sexta-feira, 23 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Ford anuncia edição limitada do Focus RS na América do Norte inspirada em sugestões dos fãs

- Advertisement -

A Ford anunciou uma edição limitada do Focus RS na América do Norte, inspirada em sugestões dos fãs para aumentar ainda mais a emoção e o prazer de dirigir do esportivo.

Com estilo personalizado e diferencial com escorregamento limitado, o hatch terá uma produção de apenas 1.500 unidades, que estarão à venda no final do ano nos Estados Unidos e Canadá.

Para desenvolver o novo Focus RS 2018, os engenheiros da Ford Performance ouviram comentários dos fãs em blogs, fóruns e grupos do Facebook.

- Advertisement -

Alguns deles, inclusive, foram convidados a conhecer o carro em primeira mão  – veja o vídeo.

Outro atrativo do modelo, especialmente para os colecionadores, é que será a última edição do esportivo da atual geração.

O hatch estará disponível em duas cores, vermelho Race e azul Nitrous, ambas com teto e capas dos retrovisores em preto brilhante.

- Advertisement -

O aerofólio traseiro tem acabamento na mesma cor, com o logotipo RS em azul nas laterais. As rodas de liga leve são de 19 polegadas, com pintura especial.

A cabine traz acabamento em fibra de carbono nas maçanetas, alavanca de freio e moldura do medidor do turbo, além de equipamentos do pacote opcional RS2, como bancos de couro e camurça Recaro com ajuste elétrico em oito posições e aquecimento, volante e retrovisores aquecidos e sistema de navegação com comando de voz.

“É uma grande satisfação trazer essa edição limitada do Focus RS para a América do Norte, onde ele sempre foi muito popular”, diz Henry Ford, gerente de Marketing da Ford Performance.

“Passamos muito tempo ouvindo os nossos consumidores, conversando com membros de fã-clubes, lendo comentários e sugestões em sites e estudando fóruns de imagens.”

O diferencial de escorregamento limitado Quaife permite ao Focus RS 2018 aproveitar toda a potência de 350 cv do motor 2.3 EcoBoost, controlando o torque nas rodas dianteiras.

Se uma das rodas patinar, ele redireciona o torque para a outra, refinando a aceleração e a estabilidade.

“Melhorar a dinâmica de direção de um carro como o Focus RS não é fácil, mas nossos engenheiros entregaram um sistema capaz de extrair cada gota de potência do motor”, diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.

O novo sistema está integrado às outras tecnologias avançadas do Focus RS, incluindo:

  • sistema de tração integral – distribui o torque na dianteira e na traseira (em média 70% para o eixo traseiro) com sensores que monitoram o veículo 100 vezes por segundo;
  • vetoração dinâmica de torque – uma embreagem controlada eletronicamente envia o torque para um lado ou outro nas rodas traseiras em apenas 0,06 segundo;
  • controle vetorial de torque – aplica automaticamente pequenas frenagens nas rodas dianteiras para limitar a rotação e aumentar a força de tração; e
  • modos de direção com o primeiro modo “drift” da Ford, que permite derrapagens controladas em circuito fechado, e controle de arrancada que ajuda o carro a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn