quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Parceria busca viabilizar uso da fibra de carbono nos automóveis

A Ford anunciou uma nova parceria com a DowAksa e o Departamento de Energia dos Estados Unidos para pesquisar a produção e uso em larga escala de fibra de carbono nos automóveis. O objetivo é desenvolver componentes de fibra de carbono de baixo custo para tornar os veículos mais leves e aumentar a economia de combustível, sem perda de desempenho. O conceito Ford GT com carroceria de fibra de carbono e o Mustang Shelby GT350R com rodas desse material, apresentados no Salão de Detroit, são exemplos dessa aplicação.

As duas empresas farão parte do recém-criado Instituto para a Inovação da Manufatura de Compostos Avançados, criado pelo governo dos EUA e integrado à Rede Nacional para a Inovação da Manufatura, apoiada pelo Departamento de Energia dos EUA.

- Publicidade -

“A colaboração com a DowAksa e a participação nessa organização aumentam significativamente o alcance do nosso trabalho”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Nós temos uma verdadeira aliança de pessoas altamente talentosas trabalhando para levar os materiais automotivos a um novo nível.”

O objetivo do instituto e da parceria da Ford com a DowAksa – uma joint-venture 50/50 entre a Dow Chemical Company e a Aksa Akrilik Kimya Sanayii – é superar o alto custo e a disponibilidade limitada de fibra de carbono, desenvolvendo um processo viável de fabricação em alto volume. A Ford e a Dow Chemical começaram a trabalhar juntas em 2012 para desenvolver compostos de fibra de carbono de baixo custo e alto volume.

“Este projeto tem como base o acordo atual de desenvolvimento da Ford com a Dow Chemical e acelera o nosso cronograma para a introdução de compostos de fibra de carbono em aplicações de alto volume”, diz Jim deVries, gerente global de Pesquisa de Materiais e Manufatura da Ford.

- Publicidade -

A experiência da Ford em design, engenharia e manufatura de alto volume complementa a força da DowAksa na produção de compostos de carbono para a criação de peças muito mais leves que os componentes de aço, sem perda de resistência.

“A tecnologia e experiência da DowAksa vai ajudar efetivamente na superação de barreiras para o uso de compostos de fibra de carbono em aplicações automotivas de alto volume”, diz Douglas Parks, membro do Conselho da DowAksa e um dos participantes da fundação do Instituto para a Inovação na Manufatura de Compostos Avançados. “O novo instituto oferece uma plataforma de colaboração para acelerar o nosso progresso.”

Sustentabilidade – Por oferecer alta resistência com peso extremamente baixo, os compostos de fibra de carbono têm sido usados há décadas em aviões e carros de corrida. As propriedades de resistência do material pode ser adaptadas a um determinado componente para torná-lo mais rígido ou flexível conforme a necessidade.

- Publicidade -

“Nosso objetivo é desenvolver um material capaz de reduzir significativamente o peso do veículo e aumentar a economia de combustível para os clientes”, diz Patrick Blanchard, supervisor de Materiais da Ford. “A flexibilidade da tecnologia permite desenvolver materiais para todos os subsistemas dos veículos, em toda a linha de produtos, com uma redução de peso de mais de 50% comparado ao aço.”

A criação de veículos mais leves é uma parte importante do plano “Blueprint for Sustainability” da Ford para a redução do consumo de combustível e das emissões. O New Fiesta com a aplicação de aço boro na carroceria e a nova F-150 com liga de alumínio de nível militar são exemplos dessa filosofia.

O conceito Fusion Lightweight, criado pela Ford usando materiais como alumínio, aço de alta resistência, magnésio, compostos e fibra de carbono em quase todos os sistemas, permite que o sedã grande tenha o mesmo peso de um compacto Fiesta – uma redução de cerca de 25%. O aprendizado obtido com esse conceito pode levar as tecnologias de baixo peso a uma escala muito maior. A Ford e a DowAksa estão trabalhando também para reduzir o consumo de energia e o custo das matérias-primas na produção de componentes de fibra de carbono, além de desenvolver processos de reciclagem.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn