Concurso interno de corrida contra o tempo selecionou os funcionários – Participar de uma prova de 100 m rasos em uma pista oficial pode ser o sonho de muitas pessoas, mas imagine se, além disso, o adversário em uma das raias for o homem mais rápido do mundo, o multicampeão olímpico e mundial Usain Bolt? Foi este desafio que Johny Pereira da Silva e Thiago Oliveira, funcionários da Nissan do Brasil, tiveram no dia de ontem, sexta-feira.
Após superarem centenas de adversários em uma seleção interna nas unidades da Nissan no país, eles tiveram a oportunidade de alinhar e correr contra Usain Bolt na pista do Mano a Mano, montada no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul do Rio de Janeiro. No concurso da empresa, os funcionários tinham 9,58 segundos – o tempo do recorde mundial de Usain Bolt nos 100 m – para correr a maior distância possível em uma pista montada dentro das unidades. Os participantes com o melhor resultado da sede da empresa no Rio e do Complexo Industrial de Resende ganharam o direito de correr contra o velocista jamaicano.
Assim, Johny Pereira da Silva, operador de produção da área de pintura e plásticos do Complexo Industrial da Nissan em Resende, e Thiago Oliveira, da diretoria Financeira da empresa, correram “contra” Bolt. O velocista preferiu descontrair a disputa para interagir com os esforçados adversários, que tinham consciência de que não teriam chances de vencer o homem mais rápido do mundo. Assim, a brincadeira reinou na pista e ninguém cruzou a linha de chegada.
Incentivar o atrevimento para se desafiar o homem mais rápido do mundo é um dos exemplos de ações que a Nissan começa a promover inspirada na hashtag oficial que marcará seu patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: #QuemSeAtreve
Atrevimento que também faz a empresa trazer Usain Bolt ao Brasil para disputar mais uma edição do desafio Mano a Mano, que é patrocinado pela Nissan. Esta competição muito especial acontece nos próximos dias 18 e 19 de abril. Bolt tentará se sagrar tricampeão da prova de 100 m rasos que tem como peculiaridade ter sua pista montada em lugares emblemáticos do Rio. Depois de dois anos na praia de Copacabana, a corrida mudou de endereço e acontecerá no Jockey Club Brasileiro, que é próximo do Jardim Botânico e da Lagoa Rodrigo de Freitas, com vista privilegiada do Cristo Redentor.
Bolt, multicampeão olímpico e mundial dos 100 e 200 metros rasos e do revezamento 4X100 m, é embaixador mundial do superesportivo japonês Nissan GT-R e desde 2012 ocupa o posto de “diretor global de Excitement” da Nissan. Este cargo honorário relaciona o superatleta ao posicionamento da marca, que tem como slogan “Innovation that Excites”. Apaixonado por velocidade em todos os sentidos, naturalmente, ele possui dois GT-R em sua casa – um deles adquirido em 2009, antes mesmo de iniciar sua parceria com a Nissan, e o outro feito especialmente para Bolt em 2013 e pintado exclusivamente em dourado.
Na edição deste ano do Mano a Mano, Usain Bolt vai disputar os 100 m rasos com atletas de diferentes nacionalidades que passarão por uma classificatória para poder desafiá-lo. Haverá também provas de 100 m rasos feminino e paralímpico reunindo atletas do Brasil e de outros países.
Neste sábado, dia 18 de abril, a Nissan promoverá outra ação com Usain Bolt. Ele vai interagir com a velocista paratleta Terezinha Guilhermina – três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em Jogos Paralímpicos – e atletas do Time Nissan, programa que foi criado em 2012 pela Nissan para colaborar com a formação de atletas brasileiros com potencial para ajudar o país a se destacar nas competições de 2016. No total, são 29 atletas de diferentes modalidades olímpicas e paralímpicas que são acompanhados por dois mentores que marcaram o esporte brasileiro: a maior jogadora brasileira de basquete de todos os tempos, Hortência Marcari, e o nadador Clodoaldo Silva, que entrou para a história do esporte paralímpico mundial ao conquistar, em uma única edição de Jogos Paralímpicos, seis medalhas de ouro.