O Corpo de Bombeiros de Madri continua a dar preferência às transmissões totalmente automáticas Allison para a renovação da sua frota. Recentemente, um novo caminhão pesado voltado para aplicações rurais foi adicionado aos 11 automáticos já existentes – O Corpo de Bombeiros de Madri iniciou um programa de renovação da sua frota no ano passado, adicionando 11 caminhões pesados equipados com transmissões automáticas Allison, que atenderão às suas bases em toda a região.
Montados sobre chassi Mercedes-Benz Atego 1629 AF, com carroceria Rosenbauer, os caminhões estão equipados com transmissões Allison da Série 3000™, que oferecem confiabilidade, dirigibilidade e a segurança que os socorristas necessitam.
Com uma frota de 371 veículos, incluindo carros de bombeiros, caminhões com escada aérea, caminhões de salvamento e socorro, modelos apropriados para atendimento nuclear-químico-biológico e veículos de iluminação e reparação, o Corpo de Bombeiros de Madri adquiriu o seu mais recente veículo baseado na experiência positiva adquirida com a operação de outras viaturas equipadas com transmissões Allison que foram adquiridas em 2014. Baseado no Quartel Central de Las Rozas, este novo caminhão será usado para a avaliação do equipamento e seu desempenho antes que seja definida a aplicação em toda a frota.
Recentemente o novo modelo equipado com transmissão automática Allison foi usado para o treinamento de 80 bombeiros locais. Foram cinco dias de treinamentos intensivos. Roberto Prieto Merchán, responsável técnico pela Divisão de Veículos do Corpo de Bombeiros de Madri, destacou que apesar de existir confiança em um produto, colocá-lo em operação pode representar vários desafios.
“De acordo com nossas rigorosas exigências, a perfeita adequação à operação, oferecer treinamento apropriado e gerar a aceitação do usuário foram desafios cumpridos satisfatoriamente. Em função desse resultado, mais uma vez escolhemos uma transmissão Allison para equipar nossos veículos”, expos Merchán.
As transmissões automáticas Allison normalmente são as preferidas para os veículos de combate a incêndio e de resgate por sua confiabilidade e segurança. A condução de veículos pesados que trafegam em condições de carga máxima, com tráfego congestionado e quando cada segundo é importante, está entre os cenários mais exigentes para um motorista. Tudo o que facilita o manejo do veículo resulta em aumento da segurança operacional.
“As transmissões Allison permitem o máximo de concentração no trajeto”, diz Merchán. “A transmissão assegura o torque apropriado que é levado até as rodas, enquanto que o retardador proporciona energia adicional para as frenagens. Os freios de serviço só precisam ser usados em situações extremas ou para imobilizar completamente o veículo”.
Daniel De la Fuente, bombeiro com grande experiência ao volante de veículos de emergência, concorda. “Gostaria de destacar as transmissões automáticas Allison por dois motivos. Primeiro, ela permite que você mantenha as mãos no volante o tempo todo – não perdemos tempo trocando marchas manualmente. Em segundo lugar, elas tornam as frenagens mais seguras e progressivas, de acordo com as exigências da emergência”, diz ele. “Além do mais, dentro das nossas necessidades de trabalho, a possibilidade de pré-selecionar manualmente uma marcha específica torna a operação de bombeamento de água em movimento segura e confortável”.
Também instrutor de motoristas há mais de 10 anos, De la Fuente não tem dúvidas ao comparar transmissões automáticas com as manuais ou automatizadas. “Com uma transmissão Allison a força do motor chega suavemente às rodas, sem trancos. Assim é mais seguro para os bombeiros, e o condutor tem sempre tração nas rodas”, complementa De la Fuente.
Jesús Yugueros, um motorista especializado em dirigir veículos de emergência no Corpo de Bombeiros de Madri, tem grande experiência ao volante de caminhões e de ônibus com transmissões automáticas. “Um veículo equipado com uma transmissão Allison é muito prático. Você só tem que se concentrar em acelerar e frear, e o recurso de kick down (acelerar fundo) permite a troca de marchas usando somente o pedal do acelerador, o que lhe confere grande flexibilidade”.
“Bombeiros recém-treinados precisam adquirir experiência para dirigir nossos veículos, e as transmissões automáticas facilitam muito essa condução. Nossa equipe aprendeu rapidamente que as transmissões Allison são práticas e confiáveis. O pessoal está se adaptando muito bem aos caminhões”, concluiu Yugueros
Merchán também comentou sobre benefícios em termos de manutenção. “O retardador prolonga a vida útil dos freios e os controles eletrônicos protegem o trem-de-força. Obviamente, não ter embreagem reduz os custos de reparação, manutenção e o tempo de inatividade do veículo. Embora estes primeiros 12 caminhões ainda sejam os únicos equipados com transmissões automáticas Allison, pretendemos continuar o processo de transição da frota”, encerra Merchán.