O Nissan Versa, outro modelo fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), também tem novidades nos itens de conteúdo, além da introdução da central multimídia Nissan Multi-App.
As versões SV, SL e Unique, todas equipadas com o motor 1.6 16V, de 111 cavalos, ganharam o pacote opcional “Pack Plus”, que será oferecido com preços entre R$ 50.990 e R$ 59.190. No Versa SV, por exemplo, a novidade oferece rodas de liga aro 15; vidros traseiros elétricos; banco traseiro rebatível; acabamento dos bancos em camurça; acabamento em prata na manopla; moldura cromada nas janelas; revestimento das portas em tecido e cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis.
No Versa SL 1.6 16V, o novo pacote opcional adiciona o Nissan Multi-App; acabamento dos bancos em couro; ar-condicionado automático digital; volante e manopla com acabamento em couro; rodas de liga aro 16 com acabamento “Inner Black”; acabamento Piano Black no painel central; acabamento cromado no porta-malas; maçanetas externas cromadas; retrovisores externos rebatíveis com luzes indicadoras integradas; faróis de neblina com acabamento cromado; limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável; sistemas engate de cadeirinhas infantis ALR (Automatic Locking Retraction) e ISOFIX e câmera traseira e sistema de navegação integrado ao display do rádio no painel.
Para o Versa Unique, o pacote inclui o Nissan Multi-App, e itens que destacam o design e a esportividade como aerofólio e frisos das portas pintados na cor da carroceria e ponteira de escapamento cromada; além de jogo de tapetes com acabamento premium “Unique”.
Equipado com os mesmos motores da linha do Nissan March (1.0 12V 3 cilindros e 1.6 16V), o sedã exibe uma frente encorpada e ancorada pelo formato de bumerangue dos faróis e a grade cromada (de série desde a versão de entrada da linha), que valoriza o novo design. Os faróis de neblina (para a versão 1.6 Unique) e o para-choque traseiro são bem angulares.
A ideia dos designers foi dar ao modelo uma presença forte e contemporânea, mas sem descaracterizar suas qualidades principais, como espaço interno e robustez. O estilo exterior inclui detalhes cromados nas maçanetas, na tampa do porta-malas e na moldura das janelas. A versão Unique conta ainda com o toque de classe dos retrovisores externos com as luzes indicadoras de direção incorporadas.
O Nissan Versa também conta com o ar-condicionado digital automático inteligente e a câmera traseira (instalada na parte interna da alça de abertura do porta-malas), que traz mais segurança e comodidade ao dar mais visibilidade, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor no momento das manobras de ré. E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, estacionar fica muito mais fácil.
Assim como o March, o Versa obteve nota “A” no Inmetro na categoria e no ranking geral. O consumo urbano com o motor 1.6 16V (HR16) é de 8,6 km/l, com etanol, e 12,4 km/l, com gasolina.
Na estrada, o sedã compacto da Nissan faz 10,2 km/l, com etanol, e de 14,8 km/l, com gasolina. Assim como o 1.0 12V de três cilindros, o bom rendimento em consumo pode ser atribuído também à eficiente relação peso-potência do modelo (9,8 kg/cv na versão Unique).
O sistema de suspensões do Nissan Versa é independente tipo McPherson com barra estabilizadora na frente e, na traseira, traz eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais.
Desta forma, o modelo oferece estabilidade, firmeza e conforto para enfrentar os pavimentos brasileiros. Os freios, dianteiros com discos ventilados de 260 mm de diâmetro e traseiros com tambores de 203 mm, têm sistema ABS de 9ª geração que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e o sistema de assistência de frenagem (BAS) para tornar a condução e a parada do carro muito mais segura.
Eles calculam a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.
O porta-malas comporta 460 litros (VDA) para oferecer ampla área para a acomodação de objetos e bagagens da família. Outro ponto pensado foi o design focado na área utilizável, com tudo considerado para aperfeiçoar o espaço: dos braços da tampa até as paredes do compartimento. Com a opção do rebatimento do encosto do banco traseiro (a partir da versão SL), o modelo tem maior versatilidade para o transporte de objetos.
O conforto proporcionado pelo espaço interno e soluções de engenharia é ampliado com itens que facilitam a vida dos ocupantes. Para carregar os objetos do dia a dia, o Nissan Versa tem console longitudinal entre os bancos dianteiros com três porta-copos (quatro nas versões 1.6), sendo dois dianteiros (três nas 1.6), um traseiro e dois porta-garrafas dianteiros.