sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Goodyear apresenta pneus conceito movidos à inteligência artificial

A Goodyear Tire & Rubber Company apresenta nesta semana, no 87º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, novas e emergentes tecnologias de seus mais recentes pneus-conceito imaginados para o futuro da indústria automotiva.

- Publicidade -

Na evolução do ecossistema de mobilidade, definido pela transição para os veículos sem motorista em centros urbanos, a Goodyear pretende revolucionar a interação entre pneus, veículos e seus entornos.

Entre os seus novos conceitos – o Eagle 360 Urban em formato esférico e o pneu inteligente IntelliGrip Urban –, novas tecnologias como inteligência artificial e sistema de conectividade vehicle-to-everything (V2X) foram desenvolvidas para ajudar os veículos autônomos do futuro a enfrentarem todas as dificuldades e incógnitas que se aplicam durante a condução de um automóvel.

- Publicidade -

“O futuro da indústria automotiva está sendo definido por rápidos avanços em tecnologia, assim como por mudanças nas atitudes e no comportamento dos consumidores”, afirma Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear.

“Os conceitos e tecnologias que estamos mostrando em Genebra fazem parte da revolução que está acontecendo na intersecção de autonomia, mobilidade e conectividade, onde os pneus e os serviços desempenharão um papel crítico para atender às necessidades de informação e desempenho de nossos clientes”, destaca.

Goodyear Eagle 360 Urban – O Eagle 360 Urban é uma evolução da versão de 2016 do conceito de design esférico da Goodyear para veículos autônomos.

- Publicidade -

A nova edição integra ainda mais o pneu ao sistema nervoso do veículo – uma inteligência artificial ou um “cérebro” que permite sentir, decidir, transformar e interagir com as condições do ambiente.

Suas principais características incluem:

• Conectividade de comunicações V2X para coletar e compartilhar informações em tempo real sobre as condições de direção, a partir de dados dos pneus, outros veículos, infraestrutura e sistemas de trânsito, para obter um panorama completo de informações;

• Inteligência artificial, para processar dados por meio de algoritmos de aprendizagem e melhorar a frenagem, condução e eficiência;

• Uma pele biônica feita com um polímero superelástico com capacidade sensorial elevada e flexibilidade para adaptar seu padrão de banda de rodagem às condições de direção, com a ajuda de componentes abaixo da superfície.

Saiba mais sobre o Eagle 360 Urban, incluindo como a sua forma esférica é ideal para a direção na cidade, nesse vídeo: https://youtu.be/KAdw09M-F-g.

Goodyear IntelliGrip Urban – O IntelliGrip Urban é um conceito inteligente de pneu projetado para o transporte autônomo sob demanda, com foco na maximização do tempo de atividade e na redução de custos operacionais para provedores de serviços de compartilhamento de viagem.
Suas principais características incluem:

• Tecnologia de sensores para coletar e compartilhar informações sobre as condições rodoviárias e climáticas com o sistema de controle do veículo, visando otimizar a velocidade, a frenagem, a condução e a estabilidade;

• Manutenção proativa por meio de telemetria e monitoramento das condições dos pneus, para maximizar o tempo de atividade, permitindo que os operadores de frota identifiquem e resolvam com precisão os problemas relacionados aos pneus antes que eles aconteçam;

• Eficiente em termos de consumo de combustível, com design alto e fino, que reduz a resistência ao rolamento e amplia o alcance para veículos elétricos. Além disso, a menor quantidade de ranhuras na banda de rodagem reduz os níveis de ruído e proporciona uma direção mais confortável e uma vida útil mais longa.

Saiba mais sobre o IntelliGrip Urban aqui: https://youtu.be/m25iCQCN_t8.

Embora estes sejam pneus-conceito para o futuro, eles representam um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear e do foco no cliente dentro de um novo ecossistema de mobilidade, disse Zekoski.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança