domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Valeo Innovation Challenge 2016: Faltam apenas 40 dias para revolucionarmos o carro do futuro

Restam apenas 40 dias para as inscrições do Valeo Innovation Challenge 2016. Em um momento em que a indústria de transporte está passando por mudanças rápidas, simbolizadas pela ascensão de carros conectados e autônomos e do compartilhamento de veículos, o concurso da Valeo é uma oportunidade para mudar a atual ordem estabelecida e imaginar novas formas de viajar, revolucionando o carro de amanhã.

- Publicidade -

Dado esse cenário, o concurso deste ano é aberto globalmente a estudantes de todas as disciplinas. Seja com especialização em engenharia, negócios, design ou ciências sociais, os alunos são convidados a sugerir uma inovação ou ideia para tornar os carros mais inteligentes, limpos, divertidos e intuitivos até 2030.

“Através de seus projetos, os alunos devem pensar sobre como os carros são usados dentro e no entorno das cidades e nas estradas, colocando-se em situações reais de uso”, diz Guillaume Devauchelle, vice-presidente de inovação e desenvolvimento científico da Valeo. “O primeiro passo é imaginar como as pessoas usam seus carros e como eles gostariam de usá-los, e encontrar soluções para os possíveis problemas. Ao mesmo tempo, eles devem ter em mente outros tipos de utilização, bem como os valores da sociedade”.

Os alunos têm a possibilidade de vencer nas categorias: Inovação Técnica, existente desde o início do concurso, e Novas Formas de Utilizar Carros, nova categoria criada para o Challenge 2016.

Estudantes que desejam desenvolver um produto ou sistema devem se inscrever na categoria Inovação Técnica, enquanto aqueles com um conceito ou modelo de negócios inovador, expressando uma visão original sobre veículos e mobilidade, podem participar pela categoria Novas Formas de Utilizar Carros.

- Publicidade -

O time vencedor de cada categoria recebe um prêmio no valor de €100 mil e o segundo colocado de cada categoria ganha €10 mil.

Para participar, os estudantes precisam formar um time de duas a cinco pessoas, escrever o primeiro rascunho do projeto e fazer a inscrição no site do concurso até 15 de janeiro de 2016. Após análise dos projetos, a Valeo irá anunciar os 24 times selecionados para as semifinais no dia 18 de março de 2016.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança