadas para expandir a área de contato com o corpo dos ocupantes o que melhora a sensação de conforto. O encosto cresceu em 30 mm e o assento em 20 mm com seu ângulo inclinado em mais 2 graus fazendo com que, especialmente, o motorista tenha melhor ergonomia ao dirigir.
O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável.
Atrás, o espaço para os passageiros teve um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior (2,66m).
O passageiro que viaja no centro do banco traseiro também teve seu espaço aumentado com um túnel central praticamente plano. O banco é bipartido 60/40 e os ajustes reclináveis ficam à mão dos passageiros, localizados em sua parte inferior.
Na geração anterior, o ajuste que reclina o banco traseiro era postado na parte superior do banco, o que dificultava sua operação com o veículo em movimento.
Mecânica Online – Mais uma das boas novidades que a Toyota apresenta com a quarta geração do RAV4 fica por conta do conjunto propulsor. As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros, que produz potência máxima de 145 cavalos a 6.200 rotações por minuto (rpm), que combina com a transmissão automática CVT, que modula 7 velocidades no modo manual sequencial com trações 4×4 e 4×2. O torque máximo é de 19,1kgf.m a 3.600 rpm.
Avaliamos a versão 2.0 litros e tração 4×2. Para quem poderia imaginar que o visual robusto do novo RAV4 poderia significar maior peso e possível perda de rendimento, o conjunto propulsor e sua combinação com a transmissão permitiram um bom rendimento tanto em trajeto urbano quanto na estrada, e ainda com boa eficiência quando o assunto foi economia de combustível.
A versão 4×4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). A potência é de 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8kgf.m a 4.100 giros.
De acordo com medições do INMETRO, os motores do Novo RAV4 ganharam notas “A” (2.0L) e “B” (2.5L) em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4×2 e 4×4 consomem 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. A performance da versão 2.5L 4×4 foi de 8,7 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada.
Além da avançada tecnologia Dual VVT-i, duplo comando de válvulas variável, que possui comando variável de abertura nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, o bloco conta com sistema de aceleração ETCS-i e sistema de admissão de ar ACIS.
O ETCS-i é um sistema em que o acelerador possui um controle eletrônico inteligente, onde somente a gasolina necessária é utilizada para movimentar o veículo. O ACIS é um sistema com dupla admissão de ar, uma para velocidades de cruzeiro e outra para acelerações mais bruscas.
A transmissão automática CVT de 7 velocidades das versões 2.0L 4×4 e 4×2 é controlada eletro-hidraulicamente. Essa transmissão continuamente variável seleciona sempre a melhor relação entre o giro do motor e sua velocidade.
Ao acelerar o Novo RAV4, a temperatura de fluído da transmissão gera a pressão que move a correia entre as relações de marcha em duas polias.
Essa tecnologia computadorizada resulta em melhor eficiência no consumo de combustível, trocas suaves (sem trancos ou variações de velocidades), melhor dirigibilidade e menos suscetibilidade a manutenção.
A transmissão automática de 6 velocidades da versão topo de linha conta com a possibilidade de trocas sequenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada.
A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível. Essa transmissão também inclui a Inteligência Artificial que analisa o hábito de condução do motorista e antecipa suas reações para tornar a condução mais confortável.
O Novo RAV4 é equipado com a suspensão traseira independente tipo Double Wishbone com barras estabilizadoras, que privilegiam o conforto no habitáculo e maior estabilidade. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras.
Ambas foram totalmente trabalhadas para as condições brasileiras de rodagem. Nesta geração, as suspensões dianteira e traseira receberam reforço estrutural, ampliando o conforto e melhorando a dirigibilidade e segurança.
Equipamento – A linha do Novo RAV4 conforta motoristas e passageiros com extensa lista de itens de série. Na versão de entrada, o Novo RAV4 2.0L 4×2 possui sistema de ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth e sensor de estacionamento.
Em todas as versões, o Novo RAV4 dispõe de volante multifuncional (comandos de sistema de áudio, Bluetooth e computador de bordo) revestido em padrão couro com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com a tecnologia Optitron e computador de bordo com odômetro total e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível e velocidade média.
As versões 4×4 (2.0L e 2.5L) possuem inovações como o novo sistema de multi-funções com tela touchscreen de 6,1 polegadas, que conta com visualização da câmera de ré, tecnologia Bluetooth e sistema de áudio com comandos no volante e entradas USB, AUX e para aparelhos MP3 com quatro caixas de som e dois tweeters.
Outra novidade é Smart Entry, disponível nas versões 4×4, sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam automaticamente para abertura.
Ao sair do veículo, é possível acionar o travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.
Além disso, as duas versões 4×4 ainda contam com aquecimento dos bancos dianteiros em dois níveis de intensidade tanto no assento como no encosto, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste de lombar, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado digital automático dual zone com filtro anti-pólen.
Em todas as versões o ar-condicionado tem saída extra na parte central-superior do painel, que diminui o tempo de resfriamento da parte traseira do veículo. Teto-solar com comandos de abertura eletrônicos e anti-esmagamento disponível somente na versão topo de linha.
Segurança de série – No quesito segurança, a linha do Novo RAV4 conta com carroceria em padrão GOA (Global Outstanding Assesment) que absorve os impactos de uma colisão e distribui a energia uniformemente por toda sua estrutura.
Em caso de colisão frontal, além da absorção de impacto, o motor e o sistema de direção eletro-assistida tombam para não entrar na cabine, reduzindo o impacto tanto para os passageiros quanto para os pedestres, em caso de atropelamento.
Todos os bancos têm como itens de série cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força. Os bancos traseiros possuem sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis.
Ainda nas três versões, o novo RAV4 conta com direção eletro-assistida progressiva, sistema ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e BAS (Assistência à Frenagem) nos freios, brakelight instalado abaixo do aerofólio e airbag duplo frontal. As versões topo de linha e 2.0L 4×4 ainda tem como itens de série airbags laterais e de cortina.
Com relação à tração 4×4, o sistema é integral e distribuído nos eixos dianteiro e traseiro sob demanda com controle eletrônico Active Torque Control. A tração 4×4 auxilia a aderência do veículo em curvas ou acelerações bruscas transferindo torque entre os eixos.
Há ainda bloqueio de diferencial, acionado por um botão ao lado esquerdo do volante, que divide a força da tração em 50% entre os eixos.
Os preços sugeridos para o novo RAV4 2013 são:
RAV4 2013 4×4 (2.5L) = R$119.900,00
RAV4 2013 4×4 (2.0L) = R$109.900,00
RAV4 2013 4×2 (2.0L) = R$96.900,00
O Novo RAV4 está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata metálico, cinza metálico, verde escuro metálico e preto metálico.