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Avaliamos na Alemanha o Mercedes-Benz GLA 250 4Matic

O Mecânica Online® atendendo convite da Bosch foi até a Alemanha e aproveitou a oportunidade para testar alguns modelos, entre eles solicitamos da Mercedes-Benz o GLA 250 4Matic. No trajeto de Frankfurt até a cidade de Munique, entramos em Stuttgart para receber o modelo para nossa avaliação.

O GLA foi o primeiro Mercedes-Benz no crescente segmento dos SUVs compactos, sendo altamente manobrável na cidade (comprimento x largura x altura = 4.417 x 1.804 x 1.494 mm), ágil nas trilhas e estradas de terra e dinâmico e eficiente na estrada (Cd = 0,29).

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O modelo também é o primeiro SUV da Mercedes-Benz disponível opcionalmente com o sistema de tração integral permanente 4MATIC de última geração, presente em nossa versão de avaliação, que resulta na distribuição de torque totalmente variável.

O GLA completa o amplo portfólio de utilitários esportivos da Mercedes-Benz. Com cinco séries de modelos (GLA, GLK, ML, GL e G), a empresa oferece a maior gama entre os fabricantes premium europeus e atende a todas as necessidades individuais de mobilidade de seus clientes.

Ao mesmo tempo, a Classe GLA é a quarta de um total de cinco novos modelos compactos da Mercedes-Benz.

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Como um companheiro para o dia a dia, o GLA tem um interior flexível e variável. O encosto do banco traseiro não apenas pode ser dobrado completamente, mas também ser ajustado no ângulo desejado.  O generoso compartimento de bagagem (421 a 836 litros) pode ser carregado sem dificuldade graças á soleira baixa e à larga porta de acesso que, opcionalmente, pode ter abertura automática.

A estrutura da carroceria, especialmente rígida, oferece uma base confiável para uma grande variedade de aplicações. A gama de potências dos motores a gasolina 1,6 e 2,0 litros vai de 115 kW (156 cv) no GLA 200 a 155 kW (211 cv) no GLA 250.

Há também duas opções diesel:  GLA 200 CDI que desenvolve 100 kW (136 cv) e torque máximo de 300 Nm e tem 2,2 litros de cilindrada.  Ele emite apenas 114 gramas de CO2 por quilômetro.  Da mesma forma, o GLA 220 CDI tem 2,2 litros e gera 125 kW (170 cv) e 350 Nm.

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Olhares alemães – Clara sensualidade como forma de expressão de luxo e modernidade – este foi o foco dos designers e é a filosofia de design da Mercedes-Benz. O objetivo foi criar contornos definidos e superfície suaves que deixem claro a alta tecnologia e transpareçam apelo emocional.

A sensualidade se reflete nos valores centrais do design – Tradição, Emoção e Evolução.  Essas são as estrelas-guia, que tem seu peso específico individual ressaltado de forma diferente, dependendo do modelo.

Acostumado com os olhares quando estamos avaliando um veículo, normalmente, novidade no mercado, a situação comum no Brasil também aconteceu nas estradas alemães com o GLA 250. O teto baixo, a carroceria elevada e as grandes caixas de rodas dão ao GLA um forte apelo visual.

A dianteira vertical, proeminente e autoconfiante, com a estrela ao centro, dá ao GLA uma impressão de superioridade e força.  O capô é estruturado com relevos esportivos e a grade com dupla lâmina reforça a largura do veículo.

A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis e pelas luzes de uso diurno em LEDs.  Esta característica icônica do design da Mercedes-Benz foi reforçada pelo uso de fibras óticas trifuncionais e cria a assinatura luminosa exclusiva do veículo.

O para-choques dianteiro traz grades com padrão diamante à frente das aberturas de entrada de ar.  Os faróis de neblina opcionais são integrados ao para-choques dianteiro. Uma simulada proteção inferior e os reforços cinza escuro contrastantes em todo o veículo reforçam as características off-road do GLA.  Esses reforços começam bem baixo no para-choques dianteiro e protegem contra o impacto de pedras.

Seguindo a filosofia de design da marca, a “linha descendente” na lateral nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira.  O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C.

O contorno da curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral criam um jogo de linhas que dá ao carro um dinamismo fluido e uma sutil dose de dramaticidade.  A armadura lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choques traseiro.

O painel lateral tem depressões na forma dos dentes de uma escavadeira para acentuar o caráter fora de estrada.  Frisos no teto completam o visual lateral e, opcionalmente, é oferecido o rack de teto com trilhos em alumínio de alto brilho ou preto brilhante.  O GLA pode ser também equipado, conforme o pedido, com rodas de até 19 polegadas.

Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas traseiras divididas, elas ressaltam a largura da parte posterior do carro.

Esta impressão é aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva posicionada entre as lanternas.

Graças à divisão das lanternas traseiras, a abertura de carga é bastante larga.  O grande e funcional defletor aerodinâmico no teto é outro elemento visualmente atrativo.  Ele compartilha a estrutura do reforço posterior do teto e acomoda a terceira luz do freio.

Na área do reforço do para-choques traseiro há outros elementos típicos dos SUVs, como a proteção externa extremamente robusta da soleira do porta-malas, disponível em preto com alto brilho, prata fosco ou prata escurecido.

Design interior atraente, qualidade e o mais importante: funcional – O lugar mais importante na minha percepção em um automóvel é o seu interior. É nesse lugar que está o motorista e por mais bonito que seja o carro de forma externa, é nesse espaço que conhecemos o carro de verdade, para quem ele foi desenvolvido.

E não há dúvidas da alta percepção de qualidade obtida pelos contornos, seleção e combinações de materiais de alta classe.

Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando numa aparência metálica com “toque descolado”. A impressão é de um detalhamento perfeito.

A ênfase acentuada nas linhas horizontais, o design dinâmico e as características altamente atraentes do design são outros atributos de alta qualidade presentes.

O mesmo se aplica à grande precisão nas junções e às dimensões das folgas.

O painel tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato.  Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito luminoso.

O acabamento, na forma de uma membrana inovadora, de alumínio ou madeira, dá um toque moderno ao interior.  O acabamento acetinado da madeira é um reforço adicional à modernidade, tornando a superfície especialmente agradável ao toque.

Cinco aberturas de ventilação redondas são integradas ao painel.  Exclusividade do GLA, são oferecidos opcionalmente aros de acabamento para essas aberturas, cujo visual SUV remete à proteção inferior e aos reforços na lateral da carroceria.

Os aros podem ser opcionalmente galvanizados.  A direção do fluxo do ar pode ser regulada por insertos em forma de borboleta que opcionalmente também podem ser galvanizados em prata escurecida.

O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em preto-piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.

A grande oferta de materiais de estofamento (couro, tecido ou combinação de ambos) e jogos de cores permite uma grande amplitude de personalização.  Bancos esportivos com apoios de cabeça integrados estão disponíveis como opcionais.

A alta qualidade dos assentos esportivos é ressaltada pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça.

Na parte posterior dos bancos dianteiros, esta abertura é emoldurada por um friso em prata escurecida e pode ser iluminada, opcionalmente.

Além dos pacotes de equipamento Style, Urban, AMG e Exclusive, é oferecido o pacote SUV Style, que reforça ainda mais o caráter off-road do GLA. O destaque desta opção é a costura contrastante estilo “mocassim” no contorno externo dos bancos.

Posicionados numa área galvanizada, os controles elétricos de ajustamento de posição dos bancos com memória, opcionais, são dispostos nos painéis interiores das portas, no estilo típico da Mercedes – posicionamento único no segmento.

Os painéis de revestimento das portas, da mesma forma, tem qualidade extremamente alta.  As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta.  Combinando com os pacotes de equipamento, os apoios de braços das portas têm um friso cromado de alta qualidade e, opcionalmente, iluminação ambiente.

Design diferenciado nas estradas alemães – Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se torna líder em sua categoria pela eficiência aerodinâmica.  O índice Cd do modelo é 0,29. Com 0,66 m², o resultado da operação Cd x A, que afeta de forma decisiva o consumo a partir dos 60 km/h também é um valor diferenciado.

As boas características do fluxo de ar, que são um importante fator para o baixo consumo de combustível do veículo em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica.

Elas incluem o baixo relevo da coluna A, com uma geometria adequada, e as carenagens aerodinamicamente desenvolvidas dos espelhos externos.  A traseira também tem linhas aerodinâmicas.  Ali, os recursos incluem a borda do defletor do teto e as lanternas traseiras com formas aerodinâmicas.

Defletores traseiros laterais asseguram que o fluxo de ar seja dividido para melhor eficiência aerodinâmica.  Vedação no para-choques dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) e persianas para regulagem do fluxo de ar de refrigeração no radiador complementam as medidas de otimização da aerodinâmica.

A cobertura extensiva da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido seguido por um difusor facilitam o fluxo de ar sob o carro.

Numerosas medidas também foram tomadas para reduzir o ruído do vento no GLA.  Elas incluem, por exemplo, a vedação das portas em vários níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do porta-malas e o teto e vedações laterais na abertura de carga.

Molduras das janelas extra rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações.  O ruído externo também foi minimizado pelo baixo relevo da coluna A e pelos espelhos exteriores conectados à carroceria por uma haste.

Mecânica Online – O GLA pode ser movimentado com consumo de apenas 4,3 litros de combustível por 100 quilômetros, estabelecendo novos padrões para sua categoria.

Modernos motores turbinados com quatro cilindros e injeção direta, assim como a função ECO start/stop de série, levam a uma eficiência superior.

A gama de potências dos motores a gasolina 1,6 e 2,0 litros vai de 115 kW (156 cv) no GLA 200 a 155 kW (211 cv) no GLA 250. O GLA 250 4MATIC vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos, ressaltando as características de liderança dinâmica da Classe GLA.  Sua velocidade máxima é 235 km/h e o consumo combinado é de apenas 7,1 l/100 km – 151 g de CO2 / km.

A performance do GLA 250 4MATIC avaliado foi fantástica. O ganho de velocidade sempre foi muito rápido nas excelentes estradas alemães. Desenvoltura nas retomadas e segurança na condução. Nos trechos com velocidade liberada, alcançar a marca dos 200 km/h era rápido e fácil. Carro leve, na mão.

Todos os motores dispõe de função ECO start/stop de série. Os motores são combinados a uma transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem (de série no GLA 250, GLA 220 CDI e nos modelos 4MATIC), que unem conforto e esportividade.

O conjunto motor e transmissão foram perfeitos e o desempenho do GLA 250 4Matic surpreendeu muito positivamente. Ganho de velocidade continuo e segurança na condução.

Características dos modelos:

Modelo GLA 200 GLA 250/
GLA 250 4MATIC
GLA 200 CDI/
GLA 200 CDI 4MATIC
GLA 220 CDI/
GLA 220 CDI 4MATIC
Número de cilindros/configuração 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada cm³ 1595 1991 2143 2143
Potência (kW/cv a rpm) 115/156 a 5300 155/211 a 5500 100/136 a 3600-4000 125/170 a 3600-4000
Torque (Nm a rpm) 250 a 1250-4000 350 a 1200-4000 300 a
1400-4000
350 a
1600-3200

Suspensão: diversão garantida – O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos.  Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão.

Isto permite que as movimentações longitudinal e lateral sejam virtualmente independentes entre si. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.  Em nossa versão avaliada com o sistema de tração 4MATIC, o suporte do eixo traseiro é isolado com buchas de borracha para maior conforto de rodagem.

Comparada com sistemas convencionais, a direção eletromecânica oferece melhor sensibilidade ao motorista e dá uma importante contribuição à eficiência geral do veículo, já que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado.

Ela também permite a existência de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP. Elas incluem contraesterço quando o veículo sai de traseira, correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

O GLA tem uma carroceria extremamente rígida que constitui uma base para características de estabilidade estáveis e seguras na estrada e fora dela, assim como elevado nível de conforto quanto a ruídos, vibrações e aspereza.  Isto inclui, por exemplo, reforços adicionais nas colunas B, nos suportes dos amortecedores dianteiros, elementos laterais e assoalho.

Sistema 4MATIC – O Mercedes-Benz GLA é oferecido opcionalmente com uma nova geração do sistema 4MATIC de tração integral permanente com distribuição de torque totalmente variável, presente em nossa versão de avaliação. Este sistema de tração integral se destaca pela alta reserva de tração e pela agilidade superior combinadas com segurança de direção superlativa e eficiência energética.

Os componentes mais inovadores do novo sistema 4MATIC incluem a saída de força para o eixo traseiro integrada à transmissão automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e as engrenagens do eixo traseiro com embreagem multidiscos controlada por um sistema eletro-hidráulico.

Esta configuração permite a transmissão totalmente variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Entre os benefícios adicionais deste design estão o menor peso do sistema, comparado aos concorrentes, e alta eficiência.

Funções off-road – Os modelos com 4MATIC são equipados de série com DSR (Downhill Speed Regulation – regulador de velocidade em descida) e modo de transmissão off-road.

O DSR é ativado por um botão no console central e ajuda o condutor em trechos de descida acentuados mantendo uma velocidade constante selecionada, dentro dos limites físicos, no trecho a ser transposto.  Isto é feito com o auxílio dos sistemas de controle do motor e da transmissão e com intervenções ocasionais dos freios.

Quando o modo de transmissão off-road é selecionado através do botão de controle, os pontos de trocas de marchas e as características do acelerador são alterados para atender às necessidades geradas por terrenos irregulares leves e onde existam superfícies soltas ou escorregadias.

Em combinação com o sistema Audio 20 CD (de série) e COMAND Online (opcional), a tela também pode ser modificada para um display off-road.  Ele exibe o ângulo de esterço, modo de transmissão selecionado e uma bússola. Além disso, mostra o ângulo de inclinação lateral, o índice de inclinação longitudinal em percentagem e a ativação do sistema Downhill Speed Regulation DSR.

Sistemas de assistência avançados – Numerosos sistemas de assistência dão apoio ao motorista no GLA e reduzem a necessidade de esforço.

O equipamento de série do SUV inclui o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) e o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões) baseado em radar com Brake Assist (assistência de frenagem) adaptativo, que agora ajudam a proteger o carro contra colisões a partir de apenas 7 km/h de velocidade.

Este equipamento se junta ao DISTRONIC PLUS (opcional) para formar o COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS.  Ele incorpora uma função adicional: quando o risco de colisão persiste e o motorista não reage, o sistema pode frear sozinho em velocidades até 200 km/h, reduzindo assim a severidade das colisões com veículos mais lentos ou parados.  O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 30 km/ e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 20 km/h.

Sistemas da assistência já bem conhecidos, como o pacote Lane Tracking (seguidor de faixa de rolamento) com Blind Spot Assist (assistente de ponto cego) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) ou Adaptive Highbeam Assist (assistente adaptativo de farol alto) também são oferecidos para o GLA. O Active Parking Assist (assistente de estacionamento ativo), opcional, permite estacionar automaticamente em vagas paralelas ou transversais.

Sistemas multimídia – A última geração multimídia lançada no GLA traz novas funções, aplicativos adicionais e um grafismo colorido modificado. O conceito Digital Drive Style da Daimler, que juntamente com o “Drive Kit Plus for the iPhone” permite integração contínua do iPhone com o veículo, foi ampliado.

Os destaques incluem controle por voz Siri e compartilhamento de localização em tempo real Glympse. O sistema Glympse permite que o usuário compartilhe sua localização momentânea com pessoas selecionadas. Funções adicionais incluem Facebook, Twitter, rádio via internet, rádio personalizado AUPEO! e o avançado sistema de navegação Garmin com informações de trânsito em tempo real via internet, uma função de busca online POI incluindo Street View e mapa tridimensional.

O sistema multimídia COMAND Online também foi ampliado. A nova geração oferece melhor display para mapas fotorrealístico e um perfil Bluetooth adicional (para possibilitar acesso à internet através do iPhone, por exemplo), exibição de imagens nos formatos bmp e png e transferência de dados de trânsito em tempo real via LIVE TRAFFIC.

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