Mercedes-Benz

Desenvolvida pela 3M, fita 1465BR protege tubulações contra corrosão

- Scania 65 anos

Desenvolvida por cientistas da 3M no Brasil a partir da necessidade de uma empresa petroquímica, a fita 1465BR isola e protege tubulações contra a corrosão.

Com tecnologia exclusiva, a fita produzida a partir da união do PVC (policloreto de vinila) e o Mastic oferece em uma única camada proteção contra corrosão, umidade, raios UV e mecânica. Sua Aplicação é rápida e fácil– em uma única etapa – é indicada tanto para tubulações aéreas quanto enterradas.

Com fabricação local, a fita isolante 1465BR é robusta. Tem como diferencial a baixa adesão inicial, que permite o reposicionamento da sobreposição da fita, caso seja necessário nos primeiros minutos, com aumento gradativo da adesão em até 24 horas, pois, possui em sua constituição um dorso à base de PVC laminado com Mastic de alta performance e um papel siliconado antiaderente “Operacionalmente é um produto muito mais eficiente que as outras soluções do mercado. Além de ser reposicionável durante o processo de aplicação, requer apenas o lixamento para remoção da oxidação e aplicação do primer. A fita isolante 1465BR não requer tempo de cura e sua aplicação chega a ser até 70% mais rápida”, explica Vanessa Correa Arantes, química de Desenvolvimento de Produtos da área de elétricos da 3M do Brasil, que participou do desenvolvimento da solução.

Disponível nas larguras 50mm, 75mm, 100mm e 150mm, a fita apresenta elevada resistência mecânica, ao impacto e abrasão, à ação de ácidos, fungos, bactérias e água salgada. Acompanha os movimentos de dilatação e contração das tubulações, e é isenta de metais pesados (atende a diretiva RoHS – restrição ao uso de substâncias perigosas) e tem homologação da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A fita 1465BR é indicada para utilização em indústrias, companhias de infraestrutura, petróleo e gás, saneamento básico, construção civil, gasodutos e aeroportos.

Modo de uso:

Antes da aplicação da fita, a superfície da tubulação deve estar limpa e seca, sem a presença de irregularidades ou corrosão. O uso do primer 3M (material com 2 minutos de secagem) garante a melhor adesão da fita 1465BR.

A fita pode ser aplicada manualmente de forma helicoidal com sobreposição mínima de 50%. Durante a aplicação, recomenda-se aplicar tensão na fita para obter uma camada uniforme e evitar rugas e bolhas de ar.

Esta e outras notícias sobre a 3M estão disponíveis em nossa sala de imprensa: http://news.3m.com/pt-br

Sobre a 3M

Reconhecida como empresa líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com o objetivo de tornar a vida das pessoas melhor e mais fácil: são mais de 55 mil itens. Com US$ 32 bilhões em vendas globais no último ano, a 3M emprega aproximadamente 90 mil colaboradores no mundo e mantém operações em mais de 70 países.

No Brasil, a companhia obteve faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões em 2014, e conta com mais de 4 mil funcionários em sete unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo e Amazonas. A 3M detém ainda o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite  www.3m.com.br ou o portal de inovação www.3minovacao.com.br.

Equipe Mecanica Onlinehttp://mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
ZF Construindo o futuro com tecnologia

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação

ZF Construindo o futuro com tecnologia