sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

CESVI BRASIL promove debate sobre inovação no setor de reparação automotiva

O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), da MAPFRE, realizou na quinta-feira, 27, em sua sede, em São Paulo (SP), a 15ª edição do CERTA (Centro de Referência Técnica Automotiva), que tem como objetivo estimular o debate e a disseminação de informações técnicas e de qualidade ao mercado automotivo.

Com foco no diálogo com oficinas, seguradoras, frotistas e montadoras, o tema escolhido foi Inovação no mercado do setor de Reparação Automotiva.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Na voz de especialistas e profissionais, a inovação foi abordada em um contexto de produtos, processos, tecnologia e atendimento ao cliente.

A abertura do evento ficou por conta de Emerson Feliciano, superintende do CESVI BRASIL. O executivo ressaltou que a palavra inovação é a que melhor define a atuação do Centro.

“Inovação é a característica-chave que o CESVI BRASIL sempre buscou em sua história de trabalho junto às oficinas. Um conceito que, na realidade dos dias de hoje, precisa ser renovado, para que todas as empresas relacionadas à reparação – das oficinas aos seus fornecedores e parceiros de negócios – estejam preparadas para os desafios desses novos tempos”, conta Feliciano.

- Publicidade -

A primeira palestra do dia foi ministrada por Fernando Bettine, gerente de inovação do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“Inovar é estar por dentro dos avanços do mercado e ficar atento às mudanças de comportamento do consumidor. Por isso, o conceito pode ser aplicado em novos modelos de negócio, produtos, serviços e em uma série de elementos que podem otimizar processos no mercado de reparação e também dentro das oficinas”, comentou Bettine.

Para falar sobre processos de inovação em produtos e serviços no mercado de Reparação Automotiva, o convidado foi Marcos Bresil, engenheiro de desenvolvimento e aplicação da 3M.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Segundo o executivo, o aumento da produtividade e as novas tecnologias vão ditar o ritmo e o crescimento do mercado de reparação.

“Hoje, as montadoras estão mudando o seu processo de criação, com desenvolvimento de veículos cada vez mais eletrônicos. Essa tendência exige do mercado o desenvolvimento de novos produtos para reparação, mão de obra qualificada e novas metodologias de atuação para que as oficinas possam acompanhar os avanços das montadoras”, aponta.

Irma Ugarelli, especialista em Educação Corporativa para Comunicação, trouxe à tona a discussão sobre por que é importante pensar na inovação em processos de atendimento ao cliente.

De acordo com a especialista, é necessário acompanhar toda a jornada do consumidor, nos diferentes canais em que transita, para uma comunicação mais assertiva e personalizada.

“Com base no perfil hiperconectado do novo consumidor, precisamos oferecer a maior gama possível de interação e comunicação formal e interativa com ele, em todos os canais em que transita, dos sites às redes sociais”, pontua.

O Sindirepa (Associação das Entidades Oficiais de Reparação de Veículos do Brasil), representado pelo diretor-executivo Luiz Sergio Alvarenga, encerrou a manhã de palestras com um debate sobre a inovação na indústria de Reparação Automotiva.

Segundo o porta-voz da entidade, “toda inovação passa por uma boa gestão. Por isso, alertamos e prevemos que nos próximos cinco anos haverá uma queda na compra de veículos novos. Ou seja: aumentará o número de veículos com possibilidade de reparo no mercado. É uma ótima oportunidade para as oficinas investirem em infraestrutura e fidelizar os seus próximos clientes”, finaliza.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil