sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Ford é a primeira a testar veículos autônomos na cidade experimental da Universidade de Michigan

A Ford é a primeira fabricante a testar veículos autônomos na cidade experimental construída pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Conhecida como Mcity, ela faz parte do Centro de Transformação da Mobilidade da universidade e tem cerca de 130 mil metros quadrados, reproduzindo com realismo os diversos tipos de situações encontradas numa cidade, como mostra o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Eurbzbp8VdY.

- Publicidade -

“A Mcity oferece um ambiente urbano desafiador e ao mesmo tempo seguro para testar e aprimorar, continuamente, as novas tecnologias da nossa frota de veículos autônomos”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “É um passo importante para melhorar a mobilidade e a vida de milhões de pessoas”.

A Ford testa veículos autônomos há mais de 10 anos e agora está usando a Mcity para acelerar a pesquisa de tecnologias avançadas de sensores. Seu veículo autônomo de pesquisa, um Ford Fusion Hybrid, combina tecnologias atuais de assistência ao motorista – como câmeras dianteiras, radares e sensores ultrassônicos – e quatro sensores LiDAR que geram um mapa 3D em tempo real do ambiente ao redor do veículo.

Testes realistas – Inaugurada em julho, a Mcity reproduz situações reais de trânsito do ambiente urbano – como atravessar um farol vermelho – que não podem ser testadas em vias públicas. Ela tem semáforos, faixas de pedestres, pistas demarcadas, guias, ciclovias, árvores, hidrantes, calçadas, placas de trânsito e até barreiras de obras. Conta também com diversos tipos de piso, como concreto, asfalto, pedra e terra, além de rampas, rotatórias e túneis onde o Fusion Hybrid autônomo é testado.

“A Mcity nos dá um ganho de escala. Cada quilômetro rodado lá pode representar 10, 100 ou 1.000 km em estradas para podermos avaliar as ocorrências e situações difíceis”, diz Ryan Eustice, professor e pesquisador da Universidade de Michigan.

- Publicidade -

Liderança em tecnologia – A Ford apresentou o protótipo do Fusion Hybrid autônomo em 2013, junto com a Universidade de Michigan e a State Farm Insurance, para desenvolver os sistemas de sensores da sua nova geração de veículos. Este ano a pesquisa entrou em uma nova fase, de engenharia avançada, em que a equipe trabalha para viabilizar a produção de sensores e sistemas computacionais, além de continuar a refinar os algoritmos.

A Ford já oferece várias tecnologias semiautônomas e de assistência ao motorista em veículos como o Fusion e o Focus. Além da Mcity, a frota de veículos autônomos da Ford está sendo testada em vias públicas e nos campos de prova da marca.

“Temos a satisfação de anunciar a Ford como primeira fabricante a usar a Mcity para testes de veículos autônomos”, diz Peter Sweatman, diretor do Centro de Transformação da Mobilidade. “A Mcity oferece um ambiente de teste único e real para ajudar a Ford a acelerar o desenvolvimento da sua tecnologia autônoma, estreitando a colaboração com a Universidade de Michigan”.

Os veículos autônomos fazem parte do Ford Smart Mobility, plano da empresa para inovar o conceito de mobilidade e melhorar a vida das pessoas, superando os desafios de transporte do mundo como Henry Ford fez há 112 anos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais