quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Nova Saveiro traz uma filosofia de estilo diferente do Novo Gol e do Novo Voyage

Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha identidade própria. Com visual totalmente independente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro traz estilo exclusivo, mais moderno, robusto e refinado.

- Publicidade -

Na parte frontal tudo é novo. O capô, por exemplo, está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis. O conjunto ótico também é inédito e todo o recorte do capô que margeia os faróis é novo. Com a grade maior e mais alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

“Os faróis têm uma escultura nova. No Novo Gol e no Novo Voyage a proposta foi de deixar uma aparência mais esportiva. Já na Nova Saveiro os objetivos foram claros: robustez e, ao mesmo tempo, sofisticação. O resultado foi um conjunto ótico frontal mais retangular, com nítida inspiração nos faróis da Amarok”, explica Luiz Alberto Veiga, diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul.

O para-choque dianteiro também é diferente do utilizado no Novo Gol e no Novo Voyage. Agora, conforme a versão, o para-choque da Nova Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis. A entrada de ar na parte inferior do para-choque também cresceu e traz linhas mais geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Picape traz acabamento e tecnologia inéditos, de segmentos superiores; Visual frontal passa a ter identidade mais forte. Faróis têm linhas mais lapidadas e sextavadas. Grade também é inédita; Traseira é totalmente nova: lanternas tridimensionais, para-choque e tampa têm nova proposta visual.[/box]

- Publicidade -

Os faróis de neblina passam a ter formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem “vincada”, dando mais força ao visual frontal da picape.

Com faróis e para-choques novos, consequentemente os para-lamas dianteiros também são novidade na Nova Saveiro. Acompanhando toda a inovação visual, os apliques laterais nas caixas de roda e na parte inferior das portas têm novo formato, destacando mais o caráter lateral do modelo. Todas as rodas de liga leve e calotas são inéditas na Nova Saveiro.

Na parte traseira, tudo novo de novo. As lanternas são tridimensionais e passam a ter a nova assinatura visual da marca. Com predominância de componentes pintados, a parte traseira da picape, dependendo da configuração, traz um retrorrefletor conectado com o adesivo preto que cruza toda a parte traseira da picape.

A tampa da caçamba da Nova Saveiro merece atenção especial. Com traços mais retos e definidos, a tampa é nova e traz o sistema de abertura por meio do logotipo Volkswagen (“schwenkemblem”).

Aventura completamente nova – Da mesma forma que a Nova Saveiro traz uma filosofia de estilo diferente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro Cross apresenta uma proposta de estilo diferenciada em relação às demais versões da picape Volkswagen. A começar pelos faróis de dupla parábola com elementos internos cromados.

- Publicidade -

Apesar das singularidades visuais, a Nova Saveiro Cross segue a assinatura utilizada pela Volkswagen em seus veículos com apelo fora de estrada. A grade dianteira, por exemplo, traz estilo em colmeia, assim como a parte inferior do para-choque.

Totalmente novo, o para-choque dianteiro passa a contar com elementos trapezoidais. Isso é evidenciado pelos faróis de neblina, que, na verdade, têm tripla função: neblina, longo alcance e luz de conversão estática.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Estreia da versão Robust, com foco na relação custo-benefício; Nova Saveiro Cross apresenta design diferenciado.[/box]

Logo abaixo dos faróis auxiliares há uma faixa em Chrome Effect, exclusiva na Nova Saveiro Cross. Além de dar um aspecto mais refinado ao modelo, essa faixa – que contorna toda a carroceria da picape – dá a impressão de que a Nova Saveiro Cross está mais postada no chão. Apliques nas caixas de roda e das portas também são inéditos e exclusivos da versão com apelo aventureiro. As rodas de liga leve e diamantadas também são inéditas.

Na parte traseira, o para-choque também tem identidade própria, com elementos mais escuros, que se conectam com a lateral da picape. O aplique na região da placa na parte traseira agora é em Chrome Effect e os retrorrefletores passam a ser duplos.
Robusta em cada detalhe

Outra novidade da linha 2017 da Nova Saveiro é a estreia da versão Robust, que substitui a configuração Startline, de entrada. Com foco na relação custo-benefício, a Nova Saveiro Robust é oferecida exclusivamente na carroceira cabine simples e teve seu visual pensado para um veículo de uso predominantemente profissional.

“É um approach mais racional. Uma versão que demonstra toda a força da Nova Saveiro, mas que ao mesmo tempo traz a evolução do estilo que acompanha o restante da linha da picape”, explica Luiz Alberto Veiga.

Mais do que o estilo diferenciado, a Nova Saveiro Robust tem características específicas: tem vão livre e ângulo de entrada (ataque) maiores do que as demais versões da picape.
Com elementos mais rústicos, a Nova Saveiro Robust traz faróis com elementos pretos, acompanhando a grade e o para-choque, que também são pretos. A parte traseira traz a mesma linguagem de estilo. Ou seja: tampa, lanternas e para-choques são novos, porém, com predominância de elementos pretos.

Interior de veículos premium – A Nova Saveiro, assim como o Novo Gol e o Novo Voyage, chega para ser referência em termos de design interior, com um painel novo.

Desenvolvido com base na premissa “driver oriented” (todos os botões e comandos estão posicionados voltados para o motorista), o novo painel é muito mais moderno, com visual e acabamento premium e uma série de recursos tecnológicos, além de permitir uma série de combinações de cores e acabamentos.

Agora, o console central do painel acolhe rádios “doble din” de última geração – recurso inédito na história da Saveiro.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Novos acabamentos e mais opções tanto para tecidos como cor ambiente; Painel de instrumentos é totalmente novo e traz a tecnologia de acabamento aplicado – In Mold Decoration (IMD).[/box]

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Essa faixa, assim como a tonalidade do painel e do acabamento interno, varia de acordo com cada versão da picape. Com aplicação de nova tecnologia, chamada In Mold Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha mais destaque nas cores e grafismos aplicados.

Houve uma atenção especial às saídas de ar no painel, que agora contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. O instrumento combinado (cluster) também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco, combinando com a iluminação do console central e do novo sistema de infotainment App-Connect.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais