domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Vendas de veículos importados caem 22,9% em fevereiro, em comparação a janeiro

Nos dois primeiros meses de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014, a queda foi de 27,1% – As 28 marcas de automóveis e comerciais leves associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) emplacaram 5.764 unidades em fevereiro, registrando queda de 22,9% no comparativo com os 7.478 emplacamentos de janeiro.

- Publicidade -

Em relação aos resultados de fevereiro de 2014, quando foram comercializadas 8.544 unidades, a queda foi de 32,5%.

O resultado reflete distintos fatores, inclusive o menor número de dias de vendas no mês, devido ao feriado do Carnaval. Em janeiro, foram 21 dias úteis e em fevereiro, apenas 18. Em fevereiro de 2014, foram 20 dias úteis.

O mercado automotivo total, que inclui os emplacamentos dos veículos importados e os produzidos no Brasil, encolheu 22,5% nos dois primeiros meses do ano, no comparativo com o mesmo período de 2014.

O menor número de dias de vendas impacta o setor, mas não é a justificativa para o desempenho em queda.

- Publicidade -

O resultado de fevereiro reflete a falta de perspectiva de melhora da economia nos curto e médio prazos e a forte queda do índice de confiança do consumidor, que segundo a Confederação Nacional da Indústria atingiu 100 pontos, o menor nível desde 2001.

“O desempenho de janeiro já sinalizava que a luz vermelha estava acessa e o mês de fevereiro confirmou que teremos um primeiro semestre bastante difícil. Índices como a previsão de PIB sofrível, a alta dos juros e o aumento da inflação combinados resultaram na queda de 27,1% nos emplacamentos de nossas associadas nos dois primeiros meses do ano, em comparação a 2014”, declara Marcel Visconde, presidente da ABEIFA.

“Temos conversado com outras entidades e setores e é unânime a percepção de que a situação financeira dos brasileiros está pior. Como agravante, nossas associadas importadoras foram ainda mais afetadas pelo aumento galopante do dólar nos últimos 60 dias”, finaliza Visconde.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança