quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Dodge Journey bate recorde de vendas no Brasil

Com 2.970 unidades emplacadas ao longo de 2014, o Dodge Journey registrou o melhor ano em vendas desde que chegou ao mercado brasileiro, no final de 2008. Pelo quinto ano consecutivo (desde 2010), ele foi o modelo mais vendido do Grupo Chrysler no Brasil, o que comprova sua excelente aceitação pelo consumidor brasileiro.

Em relação a 2013, quando foram vendidos 2.422 exemplares, o Journey cresceu 22,6%. “Trata-se de um ótimo resultado num ano em que o mercado encolheu. E agora que a versão AWD terá seu primeiro ano cheio, podemos apostar em vendas superiores a 4 mil unidades para a linha Journey”, afirma Sérgio Ferreira, diretor geral da Chrysler Brasil. Ele lembra que a série limitada Crossroad, com visual de apelo mais esportivo, também ajudou a reforçar as vendas e a imagem jovial do Journey em 2014.

“Além de uma gama mais completa com essa versão de tração integral, que se revelou um sucesso, a marca Dodge se beneficiará do crescimento da rede de revendas prevista para este ano, quando teremos ao menos 50 concessionárias completas até o fim do primeiro trimestre”, acrescenta Sérgio Ferreira. Hoje são 43 os pontos de venda.

Na soma das vendas do Journey com o Durango, a Dodge teve 3.331 unidades emplacadas em 2014, um crescimento de 17,9% em relação às 2.825 de 2013, coroando o ano em que se comemorou o centenário da marca. Por falar em Durango, o SUV de luxo também deverá ter um reforço nas vendas com a chegada de sua versão renovada em março.

Além de significativas mudanças visuais externas e internas, o Dodge Durango 2015 terá câmbio automático de oito marchas (em lugar do antigo de cinco velocidades), além de comodidades como aletas para trocas de marcha no volante e a nova central multimídia Uconnect, com tela de 8,4 polegadas e navegador GPS integrado, entre vários outros equipamentos inéditos. O motor permanece o eficiente Pentastar 3.6 V6 de 286 cv.

Journey R/T AWD – Lançada em outubro, durante o Salão do Automóvel, a versão AWD (all-wheel-drive) do Dodge Journey R/T oferece ainda mais estabilidade e segurança, graças a um avançado sistema de tração integral. Produzido em Toluca, no México, o Dodge Journey R/T AWD está disponível na rede de concessionárias da Chrysler Brasil pelo preço sugerido de R$ 134.900.

O sistema de tração integral é perfeito para os motoristas que buscam uma dose extra de aderência em condução mais esportiva ou simplesmente para rodar em situações com menor atrito, seja no asfalto debaixo de chuva ou em estrada de terra. O funcionamento é sob demanda, com o torque sendo enviado somente para as rodas dianteiras em condições normais, para otimizar a economia de combustível. Mas no momento em que há perda de aderência, a força é distribuída também às rodas de trás. A operação é toda automática, sem botões ou comandos.

A tração integral também entra em ação durante curvas feitas com o acelerador aberto, em velocidades entre 40 km/h e 105 km/h, tornando o comportamento do veículo mais neutro ao ajudar a contornar a curva. Acima de 85 km/h, o sistema envia uma quantidade mínima de torque para trás, sob condições normais de condução, reduzindo o consumo de gasolina.

O Dodge Journey R/T AWD tem uma generosa relação de equipamentos, na qual se destacam: teto solar, seis air bags com dez pontos de proteção, ar-condicionado automático com três quadrantes, assentos de elevação embutidos na segunda fileira, bancos dianteiros elétricos e aquecidos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e navegador GPS integrado, e som premium com seis alto-falantes mais subwoofer. O sistema traseiro de entretenimento conta com LCD de 9 polegadas, leitor de DVD, dois fones de ouvido sem fio e controle remoto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn