segunda-feira, 6 maio , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz apresenta o Vito que vem para ficar no Brasil

Nesta quinta-feira, a Mercedes-Benz apresentou seu mais novo filho, que ganhou o nome de Vito. Ele  já faz sucesso na Europa e promete fazer o mesmo aqui pelo Brasil. O Vito será produzido na Argentina e comercializado em todo território Sul-americano.

- Publicidade -

Um conceito diferente pela marca que une a qualidade e conforto dos seus carros com a força e durabilidade dos seus caminhões, foi dessa maneira que o Vito surgiu. Mesmo sendo um Furgão ou Van, o Vito se enquadra na categoria de veículos leves e pode ser conduzido por motoristas de categoria B, essa sem dúvida foi a grande sacada da Mercedes.

Para essa linha, o Vito promete agradar em cheio a área de serviços com o seu furgão a diesel, que na cabine possui um bom conforto e ao todo uma grande capacidade de carga. Já linha Van possui um ótimo conforto e será perfeito para as empresas que usam como transporte de pessoas.

Por ser bem menor em relação as outras Vans, como a própria Sprinter da Mercedes,  o Vito ganha muita vantagem no trânsito das grandes cidades, por sua maior agilidade. Outro ponto bem destacado pela Mercedes foi a segurança.

Vito é referência em segurança – Quando o tema é segurança, o Vito se destaca no segmento de veículos comerciais leves. Ao dirigir ou manobrar, o motorista tem à disposição sofisticados recursos tecnológicos que fazem a direção ainda mais segura e confortável. Os sistemas de assistência para a condução do modelo garantem maior produtividade e rentabilidade para os clientes.

- Publicidade -

O amplo pacote de itens de avançada tecnologia do Vito inclui, de série:

Attention Assist (Assistente de monitoramento de cansaço) – Analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro.

Hill Start Assist (Assistente de partida em rampa) – O sistema mantém o veículo freado nas partidas em terrenos inclinados, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.

Crosswind Assist (Assistente de vento lateral) – Por meio do acionamento unilateral dos freios, ameniza o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória com maior segurança. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.

Segurança ativa e passiva – O Vito chega ao mercado brasileiro posicionando-se como referência em segurança ativa. Ele conta com a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz notavelmente as chances de ocorrência de derrapagem, colisão e capotamento do veículo.

- Publicidade -

Além dos assistentes de condução já citados, o programa ESP Adaptativo 9.1i® também contém outros sistemas já amplamente conhecidos:

  • ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) – Evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.
  • ASR (Sistema de Controle de Tração) – Evita que as rodas patinem.
  • BAS (Servofreio de Emergência) – Reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem.
  • EBV (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem) – Ajusta a força de frenagem do veiculo em situações críticas.

A fim de evitar colisões traseiras, luzes de freio adaptativas entram em ação. Elas sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás, podendo assim melhorar seu tempo de reação.

Em termos de segurança passiva, o novo comercial leve da Mercedes-Benz também é exemplar. Se um acidente é inevitável, o Vito proporciona a proteção do condutor e dos passageiros graças à grande resistência de sua estrutura, devido aos seguintes recursos:

  • Airbag para o motorista e os acompanhantes.
  • Cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça ajustáveis em altura em todos os bancos, além de permitir a montagem de cadeiras de criança com fixações ISOFIX em até 4 assentos nas vans.
  • Estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, na dianteira e traseira, que absorvem parte das forças de impacto, protegendo os passageiros no interior do Vito.
  • Estrutura monobloco, que transmite as forças resultantes da colisão por meio de suas vigas, garantindo menor deformação do veículo em caso de acidente.
  • Célula de sobrevivência fabricada com ligas de aço de grande resistência, o que contribui com sua elevada rigidez à torsão.

Excelentes capacidades, tanto no furgão, quanto na van

Furgão Vito 111 CDI – equipado com motor turbo diesel, disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço do compartimento para transporte de mercadorias, que é revestido com piso naval e nas laterais, oferece conforto e praticidade para o motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.

Van Vito Tourer 119 – equipado com motor turbo flex, em duas versões:

  • “Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.
  • “Luxo 7+1” – Transporta com muito conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, para-choque na cor do veículo e rodas de liga leve.

Versatilidade para múltiplas aplicações – O furgão Vito 111 CDI é especialmente indicado para as empresas de transporte, transportadores autônomos e empreendedores. Ele chega ao segmento de comerciais leves podendo ser utilizado para inúmeras atividades e serviços, como cargas fracionadas, cargas refrigeradas, paletes, unidades móveis, entregas de e-commerce, eventos, profissionais liberais, entre outros.

Por sua vez, a van Vito Tourer 119 atende a diversas demandas de transporte como transfers, executivo, turismo e limusine, além do uso particular. No compartimento de passageiros, os seis bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade em sua utilização e pode aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Ambas as versões podem ser dirigidas por motoristas com carteira de habilitação da categoria “B”, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso do veículo, com o aumento da rentabilidade do transportador.

Mecânica Online – O furgão Vito 111 CDI sai de fábrica com o compacto e eficiente motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 RPM, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 RPM. Este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.

Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 RPM, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 RPM.

Os dois motores do Vito atendem plenamente à norma PROCONVE L6 de emissões veiculares (legislação que regulamenta os veículos da categoria de vans médias).

Os preços da Vito variam de R$ 104,000 mil para a linha do Furgão até R$ 139,990 para a linha Van Luxo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais