A banda Charbel, de Brasília, foi a vencedora da ação da Volkswagen, que convidou o público a enviar músicas autorais para compor a trilha sonora do comercial “Sonzeira”, lançado no dia 31 de maio. A ação faz parte da campanha integrada criada pela AlmapBBDO para a linha de carros oficiais do Rock in Rio com versões especiais do Fox, do Gol e da Saveiro. Este ano, a Volkswagen é a patrocinadora do festival pela terceira vez. O filme com a trilha estreia neste domingo, dia 28 de junho.
Clique aqui para assistir ao filme.
As músicas podiam ser enviadas até o dia 14 de junho e cada banda ou autor poderia mandar várias composições. Ao fim do prazo, foram eleitas 10 trilhas finalistas: as 5 mais compartilhadas e as 5 selecionadas por um produtor musical escolhido pela Volkswagen. Depois desta etapa, um júri técnico escolheu a vencedora, “Down your way”, que passa a ser a trilha sonora do filme “Sonzeira” que, para estranhamento do público, não tinha música, apesar de seus personagens dançarem aparentemente no ritmo de um rock’n’roll.
O objetivo da ação foi buscar músicas originais, com ou sem letra, e que deveriam ser enviadas por uma pessoa, dupla ou banda que pudessem reproduzi-las em um estúdio de gravação. Além de ter o rock na trilha do comercial, o autor da música vencedora – neste caso, o vocalista e guitarrista da banda Charbel, Paulo Charbel – também ganhou uma guitarra e, juntamente com os outros nove finalistas, receberá convites para ir ao festival.
A Volkswagen calcula que a música escolhida será ouvida por cerca de 35 milhões de pessoas ao longo da campanha, já que o comercial será veiculado em canais de televisão aberta, a cabo e na internet. A música também tocará em rádios de todo o País nos spots da linha Rock in Rio.
Conheça a linha Rock in Rio
Fox Rock in Rio
O Fox é o primeiro modelo da série Rock in Rio. O modelo se destaca, externamente, por trazer rodas de liga leve Colina, de 15 polegadas, grade dianteira com formato de colmeia, pintada em preto brilhante, com friso na cor “Siberian”. Outra exclusividade são as lanternas traseiras escurecidas e o defletor traseiro, que complementam o visual externo. Na cabine há detalhes como as soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao evento musical. Também há apliques em alusão ao festival na cor vermelho Tornado nas molduras das saídas de ar e na coifa da alavanca de câmbio câmbio, feita de couro sintético. Os bancos do Novo Fox Rock in Rio têm também um galão Vermelho “Chilli Peppers”, além de uma rede/bolsa porta objetos na lateral dos bancos dianteiros.
Com base na versão Comfortline, o Volkswagen Novo Fox Rock in Rio é oferecido exclusivamente com o motor 1.6l MSI. Esse propulsor oferece potência máxima de 101 cv (74 kW), com gasolina, e 104 cv (76 kW), com etanol – ambos a 5.250 rpm. O torque máximo é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F).
A lista de itens de série do Novo Fox Rock in Rio é completa, incluindo, entre outros: ar-condicionado, coluna de direção com ajuste de altura e distância, desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores elétricos com função “tilt down” no lado do passageiro, travas e vidros elétricos e sistema de som com leitor de CD, MP3 e entradas USB e auxiliar.
O volante do Novo Fox Rock in Rio, que tem direção elétrica, tem desenho semelhante ao do Golf. Multifuncional, traz os comandos do sistema de som e do “I-System” (computador de bordo), tem revestimento de couro e costura vermelha. O Novo Fox Rock in Rio tem cinco opções de cores disponíveis: as sólidas Branco Cristal, Vermelho Tornado e Preto Ninja; e as tonalidades metálicas Azul Night e Prata Sargas.
Gol Rock in Rio
O Gol Rock in Rio traz em seu exterior detalhes idênticos aos da Saveiro Rock in Rio, como as faixas adesivas, espelhos retrovisores com capa “Chrome Effect” e a nomenclatura alusiva ao evento nos para-lamas dianteiros – além da grade dianteira com formato de colmeia, faixas pretas nas colunas centrais (“B”) e na região da placa traseira.
Em seu interior o Gol Rock in Rio traz soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao festival, detalhes em alusão ao Rock in Rio em vermelho Tornado nas molduras de saídas de ar e na coifa da alavanca de câmbio. Seus bancos, assim como os da Saveiro, possuem revestimento com tecido exclusivo (faixa central em Tear Jacquard Puzzel Cinza), apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas com pespontos simples, além da etiqueta “Rock in Rio” – o logotipo do evento também está no porta-objetos removível.
O Gol Rock in Rio é baseado na versão Comfortline do modelo. Equipado com o motor 1.0l Total Flex de até 76 cv (etanol), o Gol Rock in Rio acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 163 km/h. Entre os itens oferecidos de série para o Gol Rock in Rio estão ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, rodas de 15 polegadas Gobi e pneus 195/55 R15, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, faróis duplos com máscara negra, para-sois iluminados, alto-falantes e alças no teto.
Também estão incluídos sensores de estacionamento (park pilot) traseiro com OPS (Optical Parking System) e tomada de 12V no painel. O volante é multifuncional, revestido de couro, com costura vermelha e inclui os comandos de som e do I-System (com ECO-Comfort), item também oferecido de série.
Saveiro Rock in Rio
Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen Saveiro recebe os pacotes da linha Rock in Rio. O modelo completa a série, que celebra os 30 anos do evento, um dos maiores festivais musicais do mundo. Assim como o Novo Fox e o Gol, também integrantes da série, a Saveiro Rock in Rio traz extensa lista de conteúdo de série e detalhes visuais exclusivos, o que ressalta a sua excelente relação custo-benefício.
Externamente, a Saveiro Rock in Rio se destaca por trazer, nas laterais da carroceria, novas faixas adesivas com as silhuetas de instrumentos musicais. Os espelhos retrovisores possuem capa na cor “Chrome Effect” e trazem integrados os repetidores de luzes de direção. A nomenclatura alusiva ao evento está nos para-lamas dianteiros.
A grade dianteira tem formato de colmeia, há faixas pretas nas colunas centrais (“B”) e na região da placa traseira, além de faróis duplos e lanternas escurecidas. A base é a versão Highline Cabine Dupla, equipada com o motor 1.6l MSI de até 104 cv combinado à transmissão MQ200-5F. Com esse motor, a Saveiro Rock in Rio tem velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos, respectivamente.
Entre os equipamentos de série da versão Rock in Rio estão ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – item exclusivo na categoria. O volante é multifuncional, revestido de couro, com costura vermelha e inclui os comandos de som e do I-System (com ECO-Comfort), item também oferecido de série.
Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Saveiro Rock in Rio oferece a função “tilt down”, presente em modelos como o Novo Golf, por exemplo. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada, com o objetivo de auxiliar em manobras de estacionamento. A Saveiro Rock in Rio traz rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi e pneus 195/55 R15.