A Fiat é uma das marcas que procura oferecer principalmente um bom acabamento interno em seus modelos, situação perceptível no Novo Palio e até mesmo no Novo Uno. E com o Punto não é diferente, ainda mais quando avaliamos sua versão “esportiva”. Nas ruas do Recife aceleramos o Punto Sporting. Hora de você saber até que ponto a esportividade do nome realmente aparece no modelo.
Um dos grandes sucessos de vendas da Fiat, o Punto é oferecido em cinco versões: Attractive 1.4, Essence 1.6, Sporting 1.8, Blackmotion também 1.8 e T-Jet (1.4 turbo).
As mudanças que a Fiat realiza como linha 2015 ou mesmo a 2016 que já foi apresentada ao mercado, apontam apenas no aumento da competitividade em seu segmento, ampliando seus itens e recursos de tecnologias.
De série, o Fiat Punto já apresenta em sua lista:
• Nova função Lane Change, que auxilia a visualização na troca de faixas. O sistema aciona as luzes por cinco vezes na direção indicada e após a manobra a alavanca volta automaticamente para a posição inicial;
• Novos tecidos para os bancos nas versões Attractive e Sporting;
• Alarme antifurto e piloto automático nas versões Sporting e Blackmotion;
• Alarme antifurto na versão T-jet;
• Nova serigrafia do quadro de instrumentos para a versão Sporting;
• Rádio com entrada USB na versão Essence;
• Pré-disposição para rádio na versão Attractive;
• Novas rodas em liga leve 16” para a versão Sporting;
• Novas calotas aro 15” para versões Attractive e Essence.
No último mês de março, a Fiat já lançou a linha 2016 do Punto que tem como principal destaque a opção da central multimídia Uconnect™ do grupo FCA para entretenimento, comunicação e navegação, internacionalmente reconhecido pelo alto nível de conectividade e facilidade de uso.
Todas as versões 2016, tanto do novo Punto como do Novo Linea, oferecem a central multimídia Uconnect™ Touch com visor LCD touchscreen multicolorido de 5” — de série, no Linea e na versão T-Jet do Punto.
Esta nova central multimídia aumenta a conectividade de maneira muito intuitiva e agradável, permitindo total integração com o carro. Funções de mídia e telefone podem ser comandadas por voz, bastando um toque nos botões do volante em couro multifuncional, ou, se preferir, pelo visor LCD. Entre as inúmeras funções da nova central multimídia podemos destacar:
- Reprodução de músicas por audio streamming;
- Bluetooth;
- Entrada USB compatível com Ipod e Iphone, além de entrada auxiliar;
- Leitura e envio de SMS através de mensagens pré gravadas;
- Comando de voz (para chamadas SMS e acesso as mídias).
Além deste conteúdo, os modelos também trazem, como opcional, o Uconnect™ Touch NAV – com o moderno sistema de navegação GPS que utiliza um dos softwares mais confiáveis e precisos do mercado fornecido pela TOM TOM, líder mundial em sistema de navegação. Ele oferece diversas funções como suportes à navegação. Podemos destacar:
- Planejamento de percurso;
- Comandos e orientações por voz;
- Gerenciamento de pontos de interesse;
- Atualização dos mapas Tom Tom pela entrada USB;
- Serviços de emergência;
- Personalização do menu;
- Navegação com opção de visualização de mapa em 2D ou 3D.
O Fiat Punto 2016 ainda oferece outro importante equipamento, a Câmera de ré, que utiliza o visor LCD do sistema UConnect™. Ela trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro, que quando se aproxima de obstáculos emite avisos sonoros para ajudar nas manobras.
Visualmente, o Fiat Punto também chega com novas rodas em liga leve para as versões Attractive, Essence e Blackmotion. Ele traz ainda spoiler na tampa traseira na cor do veículo de série nas versões Attractive e Essence.
A linha 2016 do Punto chega ao mercado com os seguintes preços:
- Punto Attractive 1.4 – R$ 45.810.
- Punto Essence 1.6 – R$ 49.580.
- Punto Sporting 1.8 – R$ 53.810.
- Punto Blackmotion – R$ 56.780.
- Punto T-Jet – R$ 65.900.
Avaliação da versão Sporting – Fazer o equilíbrio entre a versão BlackMotion e T-Jet é a missão dessa versão. Ela possui a boa motorização 1.8 litro e 16 válvulas, que produz 132 cavalos de potência quando abastecida com etanol, mas com traços de requinte que não extrapolam e nem ficam devendo, ou seja, é moderna de forma equilibrada.
No visual o diferencial principal fica por conta das rodas de liga de leve de 16 polegadas, que ganhou um novo desenho na linha 2015. A Fiat ainda inseriu pequenas saias laterais para não deixar o carro totalmente “órfão” de apetrechos estéticos.
No quesito tecnologia, o Punto Sporting traz itens de série interessantes como rádio CD/MP3 com entrada USB, volante em couro multifuncional, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros. O preço inicial é de R$ 53.810. Requintes extras como câmbio automatizado, ar digital, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular e de chuva, o sistema multimídia Blue&Me – que traz, entre outros, Bluetooth e comandos de voz –, teto solar elétrico Skydome e airbags laterais e de cortina estão disponíveis. Mas podem fazer a conta do hatch ultrapassar os R$ 68 mil.
Mecânica Online
Desempenho – Não pense que a esportividade do nome invadiu o motor. Talvez o ruído até que sim. O funcionamento do propulsor 1.8 E.torQ oferece o que o Punto precisa, mas não sobra. Tem boa disposição em acelerações e retomadas, mas fica faltando aquele diferencial da esportividade. De dentro do carro o ruído passa a boa impressão de “ronco”, que agrada pelo menos na esportividade sonora.
Estabilidade – Com bom controle por parte da suspensão, o Punto está sempre na mão. É fácil a condução e com a sofisticação que oferece, agrada bastante a condução do modelo.
Interatividade – O Punto Sporting é um carro relativamente simples de lidar. O motorista só vai precisar acessar o manual para entender todos os recursos oferecidos no sistema de som Blue&Me, tentando configurar o smartphone ao dispositivo.
Consumo – O Inmetro não testou o Fiat Punto Sporting. E o computador de bordo mostrou que pelo menos no visor a esportividade se faz presente: média de 7,3 km/l – com etanol – em trecho predominantemente urbano. Na estrada alcançamos a marca de 11,2 km/l.
Conforto – O Punto é um carro aconchegante. Os bancos são revestidos parcialmente em couro – opcional – e recebem bem o corpo. A acústica isola quase todo o ruído proveniente, principalmente, do escapamento. Com o ar-condicionado digital – opcional — é possível regular a temperatura exata. A suspensão também é eficiente e filtra as irregularidades do piso e, ao mesmo tempo, oferece um bom comportamento dinâmico. Nota 8.
Tecnologia – Apesar do bom pacote de itens de série que o Punto oferece, o que é legal é oferecido como opcional. É o caso do teto solar Skydome, que é dividido entre dianteira e traseira, mas só na frente possui abertura elétrica. O sistema de som Blue&Me com Bluetooth é outro item que pode ser adquirido.
Habitabilidade – O espaço interno no Punto agrada. Quatro adulto andam tranquilo e até mesmo um quinto pode ser considerado sem grandes problemas. O teto solar Skydome amplia a sensação de espaço. Já os porta-objetos não são eficientes. Existe apenas um porta-copos na frente da alavanca de câmbio que pode receber itens pessoais. O compartimento acima das saídas de ar é pouco prático. O porta-malas leva 280 litros, bem de acordo com o segmento.
Acabamento – O Punto é um dos carros da Fiat com melhor finalização. Os plásticos pretos agradam visualmente e os encaixes demonstram qualidade na montagem. Nos painéis das portas, inclusive, há inserções de couro. Os bancos opcionalmente revestidos parcialmente em couro com o bordado “Sporting” também agregam valor à cabine. Para fechar, as pedaleiras de alumínio são vistosas. A boa impressão é peça chave no Punto, que parece até mesmo ser superior ao que segmento que frequenta.
Custo/benefício – O Punto rivaliza com os chamados hatches superiores, como Citroën C3, Peugeot 208, Hyundai HB20 e Ford Fiesta. A versão Sporting custa iniciais R$ 53.810 – BlackMotion e T-Jet são mais caras. A favor do modelo da Fiat está o motor 1.8 litro de 132 cv, enquanto os concorrentes são equipados com propulsores 1.5 ou 1.6 litro. Por outro lado, alguns rivais trazem dispositivos modernos como central multimídia com tela sensível ao toque com GPS integrado, luzes diurnas de leds, ar-condicionado digital dualzone e controles eletrônicos de tração e estabilidade por um valor bem parecido com o pedido pela marca italiana.
Ficha técnica – Fiat Punto Sporting
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência: 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm.
Torque máximo: 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 9,9 s com gasolina e 9,6 s com etanol.
Velocidade máxima: 190 km/h com gasolina e 193 km/h com etanol.
Diâmetro e curso: 80,5 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços oscilantes fixados em subchassi e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, com barra de torção, barra estabilizadora integrada e amortecedores hidráulicos pressurizados.
Pneus: 195/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EDB.
Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,06 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série e laterais e de cortina como opcional.
Peso: 1.229 kg.
Capacidade do porta-malas: 280 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Betim, Brasil.
Lançamento no Brasil: 2007. Reestilização: 2012.