terça-feira, 15 outubro , 2024
28 C
Recife

Castrol Edge cria primeiro desafio de corrida 3D do mundo

A Castrol EDGE lança mundialmente nesta semana o desafio de corrida Titanium Trial, com a participação do piloto de Fórmula Drift Matt Powers a bordo do seu Roush Stage 3 Mustang, usando um capacete de última geração Oculus Rift Development Kit 2: fora do mundo à sua volta e completamente imerso em um mundo virtual 3D altamente dinâmico. Em uma iniciativa pioneira, Castrol EDGE fundiu tecnologia de vídeo games com uma experiência de direção real usando um carro modificado e tecnologia de realidade virtual, fazendo com que um mundo gerado por computador responda aos movimentos do piloto e do carro simultaneamente.

O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=wmZG50zltn4

- Publicidade -

A experiência de vídeo game acontece em um cenário de tirar o fôlego, com rochas caindo, estradas desmoronando, túneis, despenhadeiros e a aparição virtual de outro ídolo das corridas – isso tudo com os cenários respondendo a cada manobra do Matt Powers. O desafio é parte dos Castrol EDGE Titanium Trials, uma série de desafios de corrida de alto nível que levam homens e máquinas a desafiarem os limites da performance com a ajuda de Castrol EDGE com a força de Titanium FST™ – atualmente o óleo mais potente e de maior avanço tecnológico da Castrol.

“O drift virtual foi incrível e muito desafiador, não se compara a nada que eu já tenha feito. Foi incrível poder participar e ainda testar essa nova geração de tecnologia de games; as oportunidades que isso abre para os esportes automotivos em geral são inacreditáveis. Tive que confiar meu desempenho aos meus instintos e ao carro e contei com a força de Castrol EDGE no motor para me dar a segurança de que o carro chegaria à sua performance máxima”, afirmou Matt Powers.

Todas as novas tecnologias desenvolvidas para o desafio ficaram a cargo de Castrol EDGE e dos técnicos criativos Adam Amaral e Glenn Snyder. Usando dados de diagnóstico interno do veículo (dados OBD2) e sistemas de posicionamento externos (GPS e medição por inércia), o time conseguiu sincronizar esses números com o capacete Oculus Rift DK2 de Powers, transformando uma experiência estática em uma experiência móvel dentro de um veículo em movimento. Pela primeira vez na história, o time transformou um carro de verdade em um console de games gigante onde Powers vivenciou, enquanto dirigia, o mundo virtual por meio do seu capacete.

- Publicidade -

Absolutamente tudo, do ângulo de direção e velocidade da roda ao amortecimento dinâmico e posição do acelerador, foi monitorado, permitindo ao Castrol EDGE simular o veículo no mundo virtual com precisão quase absoluta. Foi preciso desenvolver uma nova tecnologia para atender e superar o ritmo de 75 atualizações por segundo enviadas pelo Oculus Rift DK2, oferecendo a Powers uma experiência de direção contínua. Essa expertise e atenção aos mínimos detalhes possibilitaram a criação desse desafio.

Os Titanium Trials fazem parte de uma série de desafios de direção de alta potência para demonstrar a força do Castrol EDGE reforçado com Titanium FST™ – o óleo mais forte e avançado da Castrol de todos os tempos, que duplica a resistência da película lubrificante, reduz o atrito e ajuda a maximizar o desempenho do motor. Em 2014 foi realizado o primeiro desafio, o Titanium Strong Blackout, com Ken Block, Augusto Farfus (piloto da BMW Motorsport / DTM), Mike Rockenfeller (piloto da Audi Sport / DTM) e Adrian Zaugg (piloto de teste da Lamborghini Squadra Corse). Para assistir, acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=0WKis4NYLHo

Sobre o Castrol EDGE reforçado com TITANIUM FST™:

- Publicidade -

Foram desenvolvidas e testadas 2.400 misturas de lubrificantes para chegar à fórmula perfeita e, durante os testes de motor, foram rodadas o equivalente a 1,9 milhões de milhas (75 viagens de volta ao mundo). A tecnologia atual permite que as montadoras construam carros menores e mais potentes, com motores mais eficientes. O objetivo é oferecer maior economia de combustível, reduzir as emissões e aumentar a performance. Isso resulta no aumento de praticamente 100% da pressão do motor, exigindo mais do óleo lubrificante.

A pressão chega a mais de 10 mil kg por centímetro quadrado, o equivalente a cinco carros empilhados em cima de um salto agulha. Os motores se tornaram mais sofisticados, com recursos como injeção direta e super alimentação. O resultado do uso desses recursos é uma maior pressão sobre o motor, exigindo mais do óleo lubrificante. Cada peça do motor depende do óleo para manter as superfícies de metal separadas, o que pede um óleo que não seja apenas forte mas que se mantenha forte por mais tempo.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT