quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Investimento no pneu certo aumenta a produtividade e reduz os custos operacionais na agricultura

Atualmente, todos os agricultores se deparam com um desafio em comum: maximizar sua produtividade e reduzir os custos operacionais. Para isso, a busca pela melhoria nas performances das máquinas agrícolas é, cada vez mais, acirrada. Nesse contexto, há um elemento fundamental que poucos percebem, mas que pode fazer muita diferença: os tipos de pneus agrícolas.

- Publicidade -

Com o intuito de apresentar as inovações para o segmento de pneus agrícolas, a Precisão Máquinas realizou, no Município de Arapongas – PR, uma demonstração técnica evidenciando o desempenho dos pneus agrícolas de diferentes tecnologias.

Durante a demonstração, que contou com a presença de mais de 100 agricultores da região, foi utilizado um trator de 180HP com um escarificador de 4,2m de largura com as hastes a 25 cm de profundidade, para o preparo de solo em uma área de 200 metros de comprimento.

Primeiramente, o trator trabalhou com os pneus originais 24,5 – 32 no eixo traseiro e pneus 18,4-26 no eixo dianteiro, ambos de construção diagonal.  Posteriormente, foram montados no mesmo trator, pneus agrícolas com tecnologias MICHELIN Ultraflex de dimensões VF 710/60 R38 no eixo traseiro e VF 600/60 R30 no eixo dianteiro.

O trator trabalhou em regime de 2.000 RPM nas duas passagens realizadas e por meio de equipamentos de precisão, como GPS e sistema de medição de consumo de combustível, constatou-se uma redução no consumo de combustível de 31% por hectare trabalhado.


Os pneus agrícolas com tecnologias Michelin Ultraflex, por permitirem a rodagem com menor pressão, proporciona uma maior área de contato com o solo e consequentemente um menor índice de patinagem. Ficou comprovado que o trator alcançou uma melhor velocidade de trabalho, o que resultou em uma melhor a produtividade da máquina em hectare/hora de 18,2%.A demonstração mostra que, mesmo diante do investimento na mudança de aros dos rodados, os pneus agrícolas de tecnologias MICHELIN Ultraflex contribuem para a melhor performance das máquinas e consequente economia para o produtor em curto prazo.

- Publicidade -

“Além da economia no consumo de combustível e o ganho de tempo de trabalho, os pneus com tecnologia MICHELIN Ultraflex também proporcionam menor compactação do solo, o que contribui ainda mais para a melhor produtividade do agricultor”, explica Christian Mendonça, Diretor de Comércio e Marketing de Pneus Agrícolas da Michelin América do Sul.

Com o mesmo trator, em condições idênticas de carga, foi comprovada uma redução de penetração no solo de 17% dos pneus com tecnologia MICHELIN Ultraflex, comparativamente aos pneus diagonais.

Esse resultado diminui consideravelmente a compactação do solo, o que se traduz em um maior rendimento agrícola por hectare.

Estudos realizados por entidades independentes ainda comprovaram que, com a utilização da tecnologia MICHELIN Ultraflex, ocorreu um aumento de 4% na produtividade de uma lavoura quando comparado, nas mesmas condições, ao uso de pneus radiais Standards.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais