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FMX e VM são a melhor opção em caminhões vocacionais no Brasil e na América Latina

Reconhecida por oferecer os mais robustos e eficientes caminhões vocacionais em todo o mundo, a Volvo mantém sua posição de liderança nos segmentos de construção, mineração, cana-de-açúcar e florestal com os caminhões FMX e modelos da linha VM.

“O FMX consolida a oferta da Volvo para os segmentos da economia que demandam aplicações envolvendo transporte pesado em condições severas”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

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Junto com o FMX de 13 litros, a Volvo possui o FMX com motor 11 litros, que complementa a linha de veículos oferecida neste segmento. São veículos com alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.

O FMX 8×4 é oferecido pela Volvo para operações em mineração e construção. Já o FMX 6×4 é bastante indicado nas aplicações de cana-de-açúcar, em todo o setor sucroalcooleiro, e ainda na área de construção, juntamente com o VM 6×4. O FMX 8×4 é muito útil em trabalhos em construção e outras obras, além de sites de mineração.

Outra opção que a Volvo oferece é o FMX 8×4 com maior altura do solo, característica que protege os componentes vitais do veículo, como os eixos e partes do motor.

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É o caminhão  com maior capacidade de trafegar em pisos ruins, indicado para operações dos segmentos de mineração e construção.

Projetado para condições extremamente severas, tem uma suspensão traseira mais robusta, preparada para suportar até 50 toneladas.

“A oferta de veículos vocacionais é muito ampla na Volvo”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.

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O VM 6×4, por exemplo, é indicado para construções leves, usando caçambas, e para operações de compactação de resíduos, betoneira e guindastes.

Para cargas indivisíveis, aquelas de peso e volume bastante acima do normalmente transportado, o Volvo ideal é o FH 6×4, ou o 8×4 utilizado com pranchas ou linha de eixos.

“Não tenho dúvida que atualmente temos a melhor oferta de veículos vocacionais do Brasil”, declara Fedalto. “A Volvo tem uma solução completa para transporte dentro e fora de estrada e uma vasta experiência em atender as necessidades dos transportadores”, complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

Tração integral – A Volvo possui ainda os caminhões FMX com tração integral para atender demandas específicas do mercado. O FMX pode sair de fábrica com configurações de eixos 6×6 e 4×4. “São caminhões que podem transitar melhor em terrenos irregulares em virtude de sua maior capacidade de tração”, diz Menoncin.

Na configuração 6×6 cavalo mecânico, pode ser utilizado com vários tipos de implemento para uma série de aplicações específicas, como veículo-bombeiro ou de resgate, para ser operado em aeroportos e até no segmento florestal, pois é um caminhão bastante robusto, que pode vencer rampas e topografias ruins com facilidade.

“É uma configuração que o torna muito versátil”, destaca Fedalto. Nesta configuração de eixos, o Volvo FMX pode sair de fábrica com motorização que vai de 370cv a 540cv de potência.

Ele também pode sair como um veículo rígido, que pode ser acoplado a um reboque, dependendo das necessidades do transportador.

A Volvo ainda está oferecendo o FMX com configuração de eixos 4×4 rígido, destinado para aplicações especiais, como resgate ou bombeiro, por exemplo.

É muito robusto e pode ser utilizado em operações mais severas. “Na versão 4×4, o FMX pode sair de fábrica equipado com um motor de 370cv, ou de 380cv”, destaca Menoncin.

VM 8×2 e 8×4 – A oferta da linha VM complementa o transporte principal do FMX, em aplicações com caçamba, tanque para molhar estrada, ou caminhão-bombeiro, fazendo o trabalho de infraestrutura.

São caminhões 6×2, 8×2 e 8×4, além dos modelos 4×2 e 6×2. “Os VMs de quatro eixos são uma excelente opção para trajetos variados. São caminhões versáteis e muito adequados às atuais necessidades de aumento de capacidade transportada”, diz Menoncin.

“Estamos constantemente desenvolvendo novos produtos que possam agregar mais valor para o transportador. Os veículos com quatro eixos garantem um rendimento energético melhor e maior rentabilidade ao transportador”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM.

Para completar a solução da Volvo, a rede de concessionários da marca está preparada para atender os transportadores em todo o País.

A Volvo oferece programas de manutenção, que podem fazer desde a manutenção preventiva, até a manutenção total da frota. Aliado a isso está a Volvo Financial Services, que oferece uma série de soluções financeiras para auxiliar o transportador.

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