quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Fundação Volkswagen prorroga período de inscrições para o 9º concurso de projetos sociais “Volkswagen na Comunidade”

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de prorrogar o período de inscrições para a 9ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade”. Agora, os projetos sociais podem ser inscritos até o dia 9 de maio, por meio do site www.vwnacomunidade.com.br.

- Publicidade -

[box type=”info” align=”aligncenter” ]- Concurso oferecerá prêmio em dinheiro aos 11 projetos sociais vencedores; quantia deve ser investida em ações de transformação social;

– “Volkswagen na Comunidade” promove o engajamento social, pois os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades;
– Inscrições podem ser realizadas por meio do site www.vwnacomunidade.com.br até o dia 9 de maio.[/box]

O concurso entregará prêmios em dinheiro para os 11 melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão de projetos para melhor administrar suas ações sociais.

O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

- Publicidade -

Do total de 11 prêmios, dez serão entregues aos melhores projetos sociais inéditos, sendo nove prêmios aos projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil – incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais – e um prêmio para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que será entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso que melhor geriu os recursos durante o ano.

O curso de gestão de projetos oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros.

“Além de contribuir com o desenvolvimento social, o concurso Volkswagen na Comunidade também tem forte impacto positivo dentro da Volkswagen do Brasil, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente em entidades assistenciais.

Com a iniciativa, estamos ajudando a construir uma verdadeira corrente do bem, reconhecendo e apoiando colaboradores engajados na ajuda ao próximo e na transformação social”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.

“Por meio dos prêmios em dinheiro, o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ oferece condições reais para que as instituições contempladas tirem seus projetos sociais do papel e os transformem em realidade, mudando destinos de diversas comunidades Brasil afora. Além disso, o curso de gestão de projetos sociais, que é oferecido às instituições vencedoras e também às finalistas, auxilia essas entidades a administrar seus projetos e recursos, desenvolvendo um trabalho sustentável a longo prazo”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

- Publicidade -

Concurso promove oficinas para orientar organizações sociais – Neste ano, o concurso “Volkswagen na Comunidade” trouxe uma novidade: promoveu a oficina gratuita “Elaboração de Projetos Sociais”.

A iniciativa reuniu um total de 260 participantes nos quatro encontros promovidos nas seguintes localidades: São Carlos (cidade onde está localizada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil), Vinhedo (onde está o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios da empresa), Taubaté (fábrica onde são produzidos o up!, Gol e Voyage) e Curitiba (a fábrica da Volkswagen do Brasil está localizada na cidade vizinha de São José dos Pinhais, onde são produzidos o Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, Audi A3 Sedã e Audi Q3).

Direcionada a entidades sociais, a oficina deu dicas de como as instituições podem participar do concurso “Volkswagen na Comunidade”.

“Com as oficinas inéditas, o ‘Volkswagen na Comunidade’ amplia ainda mais sua abrangência, aproximando instituições que desejam participar do concurso, mas que não sabiam como se inscrever. Nos encontros, os representantes dessas instituições tiveram acesso à equipe da Fundação Volkswagen e puderam tirar suas dúvidas”, esclareceu a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

A Fundação Volkswagen também cadastra essas instituições interessadas em participar do concurso “Volkswagen na Comunidade” e as “apresenta” aos colaboradores da Volkswagen do Brasil que gostariam de iniciar um trabalho voluntário, mas não sabem onde e como.

Para esses colaboradores, o primeiro passo é se inscrever no site do concurso (www.vwnacomunidade.com.br) no campo “Apadrinhe um projeto”. Dessa forma, a Fundação Volkswagen também se empenha para que novos trabalhos voluntários tenham início.

“Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 18.239 pessoas diretamente – Em seu histórico, o concurso “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro e beneficiou 18.239 pessoas diretamente. As oito edições já realizadas, até 2015, somam 3.560 projetos inscritos em todo Brasil.

Na 8ª edição, em 2015, o concurso “Volkswagen na Comunidade” atingiu recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil – incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais – e da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil – A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais