Mercedes-Benz

Projeto social da Honda comemora 10 anos no Recife com mais de 70% dos participantes ativos no mercado de trabalho

- Scania 65 anos

O ano era 2007 e a Honda, ciente das dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelos jovens moradores do bairro Areias, localizado no entorno do seu Centro de Treinamento no Recife (PE), deu início a primeira turma do Curso de Formação de Profissionais.

Dividido em aulas técnicas de mecânica de automóveis e motocicletas, o programa ainda contempla módulos sobre saúde, relações familiares, informática, trabalho, meio ambiente e a importância do trabalho voluntário.

O curso é realizado nas instalações da unidade da marca.

Entre os alunos da turma inaugural estava Esdras da Silva, à época com 19 anos, que não obteve a pontuação mínima no vestibular para ingressar na faculdade e resolveu aderir ao projeto da Honda em busca de outras oportunidades.

Dez anos depois, o curso destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social da capital pernambucana forma sua 10ª turma, em evento realizado no último sábado (03.12), tendo beneficiado 194 pessoas.

Dessas, 71% estão no mercado de trabalho e atuam, inclusive, em concessionárias da marca.

E esse é o caso do Esdras. Ele conseguiu seu primeiro emprego como trainee ainda durante o curso, atuou como auxiliar, consultor e, atualmente, exerce a função de supervisor de um ponto de venda.

“O curso mudou totalmente os meus planos. Eu estava sem perspectivas após não conseguir uma boa nota no vestibular e, por sorte, fiquei sabendo sobre o projeto da Honda. Hoje, tenho um bom emprego e estou terminando a minha faculdade de Administração”, conta, aos 28 anos.

Janaina Gomes, colega de Esdras na primeira turma, também conquistou a sua primeira oportunidade logo depois de completar o curso. Supervisora de uma concessionária de motocicletas, ela divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de Processos Gerenciais.

“O curso da Honda vai além da preparação para o mercado de trabalho. As aulas nos ensinam a viver melhor em sociedade. Sem o curso, eu certamente não chegaria aonde cheguei”, destaca.

Processo seletivo – Os jovens que participam do curso anual são selecionados pela adequação aos critérios básicos, como idade, escolaridade e vulnerabilidade social – candidatos entre 18 e 20 anos e que estejam cursando ou concluindo o ensino médio – e por meio de prova escrita.

Em média, há 200 inscritos por turma. A partir da primeira etapa, são escolhidos os semifinalistas, que passam por dinâmicas de grupo, acompanhadas por psicóloga.

Nesta fase, são realizadas visitas às residências para conhecer a realidade dos jovens, conversar com seus familiares e confirmar se atendem aos critérios da iniciativa.

O processo seletivo para a turma 2017 terá início em janeiro, quando serão divulgados mais detalhes.

10 anos de história no Recife – A celebração pela formatura da 10ª turma do Curso de Formação de Profissionais da Honda também simboliza a primeira década de atuação do Centro de Treinamento (Pós-venda) e do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) na capital pernambucana.

O primeiro, cujo objetivo é aperfeiçoar a atuação das equipes da rede de concessionárias da marca para atendimento ao cliente e serviços pós-venda, já treinou mais de 35 mil profissionais da região nos últimos 10 anos.

Já o CETH, referência nacional em conscientização sobre segurança no trânsito, promoveu atividades para mais de 60 mil pessoas ndentro de suas instalações.

Direcionados aos motociclistas que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho, como profissionais de empresas frotistas e órgãos públicos, e aos instrutores de pilotagem das concessionárias Honda, os cursos realizados no CETH são gratuitos e abordam temas como postura, equipamentos de proteção, frenagem, técnicas de curvas, pilotagem na chuva e à noite, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva.

(Clique aqui e assista ao vídeo sobre o projeto)

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação