A Ford apresenta o novo Fusion no Salão de Detroit, um dos lançamentos mais esperados do primeiro grande evento automotivo do ano, que começou hoje para a imprensa e abre para o público no próximo sábado.
Com visual ainda mais arrojado e tecnologias que o colocam um passo à frente no segmento de sedãs de luxo, a linha inclui dois modelos híbridos e o novo V6 Sport com tração integral. Outra atração da marca é a F-150 Raptor SuperCrew, picape esportiva que avança no visual e na capacidade off-road.
Além de mudanças no design, com nova grade e para-choque dianteiro que tornam o seu estilo ainda mais arrojado e esportivo, o Fusion ganha a versão Platinum. Ele chega ao mercado norte-americano em meados do ano, seguido do Fusion V6 Sport algumas semanas depois. No Brasil, o sedã de luxo da Ford é líder do seu segmento.
“O Fusion oferece às pessoas muito mais carro – incluindo tecnologias inteligentes, belo design e uma experiência de direção mais gratificante que a de outros sedãs desse porte”, diz Raj Nair, vice-presidente executivo e diretor técnico de Desenvolvimento de Produto Global da Ford.
O Fusion V6 Sport é um sedã esportivo diferente de tudo o que existe no segmento, com motor V6 EcoBoost duplo turbo de 2.7 litros que entrega uma potência estimada de 329 cavalos e de 48,4 kgfm de torque. A sua versão “all-wheel-drive” tem um torque adicional de cerca de 13,8 kgfm e 50 cv a mais de potência que os motores V6 de 3.5 litros do Toyota Camry e do Honda Accord.
O Fusion Platinum é projetado para os clientes que procuram níveis ainda maiores de refinamento e acabamento em um sedã CD. Equipado com o premiado motor EcoBoost 2.0 e tração integral, ele oferece uma experiência envolvente na cabine.
Os painéis de instrumentos e das portas são revestidos em couro Cocoa clássico e a direção tem acabamento em couro Venetian premium. Externamente, traz grade com acabamento exclusivo em pintura Magnetic e rodas polidas de 19 polegadas.
Os novos Fusion Hybrid e Fusion Energi lideram a linha de híbridos mais vendida da América do Norte. O novo software utilizado nos dois modelos proporciona uma direção ainda mais refinada e envolvente, com motores elétricos mais eficientes que aumentam a economia de combustível e a autonomia no modo elétrico.
Suspensão e bateria – O Fusion V6 Sport acrescenta suspensão com ajuste continuamente controlado dos amortecedores, em tempo real, para se adaptar às condições da pista. O sistema conta com uma tecnologia de detecção de buracos que ajusta os amortecedores mais rápido que um piscar de olhos para reduzir significativamente a força do impacto transmitida aos ocupantes.
Seu visual, de estilo único, é marcado por linhas agressivas, com entradas de ar maiores e grade preta brilhante tipo colmeia, rodas de 19 polegadas, aerofólio traseiro e saídas duplas de escape.
O Fusion Hybrid e o Fusion Energi são veículos elétricos repletos de tecnologia, com um avançado sistema EcoGuide que orienta o motorista em tempo real para economizar combustível. Com uma bateria de íons de lítio de 7,6 quilowatt-hora, o Fusion Energi tem autonomia estimada de cerca de 30 km usando apenas energia elétrica.
O carro muda automaticamente para o motor 2.0 a gasolina quando a bateria está descarregada, o que garante uma autonomia de mais de 800 km.
A Ford continua a inovar e evoluir com suas baterias de íons de lítio, que economizam peso e espaço. A recarga do Fusion Energi pode ser feita no período noturno, em apenas 2,5 horas. Seu sistema inteligente só inicia operação nos horários em que o preço da eletricidade é mais baixo (nos EUA a energia tem tabelas diferenciadas por horário).
Ele pode também pré-aquecer ou pré-refrigerar a cabine antes da partida, ajudando a economizar combustível.
Ambos os Fusion elétricos entregam um impressionante desempenho, acelerando até 137 km/h no modo elétrico. A frenagem regenerativa recupera até 95% da energia perdida na forma de calor para recarregar a bateria.
Tecnologia evoluída – Carro com a tecnologia mais avançada da categoria, o Fusion é o primeiro da marca a ter sistema de detecção de pedestres na América do Norte e também dispõe de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares.
Seu novo sistema de mudança de marchas, de alta tecnologia, melhora o aproveitamento de espaço na cabine. A assistência de manutenção na faixa ajuda o motorista a se manter na pista adequada, usando uma pequena câmera atrás do espelho retrovisor.
O sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, opcional, tem sensores para detectar o tráfego onde a visão do motorista não alcança e garante confiança nas manobras junto com a câmera de ré.
A linha também conta com o SYNC 3, novo sistema de comunicação e entretenimento da Ford que tem funcionamento mais rápido, sistema de reconhecimento de voz aprimorado, tela sensível ao toque mais intuitiva, semelhante aos smartphones, e uma interface gráfica mais simples.
O SYNC Connect, opcional no SYNC 3, permite ligar o motor remotamente, agendar a partida e travar e destravar o carro pelo smartphone.
F-150 Raptor – A F-150 Raptor SuperCrew é a versão radical da picape mais vendida da América do Norte há 39 anos consecutivos e líder de todo o mercado há 34. Com visual e DNA inspirado em bajas de competição, oferece ainda mais espaço, versatilidade e capacidade off-road.
Produzida com aços de alta resistência e liga de alumínio de nível militar, é cerca de 226 kg mais leve que a Raptor anterior e 15 centímetros mais larga que a F-150 convencional.
Tem um novo e exclusivo motor 3.5 EcoBoost – mais potente que o V8 6.2 atual, de 411 cv – e nova transmissão de 10 velocidades. Conta também com nova tecnologia de tração integral sob demanda, o Terrain Management System, com seis modos de assistência: normal; estrada; chuva, neve e gelo; lama e areia; baja, para alta velocidade na areia; e pedras.
A suspensão ganhou componentes mais robustos, com diferencial dianteiro Torsen e amortecedores FOX Racing Shox. Outras novidades são a saída dupla de escapamento e rodas de 17 polegadas com pneus BFGoodrich All-Terrain KO2.