Mercedes-Benz

Subcompacto da Fiat, Mobi chega ausente de inovações

Apenas dois meses após a Fiat apresentar a picape Toro, a fabricante italiana lança um novo modelo no mercado nacional. Enquanto a picape tem robustez e design muito moderno, o Mobi faz o caminho inverso, sendo muito pequeno e ausente de inovações.

Buscando alinhar funcionalidade com urbanidade, o Mobi quando comparado com o Uno é apenas 214 milímetros menor, mas pesa 12 quilogramas a mais. Apesar da redução de tamanho, o subcompacto é mais pesado que o compacto.

E já que estamos em comparação, o Volkswagen Up! é o principal alvo da Fiat com esse lançamento. Mesmo chegando um bom tempo depois do concorrente, o que parece para nós especialistas no setor automotivo, é que o modelo “saiu do forno” antes da hora.

A Fiat tradicionalmente já tem uma imagem formada de marca que agrega inovações e tecnologias em seus modelos, como bem acontece com a picape Toro, por exemplo, mas dessa vez parece que a massa desandou.

O Mobi tem capacidade de porta malas de 235 litros, enquanto o Up! oferece 285 litros e o Uno 280 litros. Tudo bem que estamos falando de carros urbanos, pequenos, mas o volume no subcompacto da Fiat é mais vertical que horizontal.

A marca oferece o reforço do Cargo Box, uma prática e versátil caixa organizadora para o porta-malas. Ela pode ficar lá o tempo todo, ou pode ser retirada a qualquer momento. Assim, o consumidor pode levar as compras do supermercado diretamente para casa, por exemplo. A alternativa do Mobi é mais simples que a utilizada no Up!.

Item de série já a partir da versão Like, ela pode ser adquirida como acessório Mopar no caso das configurações Easy e Easy On. Sem falar nas possibilidades oferecidas pelo encosto traseiro, que é bipartido e tem duas posições de inclinação – recursos de série em todo Mobi.

Versão de entrada com direção mecânica de série – Enquanto muitas publicações davam por certo que o Mobi seria oferecido no mercado por menos de 30 mil reais, a versão de entrada Mobi Easy, a primeira de um total de seis, é vendida sem os acessórios que compõem o pacote da maioria dos veículos nacionais, como direção hidráulica ou vidros elétricos e tem preço sugerido de R$ 31.900.

Para equipar o modelo com a assistência de direção hidráulica e ar-condicionado, é necessário migrar para a Easy On (R$ 35.800). Sentimos falta da direção com assistência elétrica (Up! e Ford Ka), imagine oferecer uma versão se quer sem assistência hidráulica?

Claro que não é essa a versão que a Fiat pretende mais vender do Mobi, mas já que o objetivo era oferecer uma versão realmente de entrada, o fator preço, que seria a isca para trazer o cliente até as revendas, poderia ter sido ainda mais considerada.

Dessa forma, vamos conhecer com mais detalhes o que oferece cada versão do Fiat Mobi:

Mobi Easy (R$ 31.900)Banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Lane Change – ao pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada o sistema acionará as setas por cinco vezes para indicar a intenção do motorista.

ESS – Sinal de frenagem de emergência – Durante uma frenagem brusca e contínua e em velocidades superiores a 80 km/h, as luzes de freio irão piscar para alertar os condutores que trafegam atrás.[/box]

Mobi Easy On (R$ 35.800) – Por mais R$ 3.900,00 em relação à Easy, ela ganha de série o ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além do estilo das rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.

Mobi Like (R$ 37.900) – Essa é a versão com principal aposta da Fiat. Além do conteúdo da Easy On, a versão Like tem o acréscimo de vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On (que vamos explicar mais para frente), ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Like On (R$ 42.300) – Somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Tilt Down – A função Tilt Down rebate automaticamente o espelho retrovisor direito ao engatar a marcha à ré e facilita a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas.[/box]

Mobi Way (R$ 39.300) – A versão Way traz todos os itens da opção Like, com os diferenciais de barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Way On (R$ 43.800) – A configuração Way On completa a gama do Fiat Mobi. Ela repete o visual mais robusto da Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

Smartphone como central multimídia – Chamado de Live On, a Fiat traz junto ao Mobi um inédito recurso de multimídia para o veículo. Muito parecido com o oferecido pela Ford no Novo Ka, o recurso que estará disponível a partir de junho, vai permitir comandar e visualizar algumas funções do carro, como o Econômetro, pelo celular, por meio de um app gratuito disponível (em junho) na Apple Store e Google Play.

Com o Live On, o celular é fixado no meio do painel (mas o aparelho também pode ficar em algum porta-objetos ou bolsa, por exemplo), e se torna o display do carro. A integração é feita por meio de um aplicativo específico, com interface prática e ágil.

Na metade superior da tela inicial, o Live On apresenta hora, data e temperatura externa. Logo abaixo ficam as informações do Eco Drive, uma função própria do sistema, assim como o Car Parking.

  • Eco Drive Live – Recurso que analisa como o motorista está dirigindo em termos de economia. Quanto menos combustível for consumido, mais eficiente é a condução.
  • Car Parking – Aplicativo que ajuda a lembrar onde o carro foi estacionado, além de informar sobre restrições de trânsito, como o rodízio de placas paulistano.

Mecânica Online – Talvez seja aqui a maior ausência na falta de inovação da Fiat nesse momento de lançamento do Mobi.

Enquanto os concorrentes investiram no desenvolvimento de motorizações mais eficientes, com três cilindros e rendimento melhor em performance e economia que os motores de quatro cilindros (Volkswagen Up!, Ford Ka e Hyundai HB20 por exemplo), a Fiat oferece unicamente a motorização 1.0 de quatro cilindros, a mesma que já equipa o Uno e Palio e desenvolve 75/73 cv, com etanol e gasolina, a 6.250 rpm. O torque é de 9,9/9,5 mkgf a 3.850 giros.

Comparando a relação peso/potência, temos no Mobi 12,09 quilos por cavalo potência (Kg/CV), no Uno 11,93 kg/cv e no Up! 11,10 kg/cv. A relação peso/potência ajuda o consumidor a ter uma noção da sensação que vai ter com o carro que pretende comprar, e dessa forma, apesar de muito pequena a diferença, o Mobi perde nesse simples comparativo. Quanto menor esse número, melhor.

Acessórios Mopar – O proprietário de um Mobi poderá ainda equipar seu carro com os acessórios Mopar na rede de concessionárias Fiat. São mais de 40 itens que poderão deixar o Mobi ainda mais prático, funcional e seguro.

Entre os destaques estão o retrovisor com câmera de ré, alarme, central multimídia, protetor solar de para-brisa, porta-óculos, pedaleira esportiva, bagageiro de teto tubular, rede elástica para porta-malas, par de bolsas expansíveis, kit malas, capa de tecido toalha para bancos, capa para transporte de animais e cinta para prancha de surf, entre outros.

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação