domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Robótica de Serviços: descobrindo novos horizontes

O Mercado de robótica de serviços está crescendo. De acordo com a Federação Internacional de Robótica (IFR), cerca de 21.000 robôs de serviços foram vendidos em 2014 para aplicações profissionais, chegando a 3,6 bilhões de dólares.

- Publicidade -

Novas tecnologias e áreas de aplicação, tal como modelos de negócios inovadores prometem alto desempenho dinâmico nos próximos anos. O 8º SCHUNK Expert Days em Robótica de Serviços exibe aonde essa jornada nos levará. O lema desse ano é “Robótica de Serviços: Descobrindo Novos Horizontes” e apresentará mentores técnicos, econômicos e políticos no centro das atenções da principal plataforma de comunicação do mundo para a robótica de serviços aplicada, que acontecerá em 25 e 26 de fevereiro de 2015.

Entre outros, a Ph.D. pelo MIT, Lijin Aryananda discursará, pela empresa Hocoma AG, sobre tecnologia de neuro-reabilitação baseada em robô, o Prof. Gordon Cheng da Universidade Técnica de Munique apresentará novas possibilidades de sistemas de sensores táteis, e o Prof. Dr. Albert Amos explicará, pela Bosch Start-up GmbH, os conceitos para o uso da robótica de serviços na agricultura.

O Dr. Andreas Goerdeler do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia em Berlin apresentará a perspectiva política da Robótica de Serviços. O evento será moderado pela renomada pesquisadora do MIT, Julie Shah, e pelo guru da robótica Martin Hägele, Chefe do Departamento de Robôs e Sistemas Assistivos, no Instituto Fraunhofer (IPA) em Stuttgart.

Um cavalheiro feito de componentes modulares – Amigável e agradável. Invisível quando não for necessário. De prontidão o tempo todo. O mordomo do futuro – chamado de “Care-O-bot® 4” – foi desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer (IPA) em Stuttgart, celebrando a sua estreia mundial no 8º SCHUNK Expert Days em Robótica de Serviços. O design modular do Care-O-bot® 4 permite diversas configurações e cenários de aplicações.

- Publicidade -

“Seu alto grau de padronização faz Care-O-4 bot® um marco na área de robôs de serviços móveis”, enfatizou Henrik A. Schunk, sócio-gerente da SCHUNK GmbH & CO. KG em Lauffen/Neckar. Ambas as articulações do braço e da mão de 1 dedo do Care-O-bot® 4 são montadas a partir de módulos padronizados de sistemas de garras móveis da SCHUNK. “Devido as soluções da robótica de serviços serem usadas geralmente em aplicações móveis, os componentes devem ser leves e energeticamente eficientes,” disse Schunk. “Os sistemas de garras móveis da SCHUNK são projetados exatamente para esses tipos de cenários. Os componentes podem ser usados tanto em aplicações industriais quanto para aplicações de medição e ensaio, assim como em sistemas assistenciais que ajudam a vida cotidiana das pessoas em geral.”

Ágil, modular e acessível – Enquanto os antecessores do Care-O-bot® 4 focavam em detecção de objeto ou navegação segura, um passo importante foi dado em direção à comercialização. “A quarta geração do Care-O-bot® não só é mais ágil, mais flexível e mais encantadora que as anteriores, mas também conta com princípios de construção mais acessíveis.” Disse o gerente do projeto Ulrich Reiser, líder da equipe no Instituto Fraunhofer (IPA). A maior parte do interior é constituída por lâminas de metal dobradas, que pode ser fabricadas com custo mais competitivo, mesmo em poucas quantidades.

Soluções modulares de custo otimizado – O conceito modular permite configurações diversas. É possível, por exemplo, eliminar um ou ambos os braços. Módulos padronizados SCHUNK Powerball ERB com geometria esférica compacta que facilitam a integração são usados nas articulações do braço. Todo circuito eletrônico de controle e regulagem desses componentes estão integrados nas unidades juntas de acionamento. Posição, velocidade e torque podem ser regulados com flexibilidade.

Uma vez que o circuito de acionamento para garra e ferramentas estão completamente integrados dentro dos braços, não há interferência de cabos dos dispositivos periféricos. A inteligência integrada, alimentação e transferência de dados através de interfaces de comunicação universal permitem seu uso como módulos individuais ou com um braço robótico leve SCHUNK Powerball completamente pré-configurado para fácil integração em unidades de nível mais avançado, tal como o Care-O-bot® 4.

Para uso portátil, os módulos operam com alimentação de 24 VDC ou até com baterias recarregáveis para mobilidade total. O projeto de construção leve com motores de alto torque garantem baixo consumo de energia. O reduzido custo de energia permite operação em períodos de trabalho mais longos mesmo usando baterias recarregáveis e também permitem o uso de pequenas baterias.

- Publicidade -

Diferentes versões podem ser implementadas – As unidades esféricas de acionamento do Care-O-bot® 4 no pescoço e quadris, bem como diversos sensores, são opcionais. Se a aplicação exigir que ele apenas sirva bebidas, seria possível substituir uma mão por uma bandeja ou utilizar somente a base móvel como um carrinho de café ou de transporte. Adaptações individuais para tarefas específicas criam soluções econômicas.

Uma das principais preocupações da engenharia de desenvolvimento foi a facilidade na utilização pelo usuário, “user-friendly”, já que a maioria das pessoas se sentem intimidadas por robôs, principalmente se eles forem difíceis de usar e programar. Uma área de interação facilmente acessível em sua cabeça permite uma operação intuitiva do Care-O-bot® 4 e pode ser feita pelo usuário tanto de pé quanto sentado.

É claro que a interação com o Robô por meio de palavras ou gestos também é possível através das câmeras e microfones para reconhecimento de fala e gestos de pessoas específicas. O robô responde com gestos, tanto acenando como balançando a cabeça para sinalizar se entendeu a solicitação. Efeitos de luz e um ponteiro a laser na mão do Care-O-bot® 4 também permitem a troca de informações.

Simbiose bem sucedida entre design e engenharia – “O Care-O-bot® 4 é uma combinação bem sucedida de design e engenharia, da função e da emoção que rapidamente motiva o usuário à interação,” disse Andreas Haug, diretor-gerente do estúdio de design Phoenix Design com sede em Stuttgart, que foi envolvido no processo de desenvolvimento. Com seu design aerodinâmico, os dois braços e cabeça ajudam a tornar o Robô semelhante ao ser humano.

Entretanto, uma aparência excessivamente humana não foi desejada, pois isso daria ao usuário “falsas expectativas” de acordo com Ulrich Reiser. Somente os “valores internos” são humanos: ele sempre mantém uma distância discreta, indica de forma clara o que foi compreendido e o que está prestes a fazer, tem um comando de gestos simples e pode inclusive demonstrar emoções. O comportamento social, como tem sido demonstrado em estudos, é indispensável para a aceitação de futuros usuários. Enquanto o Care-O-bot® 3 era um mordomo, seu sucessor é um cavalheiro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança