sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Maior fabricante de robôs do mundo, Yaskawa é expositora da Mecânica 2016

Com atuação principalmente nos segmentos automotivo, motociclístico e de equipamentos e veículos agrícolas, a Yaskawa Motoman é expositora confirmada da Feira da Mecânica 2016, que acontece de 17 a 21 de maio do próximo ano, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

- Publicidade -

Maior fabricante de robôs do mundo, a presença da empresa na Mecânica vai ao encontro da proposta da maior feira de bens de capital da América Latina: trazer os mais avançados produtos e sistemas em robótica e manufatura digital para o mercado brasileiro. Em julho de 2015, a revista Automation News apresentou mapeamento mundial de robôs instalados, e a empresa figurava em primeiro lugar, com 300 mil robôs em todo o mundo, cerca de 26% do mercado mundial.

Com um século de existência comemorado neste ano, fábricas no Japão e China e presença em 28 países, a Yaskawa quer promover a robotização da indústria brasileira, de acordo com o gerente geral da empresa no Brasil, Icaru Sakuyoshi. “Hoje em dia a concorrência é global, e a indústria local compete com outras plantas em qualquer parte do mundo. Por isso, a baixa produtividade da indústria nacional e o elevado custo da mão de obra são fatores que nos tornam pouco competitivos. Ser competitivo é apostar na automação”.

“O Brasil representa um enorme potencial para nosso grupo – prossegue Sakuyoshi – haja vista a baixa densidade de robôs que possuímos aqui. Hoje, a indústria brasileira tem implantando menos de 10 robôs por 10 mil trabalhadores. Para termos uma dimensão desse potencial, basta olhar para os números dos países mais robotizados no mundo. A Coreia do Sul, por exemplo, tem uma densidade de 450 robôs para cada 10 mil trabalhadores; no Japão, essa proporção é de 320; na Alemanha, 280 e nos Estados Unidos, 150. Estamos muito abaixo. Nossa opinião é que a indústria brasileira caminha para corrigir essa ‘miopia’, e enxergará qual o caminho a ser trilhado para voltar a ser produtiva e competitiva. Estamos prontos para auxiliá-la em seus processos de automação e robotização”.

E, em rota para essa missão, a empresa acredita que a Feira da Mecânica é uma oportunidade de novos negócios. “Participar da Mecânica é uma grande oportunidade para demonstrar aos visitantes soluções em automação industrial, e ajuda na difusão da aplicação de robôs na indústria. A indústria nacional ainda engatinha, não despertou para a necessidade de implantação massiva de robôs em suas linhas de produção, enquanto países como China e EUA investem pesadamente em robotização, cada qual instalando anualmente algo em torno 35 mil e 25 mil robôs respectivamente. No Brasil, não chegamos a 1.500 por ano!” Para maio do ano que vem, Sakuyoshi adianta que toda a nova geração de robôs Yaskawa estará presente na feira, assim como uma nova tecnologia de sistema robotizado de corte por ultrassom.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança