sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Cuidados com o carro no verão

O verão é a época perfeita para viajar pelo Brasil. Com uma extensa faixa litorânea e cidades no interior com cachoeiras, lagos e rios, propícios para esportes radicais ou outras atividades mais relaxantes, como a pesca ou um simples mergulho. No entanto, enquanto você está aproveitando as altas temperaturas em destinos com um visual fantástico, o seu carro precisa de uma atenção especial.

- Publicidade -

No campo, no litoral ou na cidade, o verão traz condições adversas para o seu veículo, que podem diminuir a sua eficiência em médio ou longo prazo. Veja algumas dicas para evitar que isso aconteça e fazer com que a estação do ano mais quente do ano seja boa para todos!

Revisão antes de viajar – Se você planeja pegar a estrada, não se esqueça de fazer uma revisão completa com um mecânico de confiança. Entre os itens a serem verificados, está o óleo, a temperatura do motor, o balanceamento e também a calibragem dos pneus – que deve ser realizada frequentemente com eles ainda frios e de acordo com o manual do proprietário.

Se os seus pneus estiverem carecas, adquira novos modelos, que garantirão a sua segurança em quaisquer terrenos, além de evitar que você receba multas. Caso o seu destino seja uma praia, faça uma lavagem completa do veículo assim que voltar.

Se levar o seu carro a um lava-rápido, avise que acabou de voltar do litoral, pois a maresia pode causar alguns danos às estruturas de metal caso o carro não for limpo corretamente.

- Publicidade -

Limpe o ar-condicionado – Um dos itens que são usados com mais frequência durante a estação é o ar-condicionado. Sua limpeza deve ser feita com muito cuidado durante o verão, pois, além de prejudicar a eficiência do veículo ao estar sujo, ele pode ser o desencadeador de crises respiratórias. Porém, isso pode ser facilmente resolvido com uma correta higienização.

Proteja a pintura – O sol pode causar algumas manchas na pintura, mas isso também pode ser facilmente evitado com a aplicação de uma película protetora no carro. O melhor é que ela também pode protegê-lo contra fezes de pássaros e riscos causados por pedras e outros materiais que possam atingir o carro nas estradas ou nas ruas da cidade.

Transmissão automática – As altas temperaturas da época também causam o superaquecimento da transmissão automática. Para evitar isso, basta ficar atento ao nível do fluido de transmissão e verificar se ele está vermelho ou translúcido – se ele estiver escuro, pode ser um sinal de que seu carro precisa de um reparo. Peça para o seu mecânico verificar, e você poderá aproveitar a estação com muito mais tranquilidade!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança