sábado, 2 março , 2024
28 C
Recife

Empresa finlandesa vence o Swedish Steel Prize 2015

A vencedora do Swedish Steel Prize internacional deste ano é a Ponsse da Finlândia. O prêmio foi concedido para a nova geração de colheitadeiras florestais da empresa, a Scorpion. A Ponsse desenvolveu um design revolucionário com aço de alta resistência que melhora tanto o desempenho quanto o conforto.

“A Ponsse não só melhorou significantemente a ergonomia do operador como também aprimorou a funcionalidade e segurança e aumentou a produtividade com seu novo design”, diz Gregoire Parenty presidente do júri e vice-presidente executivo e diretor de desenvolvimento de mercado da SSAB.

Durante décadas, as colheitadeiras florestais permaneceram praticamente as mesmas. Elas têm designs tradicionais que focam na função e não na operação. A empresa finlandesa Ponsse decidiu que, ao construir uma nova colheitadeira com o operador em mente e foco na ergonomia, eles poderiam melhorar tanto o desempenho quanto o conforto.

A Ponsse Scorpion conta com uma lança de guindaste simétrica, possibilitando que o operador fique sentado no centro de todos os movimentos. Proporciona ao operador total visibilidade e possibilita um ambiente de trabalho confortável e eficiente.

Ao utilizar o aço de alta resistência Strenx 700 MC Plus nos braços do guindaste, Strenx 700 no chassi e Hardox 450 nas cabeças de corte, a Scorpion tem um peso total reduzido que ajuda na capacidade de manobra em terrenos acidentados.

O peso reduzido permite a adição de mais rolamentos, o que dá ao Scorpion sua estabilidade única. Além disso, o consumo de combustível foi reduzido e os movimentos da lança são mais rápidos.

O Swedish Steel Prize foi oferecido pela 17a vez, junto com um evento de três dias, no qual 700 participantes de todo o mundo se reuniram para compartilhar as mais recentes descobertas sobre o aço de alta resistência.

Os outros finalistas – Fácil System do Brasil, Milotek da África do Sul, e Terex Cranes da Alemanha – ficaram com a segunda, terceira e quarta colocação, respectivamente, no Swedish Steel Prize 2015.

O Swedish Steel Prize foi estabelecido pela SSAB em 1999, visando inspirar e disseminar o conhecimento sobre aço de alta resistência e como ele pode ser usado para desenvolver produtos mais fortes, mais leves e mais sustentáveis.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn