quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Novo Passat estreia recursos inéditos de tecnologia e segurança e traz motor mais potente

Agora em sua oitava geração, o Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB) e ganhou novos sistemas de assistência, infotainment e conveniência tornam a mobilidade mais sustentável, em rede e comunicativa; eles também passam a desempenhar papel ativo no processo de condução, tornando-o ainda mais seguro.

- Publicidade -

O Passat avançou para se tornar um veículo cujas tecnologias estão além dos limites do segmento.

Essas tecnologias incluem recursos como Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).

- Publicidade -

Duas versões. A Volkswagen lança o Novo Passat no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível).

Expressivos ganhos em potência e torque – O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior.

Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. O Novo Passat dispõe de excelentes 35,7 kgfm (350 Nm), ganho de expressivos 7 kgfm (70 Nm) sobre a versão anterior (28,6 kgfm, ou 280 Nm).

- Publicidade -

Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm3 de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor, o que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.

O Novo Passat exibe desempenho arrebatador, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).

Gerenciamento térmico eficiente. O novo sistema totalmente eletrônico de resfriamento do TSI permite um gerenciamento térmico significativamente melhor, com fase de aquecimento mais curta – isso reduz as emissões nesse estágio e as perdas por atrito, melhorando a economia de combustível. Um novo módulo rotativo de aletas foi desenvolvido para o controle térmico inteligente. Ele possibilita bloquear totalmente a entrada do líquido de arrefecimento no motor ou utilizar um fluxo volumétrico mínimo na fase de aquecimento. Com o motor quente, a temperatura do fluido pode ser ajustada rapidamente a vários níveis, em função da carga do motor e outros fatores externos.

Novo cabeçote. Uma característica desse motor é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água, totalmente integrado ao cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases contribui para melhorar o consumo de combustível a plena carga do Novo Passat.

Além disso, o motor tem variação do tempo de abertura das válvulas com duplo comando ajustável. A elevação das válvulas de escape pode ser ajustada em dois níveis, permitindo o controle ideal do processo de troca na admissão para melhor desempenho, economia e baixas emissões.

Sistema duplo de injeção de combustível. O motor traz sistema de injeção duplo (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão). Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

Redução de peso – O Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB), que explora sinergias entre segmentos de veículos, tais como avanços em medidas de redução de peso. O chassi teve seu peso reduzido por meio da utilização de metais mais leves.

A construção progressiva com aços de ultra-alta resistência e conformados a quente (utilizados em 27% da estrutura do Novo Passat) ajudaram a reduzir peso. Pela primeira vez no Passat, alumínio também foi usado na estrutura. No total, a carroceria ficou 24 kg mais leve.

O peso do motor também foi reduzido. Uma grande parte da redução deve-se ao novo cárter, ao virabrequim com peso reduzido, a refrigeração dos gases de exaustão através da integração do coletor de escape ao cabeçote dos cilindros, bandeja de óleo plástica e o uso de parafusos de alumínio.

Apesar da redução de peso, foram feitas melhorias importantes na rigidez torcional do Novo Passat, com ganho 2.000 Nm/° (agora de 30.000 Nm/°).

Aspectos-chave – tecnologias

Inovações técnicas do Novo Passat – O Novo Passat traz tecnologias como o Painel Digital Programável (Active Info Display), Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).

Sistemas de infotainment. O Novo Passat traz os sistemas de infotainment de segunda geração da Volkswagen. Os mais recentes sistemas de infotainment desta plataforma modular (MIB2) permitem o máximo de conectividade na conexão de dispositivos externos. Suas várias interfaces incluem uma para smartphones e apps relacionados via plataformas MirrorLink®, Apple CarPlay e Android Auto (Google).

Os sistemas de infotainment também têm processadores mais rápidos (inicialização, cálculo de rota mais rápido, resposta mais suave aos comandos da tela, diálogos de voz aperfeiçoados) e novos monitores com resolução mais alta. De série, o Novo Passat traz telas de 6,5 polegadas e o sistema Discover Media, com opção de tela de 8 polegadas no sistema Discover Pro.

O sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

Para a configuração Highline do Novo Passat há a opção do sistema Infotainment “Discover Pro”, que além de todos os recursos do “Discover Media”, traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 gb compartilhado.

Independentemente do sistema de Infotainment, praticamente todos os comandos podem ser executados pelos botões no volante multifuncional, ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Sistemas de assistência e conveniência – Park Assist 3.0. O Novo Passat traz a evolução do sistema de assistência ao estacionamento: Park Assist 3.0, que permite estacionamento semiautomático em vagas paralelas ou perpendiculares à via – é capaz inclusive de tirar o carro da vaga (estacionamentos paralelos).

E, pela primeira vez, o Park Assist pode ser usado também para estacionar o carro de frente em vagas perpendiculares. O sistema pode até frear o carro, caso o motorista não o faça, como forma de evitar colisões.

Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist) com Alerta Traseiro de Tráfego (Rear Traffic Alert). Esse sistema contribui para aumentar a segurança do Novo Passat em duas situações.

Primeiro, ao detectar veículos passando pela lateral do Novo Passat, como em uma ultrapassagem, ou no chamado “ponto cego”, alertando o motorista.

Sua segunda função opera na saída de vagas perpendiculares: os sensores identificam veículos se aproximando da lateral do Novo Passat. O sistema emite alertas visual e sonoro. Caso o motorista ignore o alerta e houver risco de colisão, o sistema pode iniciar uma intervenção nos freios.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos.

Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.

Explicação: quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção possível.

ACC, Controle Automático de Velocidade e Distância (Adaptive Cruise Control). O Novo Passat pode ser equipado com a nova versão do Controle Automático de Velocidade e Distância, ACC.

Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

Nessa versão do Novo Passat, quando acionado o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais. O motorista pode a qualquer momento assumir o controle do veículo  e conduzi-lo da forma que desejar.

Após acionado pelo motorista, o ACC do Novo Passat também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.

Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking. O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do carro que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System).O Novo Passat é equipado com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.

Suspensões. O Novo Passat é equipado na dianteira com a mais recente geração da suspensão McPherson. As molas helicoidais são integradas a amortecedores telescópicos. As rodas estão suspensas por meio das estruturas de molas e braços triangulares inferiores.

Todos os componentes foram reformulados para melhor funcionalidade e peso. Isso foi tornado possível, por exemplo, através da utilização de aço de alta resistência nas ligações transversais.

O sub-chassi é posicionado centralmente sobre o eixo dianteiro; sua estrutura, projetada para máxima rigidez transversal, lida com cargas a partir dos suportes do motor e direção, bem como componentes da suspensão dianteira.

Agora totalmente tubular e, portanto, mais leve, a barra estabilizadora tem índice de flexão especificamente adaptado para garantir condução confortável e ágil ao novo Passat. Os coxins são vulcanizados diretamente na barra estabilizadora, assegurando excelente comportamento acústico e otimizando as respostas do componente, importantes para o comportamento dinâmico do carro.

Um novo pivô de alumínio foi desenvolvido para o Passat. A utilização de alumínio e o design biônico desse suporte permitiram uma nova redução de peso. Por último, as características da suspensão e índices de molas foram adaptadas ao Novo Passat, em combinação à bitola 30 mm maior.

Eixo traseiro modular. Na traseira, a suspensão reforçada – um eixo independente com quatro pontos de fixação – proporciona alto nível de conforto e movimentação ágil e segura do chassi. Essa suspensão foi reformulada a partir das perspectivas de melhoria das movimentações, acústica, peso e modularidade. No entanto, nada mudou em relação à sua premissa de tratar separadamente rigidez longitudinal e transversal. A baixa rigidez longitudinal foi preservada pelo controle suave do eixo pelo elemento de arrasto; esta era uma pré-condição necessária para melhorar ainda mais o conforto.

Além disso, a Volkswagen melhorou com sucesso a rigidez transversal, o que é fundamental para o comportamento da direção. Mudanças-chave no eixo traseiro são as conexões da barra estabilizadora tubular e do amortecedor, que agora são feitas na junta da mola. Isso reduz as forças dentro do eixo; há também vantagens significativas em aspectos de fixação e tamanho.

Em complemente, o eixo foi feito mais leve graças a melhorias estruturais de muitos componentes e a utilização de aços de alta resistência.

XDS+. O Novo Passat é equipado com o sistema XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), como função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ é uma evolução do XDS, já conhecido do modelo anterior. Sua atuação foi estendida agora para cobrir todas as situações em que o carro não está sendo freado.

O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.

DCC (Controle Dinâmico do Chassi). A segunda geração do DCC (Controle Dinâmico do Chassi) é utilizada no Novo Passat. O sistema oferece cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’, selecionados por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca de câmbio.

No perfil ‘Eco’, o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares são controlados para otimizar o consumo, com a função adicional de rolagem. Quando o motorista solta o pedal do acelerador, como ao reduzir a velocidade em um semáforo ou em descidas, o câmbio DSG é desacoplado e o motor entra em marcha lenta.  Isso permite a melhor utilização possível da energia cinética do carro.

No modo ‘Sport’, por outro lado, as respostas do motor e pontos de troca das marchas da transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic são configuradas para maior dinamismo.

No modo ‘Comfort’ todo as excepcionais qualidades de rodagem confortável do Novo Passat são realçadas. Também é possível, por meio do perfil ‘Individual’ atribuir quaisquer outras propriedades de perfil de condução ao modo de DCC.

O sistema DCC controla as válvulas dos amortecedores de forma eletrônica, por meio de um algoritmo avançado, definindo assim a carga de amortecimento adequada à situação. O DCC utiliza os sinais a partir de sensores de deslocamento das rodas e acelerômetros, além de informações sobre o veículo da rede de computadores; em ciclos de um milissegundo, utiliza esses valores para calcular e ajustar de forma adaptativa a carga de amortecimento. As forças de amortecimento aplicadas seletivamente às quatro rodas são reguladas individualmente.

Exclusivamente em combinação com o DCC, novas conexões hidráulicas são usadas no eixo traseiro para ligar o braço de controle ao sub-chassi. Isso melhora ainda mais as características de vibração, especialmente através de melhor amortecimento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança