sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

VW recebe 1.000 solicitações para Certificado de Clássicos em 48 horas

Números iniciais apontam sucesso da ação no Brasil, segundo país dentro da marca VW a oferecer o documento, que fornece dados originais de produção de veículos com mais de 20 anos.

A Volkswagen do Brasil recebeu mais de 1.000 solicitações para obtenção do Certificado de Veículos Clássicos nas últimas 48 horas. O documento oficial, com número serial único e lançado esta semana pela Volkswagen do Brasil, reconhece e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, e também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca.

- Publicidade -

A ‘Certidão de Nascimento‘ é emitida através do VW Collection para veículos que tenham pelo menos 20 anos. A solicitação pode ser feita de maneira online no site oficial: www.vwcollection.com.br/institucional/certificado-classico-vw/. O site, aliás, recebeu mais de 22 mil acessos desde que foi ao ar, na última terça-feira.

O valor arrecadado com as vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen suportará financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico.

Atualmente, a VW mantém em excelente estado de conservação mais de 100 carros do grupo, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil.

O Certificado VW foi emitido primeiramente para três unidades da Garagem VW: a Kombi ‘Corujinha’ 1960, com pintura saia-e-blusa nas cores Vermelho Calipso e Branco Lótus; o TL 1972, na cor branco-lótus; e o Gol 1300, na cor Vermelho Calipso, e primeiro Gol “placa preta” da história.

- Publicidade -

A Volkswagen Alemanha foi parceira na iniciativa da certificação, sendo utilizada como referência. Através dela, a Volkswagen do Brasil também teve conhecimento do interesse de colecionadores do mundo inteiro aos veículos produzidos localmente, sendo um fator adicional para a decisão da criação do certificado local, que tornou o Brasil a ser o segundo país, dentro da VW, a oferecer esse serviço aos seus clientes.

Tudo foi criado a partir da base de dados de produção da marca no Brasil, que remonta às origens da operação nacional, nos anos 1950. Até o final dos anos 1980, as informações eram registradas em fichas de papel, manuscritas, que passaram por diversas modificações ao longo dos anos.

Esses documentos eram preservados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, que juntos somam cerca de 6,5 milhões de registros. Para fins de preservação, a Volkswagen agora digitalizou esses documentos, o que também viabilizou a criação dos certificados.

Como funciona? Quando o cliente solicita a certidão, a equipe especializada de Desenvolvimento do Produto e de Vendas busca pelas informações de cada veículo em um processo praticamente artesanal. Depois disso, o certificado é emitido e enviado para impressão.

O documento também recebe autógrafo de autenticidade das áreas responsáveis pela preservação destes dados e também da Garagem VW, o Desenvolvimento do Veículo Completo e o Departamento de Imprensa da VWB.

- Publicidade -

Mas como a paixão dos proprietários pelos carros clássicos da Volkswagen é imensa e o interesse pelo certificado tem sido altíssima, o tempo para análise da documentação, bem como o prazo de resposta aos interessados pode ultrapassar o período inicial previsto de dez dias.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança