segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Nova geração do Toyota RAV4 chega repleta de novidades no Brasil

O utilitário esportivo urbano desenvolvido pela Toyota, RAV4, desembarca no Brasil em sua quarta geração oferecendo um repleto pacote de itens de inovações que vão tornar o modelo mais atrativo e forte candidato em seu segmento.

São três versões que tem no design exterior um estilo mais robusto, ao mesmo tempo em que oferece o melhor espaço interno da categoria e duas opções de motorização. Estivemos na cidade de Atibaia e avaliamos de perto a nova geração.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O estilo de design aplicado pela Toyota foi baseado no conceito “keen look” – expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição.

O desenho exterior do Novo RAV4 revela a nova identidade visual dos veículos Toyota, que estreou no Novo Auris e que dará o tom em grande parte dos veículos da marca no futuro próximo. Observamos que dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, combinadas para criar um desenho elegante, marcante e arrojado.

Todas as linhas da parte frontal foram desenhadas para que, de qualquer ângulo de visão, os olhares se voltem para o logo da Toyota. O filete único da grade flui para o conjunto óptico de formas sinuosas, com as lentes dos farois arredondadas.

- Publicidade -

As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo, enquanto os para-choques também reforçam o estilo de força, enquanto a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo.

A linha de cintura elevada é marcada por um vinco proeminente, que acompanha a carroceria até a lanterna traseira. Na parte inferior da lateral, detalhes em plástico preto contrastam com os vincos. As lanternas se estendem horizontalmente, invadindo a tampa do porta-malas, que conta com aerofólio de série.

Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, com isso a abertura da tampa traseira passa a ser vertical, o que facilita o acesso e contribui para a melhoria da visibilidade em manobras.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além disso, as três versões vêm equipadas com rodas de liga leve 17 polegadas, para-lamas com defletores anti-spray, faróis de neblina e barras longitudinais no teto.

A diferença visual entre as versões são as seguintes: friso cromado na entrada de ar dianteira das versões 4×4 (2.0 litros e 2.5 litros) e teto solar (com acionamento elétrico e sistema anti-esmagamento) para a versão topo de linha (2.5 litros, 4×4).

 

Interior – Os engenheiros e designers da Toyota se inspiraram em fatores humanos e trabalharam para tornar o interior do Novo RAV4 versátil, acolhedor e com um forte apelo de esportividade e sofisticação, características que traduzem o modelo.

O painel dianteiro é assimétrico, com controles primários e secundários de fácil acesso. A iluminação dos instrumentos é do tipo Optitron azul (que se adapta a luminosidade externa), o que torna a leitura das informações nítida e agradável em qualquer condição.

Faz falta um sistema de navegação, considerando que estamos num modelo na faixa de 100 mil reais. Nem mesmo a versão top conta com o item.

O tom predominante no interior do Novo RAV4 é preto, em todas as versões. Detalhes em padrão fibra de carbono (na área do controle dos vidros elétricos) e em prata (no painel das portas, no volante e na alavanca de transmissão) dão um toque ainda mais esportivo e sofisticado ao SUV da Toyota.

As três versões do modelo oferecem ajuste telescópico de altura e profundidade do volante, além de controles do sistema de áudio, do Bluetooth e do computador de bordo na direção.

A linha do Novo RAV4 oferece o melhor espaço interno do segmento de utilitários esportivos compactos. Se comparado à geração anterior, melhorias foram efetuadas nos bancos dianteiros para oferecer mais conforto ao motorista e passageiro.

As larguras do encosto e do assento foram aumentadas para expandir a área de contato com o corpo dos ocupantes o que melhora a sensação de conforto. O encosto cresceu em 30 mm e o assento em 20 mm com seu ângulo inclinado em mais 2 graus fazendo com que, especialmente, o motorista tenha melhor ergonomia ao dirigir.

O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável.

Atrás, o espaço para os passageiros teve um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior (2,66m).

O passageiro que viaja no centro do banco traseiro também teve seu espaço aumentado com um túnel central praticamente plano. O banco é bipartido 60/40 e os ajustes reclináveis ficam à mão dos passageiros, localizados em sua parte inferior.

Na geração anterior, o ajuste que reclina o banco traseiro era postado na parte superior do banco, o que dificultava sua operação com o veículo em movimento.

Mecânica Online – Mais uma das boas novidades que a Toyota apresenta com a quarta geração do RAV4 fica por conta do conjunto propulsor. As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros, que produz potência máxima de 145 cavalos a 6.200 rotações por minuto (rpm), que combina com a transmissão automática CVT, que modula 7 velocidades no modo manual sequencial com trações 4×4 e 4×2. O torque máximo é de 19,1kgf.m a 3.600 rpm.

Avaliamos a versão 2.0 litros e tração 4×2. Para quem poderia imaginar que o visual robusto do novo RAV4 poderia significar maior peso e possível perda de rendimento, o conjunto propulsor e sua combinação com a transmissão permitiram um bom rendimento tanto em trajeto urbano quanto na estrada, e ainda com boa eficiência quando o assunto foi economia de combustível.

A versão 4×4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). A potência é de 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8kgf.m a 4.100 giros.

De acordo com medições do INMETRO, os motores do Novo RAV4 ganharam notas “A” (2.0L) e “B” (2.5L) em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4×2 e 4×4 consomem 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. A performance da versão 2.5L 4×4 foi de 8,7 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada.

Além da avançada tecnologia Dual VVT-i, duplo comando de válvulas variável, que possui comando variável de abertura nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, o bloco conta com sistema de aceleração ETCS-i e sistema de admissão de ar ACIS.

O ETCS-i é um sistema em que o acelerador possui um controle eletrônico inteligente, onde somente a gasolina necessária é utilizada para movimentar o veículo. O ACIS é um sistema com dupla admissão de ar, uma para velocidades de cruzeiro e outra para acelerações mais bruscas.

A transmissão automática CVT de 7 velocidades das versões 2.0L 4×4 e 4×2 é controlada eletro-hidraulicamente. Essa transmissão continuamente variável seleciona sempre a melhor relação entre o giro do motor e sua velocidade.

Ao acelerar o Novo RAV4, a temperatura de fluído da transmissão gera a pressão que move a correia entre as relações de marcha em duas polias.

Essa tecnologia computadorizada resulta em melhor eficiência no consumo de combustível, trocas suaves (sem trancos ou variações de velocidades), melhor dirigibilidade e menos suscetibilidade a manutenção.

A transmissão automática de 6 velocidades da versão topo de linha conta com a possibilidade de trocas sequenciais, que traz a tecnologia Super ECT. A tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada.

A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível. Essa transmissão também inclui a Inteligência Artificial que analisa o hábito de condução do motorista e antecipa suas reações para tornar a condução mais confortável.

O Novo RAV4 é equipado com a suspensão traseira independente tipo Double Wishbone com barras estabilizadoras, que privilegiam o conforto no habitáculo e maior estabilidade. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras.

Ambas foram totalmente trabalhadas para as condições brasileiras de rodagem. Nesta geração, as suspensões dianteira e traseira receberam reforço estrutural, ampliando o conforto e melhorando a dirigibilidade e segurança.

Equipamento – A linha do Novo RAV4 conforta motoristas e passageiros com extensa lista de itens de série. Na versão de entrada, o Novo RAV4 2.0L 4×2 possui sistema de ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth e sensor de estacionamento.

Em todas as versões, o Novo RAV4 dispõe de volante multifuncional (comandos de sistema de áudio, Bluetooth e computador de bordo) revestido em padrão couro com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com a tecnologia Optitron e computador de bordo com odômetro total e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível e velocidade média.

As versões 4×4 (2.0L e 2.5L) possuem inovações como o novo sistema de multi-funções com tela touchscreen de 6,1 polegadas, que conta com visualização da câmera de ré, tecnologia Bluetooth e sistema de áudio com comandos no volante e entradas USB, AUX e para aparelhos MP3 com quatro caixas de som e dois tweeters.

Outra novidade é Smart Entry, disponível nas versões 4×4, sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam automaticamente para abertura.

Ao sair do veículo, é possível acionar o travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.

Além disso, as duas versões 4×4 ainda contam com aquecimento dos bancos dianteiros em dois níveis de intensidade tanto no assento como no encosto, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste de lombar, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado digital automático dual zone com filtro anti-pólen.

Em todas as versões o ar-condicionado tem saída extra na parte central-superior do painel, que diminui o tempo de resfriamento da parte traseira do veículo. Teto-solar com comandos de abertura eletrônicos e anti-esmagamento disponível somente na versão topo de linha.

Segurança de série – No quesito segurança, a linha do Novo RAV4 conta com carroceria em padrão GOA (Global Outstanding Assesment) que absorve os impactos de uma colisão e distribui a energia uniformemente por toda sua estrutura.

Em caso de colisão frontal, além da absorção de impacto, o motor e o sistema de direção eletro-assistida tombam para não entrar na cabine, reduzindo o impacto tanto para os passageiros quanto para os pedestres, em caso de atropelamento.

Todos os bancos têm como itens de série cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força. Os bancos traseiros possuem sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis.

Ainda nas três versões, o novo RAV4 conta com direção eletro-assistida progressiva, sistema ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e BAS (Assistência à Frenagem) nos freios, brakelight instalado abaixo do aerofólio e airbag duplo frontal. As versões topo de linha e 2.0L 4×4 ainda tem como itens de série airbags laterais e de cortina.

Com relação à tração 4×4, o sistema é integral e distribuído nos eixos dianteiro e traseiro sob demanda com controle eletrônico Active Torque Control. A tração 4×4 auxilia a aderência do veículo em curvas ou acelerações bruscas transferindo torque entre os eixos.

Há ainda bloqueio de diferencial, acionado por um botão ao lado esquerdo do volante, que divide a força da tração em 50% entre os eixos.

Os preços sugeridos para o novo RAV4 2013 são:

RAV4 2013 4×4 (2.5L) = R$119.900,00

RAV4 2013 4×4 (2.0L) = R$109.900,00

RAV4 2013 4×2 (2.0L) = R$96.900,00

O Novo RAV4 está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata metálico, cinza metálico, verde escuro metálico e preto metálico.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil