terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz apresenta o Vito que vem para ficar no Brasil

Nesta quinta-feira, a Mercedes-Benz apresentou seu mais novo filho, que ganhou o nome de Vito. Ele  já faz sucesso na Europa e promete fazer o mesmo aqui pelo Brasil. O Vito será produzido na Argentina e comercializado em todo território Sul-americano.

Um conceito diferente pela marca que une a qualidade e conforto dos seus carros com a força e durabilidade dos seus caminhões, foi dessa maneira que o Vito surgiu. Mesmo sendo um Furgão ou Van, o Vito se enquadra na categoria de veículos leves e pode ser conduzido por motoristas de categoria B, essa sem dúvida foi a grande sacada da Mercedes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para essa linha, o Vito promete agradar em cheio a área de serviços com o seu furgão a diesel, que na cabine possui um bom conforto e ao todo uma grande capacidade de carga. Já linha Van possui um ótimo conforto e será perfeito para as empresas que usam como transporte de pessoas.

Por ser bem menor em relação as outras Vans, como a própria Sprinter da Mercedes,  o Vito ganha muita vantagem no trânsito das grandes cidades, por sua maior agilidade. Outro ponto bem destacado pela Mercedes foi a segurança.

Vito é referência em segurança – Quando o tema é segurança, o Vito se destaca no segmento de veículos comerciais leves. Ao dirigir ou manobrar, o motorista tem à disposição sofisticados recursos tecnológicos que fazem a direção ainda mais segura e confortável. Os sistemas de assistência para a condução do modelo garantem maior produtividade e rentabilidade para os clientes.

- Publicidade -

O amplo pacote de itens de avançada tecnologia do Vito inclui, de série:

Attention Assist (Assistente de monitoramento de cansaço) – Analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro.

Hill Start Assist (Assistente de partida em rampa) – O sistema mantém o veículo freado nas partidas em terrenos inclinados, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Crosswind Assist (Assistente de vento lateral) – Por meio do acionamento unilateral dos freios, ameniza o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória com maior segurança. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.

Segurança ativa e passiva – O Vito chega ao mercado brasileiro posicionando-se como referência em segurança ativa. Ele conta com a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz notavelmente as chances de ocorrência de derrapagem, colisão e capotamento do veículo.

Além dos assistentes de condução já citados, o programa ESP Adaptativo 9.1i® também contém outros sistemas já amplamente conhecidos:

  • ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) – Evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.
  • ASR (Sistema de Controle de Tração) – Evita que as rodas patinem.
  • BAS (Servofreio de Emergência) – Reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem.
  • EBV (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem) – Ajusta a força de frenagem do veiculo em situações críticas.

A fim de evitar colisões traseiras, luzes de freio adaptativas entram em ação. Elas sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás, podendo assim melhorar seu tempo de reação.

Em termos de segurança passiva, o novo comercial leve da Mercedes-Benz também é exemplar. Se um acidente é inevitável, o Vito proporciona a proteção do condutor e dos passageiros graças à grande resistência de sua estrutura, devido aos seguintes recursos:

  • Airbag para o motorista e os acompanhantes.
  • Cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça ajustáveis em altura em todos os bancos, além de permitir a montagem de cadeiras de criança com fixações ISOFIX em até 4 assentos nas vans.
  • Estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, na dianteira e traseira, que absorvem parte das forças de impacto, protegendo os passageiros no interior do Vito.
  • Estrutura monobloco, que transmite as forças resultantes da colisão por meio de suas vigas, garantindo menor deformação do veículo em caso de acidente.
  • Célula de sobrevivência fabricada com ligas de aço de grande resistência, o que contribui com sua elevada rigidez à torsão.

Excelentes capacidades, tanto no furgão, quanto na van

Furgão Vito 111 CDI – equipado com motor turbo diesel, disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço do compartimento para transporte de mercadorias, que é revestido com piso naval e nas laterais, oferece conforto e praticidade para o motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.

Van Vito Tourer 119 – equipado com motor turbo flex, em duas versões:

  • “Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.
  • “Luxo 7+1” – Transporta com muito conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, para-choque na cor do veículo e rodas de liga leve.

Versatilidade para múltiplas aplicações – O furgão Vito 111 CDI é especialmente indicado para as empresas de transporte, transportadores autônomos e empreendedores. Ele chega ao segmento de comerciais leves podendo ser utilizado para inúmeras atividades e serviços, como cargas fracionadas, cargas refrigeradas, paletes, unidades móveis, entregas de e-commerce, eventos, profissionais liberais, entre outros.

Por sua vez, a van Vito Tourer 119 atende a diversas demandas de transporte como transfers, executivo, turismo e limusine, além do uso particular. No compartimento de passageiros, os seis bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade em sua utilização e pode aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Ambas as versões podem ser dirigidas por motoristas com carteira de habilitação da categoria “B”, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso do veículo, com o aumento da rentabilidade do transportador.

Mecânica Online – O furgão Vito 111 CDI sai de fábrica com o compacto e eficiente motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 RPM, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 RPM. Este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.

Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 RPM, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 RPM.

Os dois motores do Vito atendem plenamente à norma PROCONVE L6 de emissões veiculares (legislação que regulamenta os veículos da categoria de vans médias).

Os preços da Vito variam de R$ 104,000 mil para a linha do Furgão até R$ 139,990 para a linha Van Luxo.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil