sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Medo de bicicletas? Tecnologia alerta motoristas

A Jaguar Land Rover revela sua nova pesquisa intitulada “Sensor de Bicicletas” que alerta o motorista com um “tapinha” no ombro e uma buzina de bicicleta quando um ciclista se aproxima — A Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma série de tecnologias que usa cores, sons e vibrações dentro do carro para alertar o motorista de potenciais acidentes envolvendo bicicletas e motocicletas.

- Publicidade -

Os sensores presentes no carro irão detectar quando um ciclista estiver se aproximando, alertando e antecipando o motorista de possíveis colisões. No entanto, em vez de usar um alerta comum, que pode confundir o motorista com outro alerta do carro, o Sensor de Bicicleta usa luz e som, o que faz o condutor associar rapidamente com situação de perigo.

Para ajudar o motorista a entender a localização do ciclista em relação ao carro, o sistema de áudio soa uma buzina igual à clássica de bicicleta no alto-falante mais próximo do ciclista. Desta maneira, o motorista instintivamente saberá a direção de onde vem a bicicleta.

O sistema será válido para bicicleta e motocicleta e alertará o motorista sempre que um ciclista tenta ultrapassar o carro, incluindo um leve inflamento do encosto superior do banco, simulando um tapinha no ombro do motorista. A ideia é que o condutor do carro rapidamente olhe para a direção do ciclista para identificar o alerta. Quando o ciclista chega perto do carro, acendem-se luzes âmbar LED na janela, no computador de bordo e no para-brisas. Quando ele passa do lado, as luzes ficam vermelhas. O movimento das luzes acompanha o movimento do ciclista.

O diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Dr Wolfgang Epple, disse: “Os seres humanos desenvolveram ao longo de milhares de anos alertas instintivos de perigo. Algumas cores como vermelho e amarelo ativam nossa resposta imediata, ao mesmo tempo em que todo mundo reconhece uma buzina clássica de bicicleta”.

- Publicidade -

“O ‘Sensor de Bicicleta’, como sera chamado, nos leva além das tecnologias atuais de indicação de perigo. Ícones nos retrovisores também otimizam a localização da luz, som e toque para aumentar a intuição. Isso cria avisos que permitem uma reação cognitiva rápida e acionamento imediato do cérebro. Quando vemos a tela com luz vermelha com a nossa visão periférica, sabe-se na hora da aproximação do ciclista”, completa.

Se um grupo de ciclistas, motociclistas ou pedestres está se aproximando do carro numa via muito movimentada, o sistema interpreta como mais de um caso, e informa prioritariamente o primeiro apenas, de modo que o motorista não fica distraído com luz e som por muito tempo.

O sistema também irá identificar perigos difíceis de serem vistos pelo condutor do carro. Se um pedestre ou ciclista está atravessando a rua, mas estão atrás de um carro, os sensores irão detectar will detect e direcionar à localização aproximada do objeto em relação ao carro.

Se o motorista ignorar os avisos e pisar no acelerador, os sensores fazem vibrar o pedal e deixá-lo um pouco mais rígido, forçando-o a reduzir a velocidade e evitar o confronto.

O “Sensor de Bicicleta” também previne a abertura das portas do lado de ciclovias ou ciclofaixas quando o veículo está estacionado, alertando os passageiros de um ciclista se aproximando. Caso o passageiro continue a tentar abrir a porta, a maçaneta interna acende automaticamente, vibrando para alertar sobre a possível colisão com a bicicleta ou motocicleta.

- Publicidade -

“Ao usar os instintos, os sensores diminuem as chances de perigo, tanto para os ciclistas, como para os motoristas e passageiros do carro,” complementa Dr Epple. “Isso pode reduzir acidentes, pois dá chance de resposta ao motorista e prevenindo um acidente”, informa.

Veja o vídeo desta nova tecnologia aqui: http://youtu.be/_rw3Cia9WZ0

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança