quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ford lança o novo Fusion e a F-150 Raptor Supercrew no salão de Detroit

A Ford apresenta o novo Fusion no Salão de Detroit, um dos lançamentos mais esperados do primeiro grande evento automotivo do ano, que começou hoje para a imprensa e abre para o público no próximo sábado.

Com visual ainda mais arrojado e tecnologias que o colocam um passo à frente no segmento de sedãs de luxo, a linha inclui dois modelos híbridos e o novo V6 Sport com tração integral. Outra atração da marca é a F-150 Raptor SuperCrew, picape esportiva que avança no visual e na capacidade off-road.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além de mudanças no design, com nova grade e para-choque dianteiro que tornam o seu estilo ainda mais arrojado e esportivo, o Fusion ganha a versão Platinum. Ele chega ao mercado norte-americano em meados do ano, seguido do Fusion V6 Sport algumas semanas depois. No Brasil, o sedã de luxo da Ford é líder do seu segmento.

“O Fusion oferece às pessoas muito mais carro – incluindo tecnologias inteligentes, belo design e uma experiência de direção mais gratificante que a de outros sedãs desse porte”, diz Raj Nair, vice-presidente executivo e diretor técnico de Desenvolvimento de Produto Global da Ford.

O Fusion V6 Sport é um sedã esportivo diferente de tudo o que existe no segmento, com motor V6 EcoBoost duplo turbo de 2.7 litros que entrega uma potência estimada de 329 cavalos e de 48,4 kgfm de torque. A sua versão “all-wheel-drive” tem um torque adicional de cerca de 13,8 kgfm e 50 cv a mais de potência que os motores V6 de 3.5 litros do Toyota Camry e do Honda Accord.

- Publicidade -

O Fusion Platinum é projetado para os clientes que procuram níveis ainda maiores de refinamento e acabamento em um sedã CD. Equipado com o premiado motor EcoBoost 2.0 e tração integral, ele oferece uma experiência envolvente na cabine.

Os painéis de instrumentos e das portas são revestidos em couro Cocoa clássico e a direção tem acabamento em couro Venetian premium. Externamente, traz grade com acabamento exclusivo em pintura Magnetic e rodas polidas de 19 polegadas.

Os novos Fusion Hybrid e Fusion Energi lideram a linha de híbridos mais vendida da América do Norte. O novo software utilizado nos dois modelos proporciona uma direção ainda mais refinada e envolvente, com motores elétricos mais eficientes que aumentam a economia de combustível e a autonomia no modo elétrico.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Suspensão e bateria – O Fusion V6 Sport acrescenta suspensão com ajuste continuamente controlado dos amortecedores, em tempo real, para se adaptar às condições da pista. O sistema conta com uma tecnologia de detecção de buracos que ajusta os amortecedores mais rápido que um piscar de olhos para reduzir significativamente a força do impacto transmitida aos ocupantes.

Seu visual, de estilo único, é marcado por linhas agressivas, com entradas de ar maiores e grade preta brilhante tipo colmeia, rodas de 19 polegadas, aerofólio traseiro e saídas duplas de escape.

O Fusion Hybrid e o Fusion Energi são veículos elétricos repletos de tecnologia, com um avançado sistema EcoGuide que orienta o motorista em tempo real para economizar combustível. Com uma bateria de íons de lítio de 7,6 quilowatt-hora, o Fusion Energi tem autonomia estimada de cerca de 30 km usando apenas energia elétrica.

O carro muda automaticamente para o motor 2.0 a gasolina quando a bateria está descarregada, o que garante uma autonomia de mais de 800 km.

A Ford continua a inovar e evoluir com suas baterias de íons de lítio, que economizam peso e espaço. A recarga do Fusion Energi pode ser feita no período noturno, em apenas 2,5 horas. Seu sistema inteligente só inicia operação nos horários em que o preço da eletricidade é mais baixo (nos EUA a energia tem tabelas diferenciadas por horário).

Ele pode também pré-aquecer ou pré-refrigerar a cabine antes da partida, ajudando a economizar combustível.

Ambos os Fusion elétricos entregam um impressionante desempenho, acelerando até 137 km/h no modo elétrico. A frenagem regenerativa recupera até 95% da energia perdida na forma de calor para recarregar a bateria.

Tecnologia evoluída – Carro com a tecnologia mais avançada da categoria, o Fusion é o primeiro da marca a ter sistema de detecção de pedestres na América do Norte e também dispõe de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares.

Seu novo sistema de mudança de marchas, de alta tecnologia, melhora o aproveitamento de espaço na cabine. A assistência de manutenção na faixa ajuda o motorista a se manter na pista adequada, usando uma pequena câmera atrás do espelho retrovisor.

O sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, opcional, tem sensores para detectar o tráfego onde a visão do motorista não alcança e garante confiança nas manobras junto com a câmera de ré.

A linha também conta com o SYNC 3, novo sistema de comunicação e entretenimento da Ford que tem funcionamento mais rápido, sistema de reconhecimento de voz aprimorado, tela sensível ao toque mais intuitiva, semelhante aos smartphones, e uma interface gráfica mais simples.

O SYNC Connect, opcional no SYNC 3, permite ligar o motor remotamente, agendar a partida e travar e destravar o carro pelo smartphone.

F-150 Raptor – A F-150 Raptor SuperCrew é a versão radical da picape mais vendida da América do Norte há 39 anos consecutivos e líder de todo o mercado há 34. Com visual e DNA inspirado em bajas de competição, oferece ainda mais espaço, versatilidade e capacidade off-road.

Produzida com aços de alta resistência e liga de alumínio de nível militar, é cerca de 226 kg mais leve que a Raptor anterior e 15 centímetros mais larga que a F-150 convencional.

Tem um novo e exclusivo motor 3.5 EcoBoost – mais potente que o V8 6.2 atual, de 411 cv – e nova transmissão de 10 velocidades. Conta também com nova tecnologia de tração integral sob demanda, o Terrain Management System, com seis modos de assistência: normal; estrada; chuva, neve e gelo; lama e areia; baja, para alta velocidade na areia; e pedras.

A suspensão ganhou componentes mais robustos, com diferencial dianteiro Torsen e amortecedores FOX Racing Shox. Outras novidades são a saída dupla de escapamento e rodas de 17 polegadas com pneus BFGoodrich All-Terrain KO2.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil