quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Como montar um motor-home?

Você certamente deve ter assistido alguns filmes americanos em que as famílias viajam em um trailer todo equipado, onde é possível comer, dormir e relaxar, e ficou morrendo de vontade de juntar sua família ou um grupo de amigos e viajar em um motor-home como o da foto acima, não? Afinal, deve ser incrível percorrer a estrada em um veículo assim.

- Publicidade -

Como comprar um desses costuma sair caro para o bolso (enquanto um mais econômico, montado em chassi de van ou kombi, vale R$ 50 mil, outro com mordomias extras pode custar R$ 600 mil ou mais), trouxemos abaixo algumas dicas para que você possa montar o seu próprio motor-home com um design estilizado. Confira.

Adquira um veículo – Para começar a montar o seu trailer, é necessário comprar uma van de uso comercial como, por exemplo, uma van de entrega ou um ônibus escolar fora de uso.

- Publicidade -

Liste os itens necessários – Em uma lista e com base no tamanho que será o motor-home, coloque tudo o que você irá precisar para o trailer: geladeira pequena, TV por satélite, cooktop (como este aqui), camas múltiplas, armários compactos (de preferência, projetados especialmente para o motor-home por um marceneiro), entre outros.

Não esqueça de deixar passagens livres para se locomover dentro do ambiente e prefira camas que possam ser transformadas em sofás e móveis práticos que economizem espaço.

Móveis planejados para uso móvel – Como a ideia é deixar o motor-home o mais confortável e menos apertado possível, compre aparelhos, camas, armários e balcões produzidos especialmente para uso móvel, uma vez que eles costumam ser menores e possuem adaptadores e equipamentos de confecção específica para um trailer.

- Publicidade -

Não esqueça do sistema elétrico – Lembre-se de que os aparelhos (TV, cooktop, geladeira, som, entre outros) precisam de uma alimentação de 12 volts, portanto, projete o sistema de eletricidade de acordo com as necessidades da lista acima.

Pense quanto à necessidade de um banheiro – Se a ideia for usar o motor-home apenas como acampamento em um parque de trailers, não haverá necessidade de um banheiro. Coloque-o no projeto ou pense em apenas uma unidade portátil para uso de emergência.

Sistema de armazenamento de água – Se for usar o sistema de armazenamento de água somente para cozinhar ou para limpeza, prefira um com capacidade para 19 litros. Já se quiser colocar chuveiros e água corrente no trailer, será preciso uma quantidade maior de água. Lembre-se de instalar os tanques antes de construir o interior.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança