O Ford Fusion foi o grande destaque do mercado em 2014, com um crescimento de 28,6% no número de emplacamentos, o que garantiu ao sedã de luxo da marca a mais ampla liderança entre todos os segmentos do mercado brasileiro. As 12.299 unidades comercializadas do modelo lhe deram uma participação de 83% – 9 pontos porcentuais mais do que em 2013.
O segmento de sedãs de luxo cresceu 15% em 2014, contrastando com a queda de quase 7% do mercado total de veículos. O fato de ter crescido praticamente o dobro da categoria revela a força do Fusion como fenômeno de mercado, com uma combinação de design, desempenho, sofisticação e equipamentos só encontrada em veículos muito mais caros.
O Fusion Hybrid, modelo híbrido da linha, também teve um desempenho excepcional, com crescimento de mais de 500% nas vendas e a liderança absoluta do segmento. Ele somou 706 unidades em 2014, ano em que também comemorou o marco histórico de 1.000 unidades vendidas no Brasil. Com isso, foi o segundo modelo mais vendido entre os sedãs de luxo – atrás do próprio Fusion – o que mostra a distância da linha em relação aos concorrentes.
“A liderança do Fusion é um reflexo direto das vantagens competitivas que o carro oferece. Além de ter um design moderno e imponente, ele se destaca por oferecer um conjunto único de tecnologias premium voltadas para a segurança, dirigibilidade, conveniência e conforto por um valor atraente”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Tecnologia e requinte – O Fusion introduziu na linha 2015 mais duas novidades: o cinto traseiro de segurança inflável e a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao serviço de atendimento de urgência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
O veículo é um dos mais seguros do mundo e já vem de série com 8 airbags, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) e acendimento automáticos dos faróis. Traz também sistema de conectividade SYNC com tela de 8 polegadas, GPS com mapas do Brasil, conexão Bluetooth para celular, USB, cartão de memória e entrada de vídeo/áudio RCA, além de comandos de voz em português para funções de áudio, ar-condicionado, navegador e telefone. As duas telas de LCD no painel podem ser configuradas pelo motorista.
Também é equipado com ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, espelhos retrovisores eletrocrômicos e retrovisores externos com rebatimento elétrico.
O Fusion Titanium 2.0 EcoBoost traz ainda acesso Inteligente das portas através de sensores, partida sem chave pelo botão Ford Power e por controle remoto, sistema de permanência em faixa, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, sensor de chuva, tomada de 110 V, luz ambiente personalizada em sete cores e bancos dianteiros refrigerados. Na versão AWD, com tração integral, há também sistema de estacionamento automático, alerta de colisão, piloto automático adaptativo e teto solar.
O Fusion é o único da categoria com três opções de motores. O Duratec 2.5 Flex, de 175/167 cv com etanol ou gasolina, e o 2.0 EcoBoost, de 234 cv, vêm com transmissão automática de seis velocidades que permite trocas manuais. O Fusion Hybrid, com motor a gasolina e elétrico, é o carro mais econômico do Brasil, líder do ranking do Inmetro.