Elétrica, totalmente em rede e altamente automatizada: a nova marca de automóveis Byton é projetada com solidez para a mobilidade do futuro.
A start-up chinesa investe em padrões de tecnologia de ponta para a sua fabricação, e encarregou a Dürr de construir uma linha de pintura completa.
As características distintivas são uma redução de 20% no espaço ocupado e uso de tecnologias pioneiras.
Um exemplo disso é a estufa EcoInCure, ideal para veículos elétricos.
A partir de outubro de 2019, a nova OEM chinesa Future Mobility Corporation (FMC) produzirá veículos elétricos sob a marca Byton nas instalações em Nanjing.
A nova linha de pintura foi projetada inicialmente para 150.000 veículos por ano, o equivalente a 30 unidades por hora.
O crescimento já foi levado em conta, pois a capacidade pode ser facilmente dobrada.
A mobilidade elétrica anda de mãos dadas com conceitos modificados de carroceria que usam novos materiais ou combinam os materiais de novas formas.
As estufas convencionais atingem seus limites quando aço, alumínio e materiais compósitos são usados juntos.
Isso se deve ao fato de que é fundamental que todas as partes da carroceria sejam aquecidas uniformemente, caso contrário são gerados estresses térmicos.
Para esse desafio, a Dürr desenvolveu um conceito fundamentalmente novo de secagem com o EcoInCure: as carrocerias são aquecidas de dentro para fora por dois bicos de jato de ar por meio da abertura do para-brisa e dois bicos direcionados para a abertura do compartimento do motor.
Isso possibilita uniformidade de aquecimento sem precedentes.
Em comparação a estufas convencionais, há também uma melhoria significativa na qualidade do revestimento de acabamento e no desempenho do processo, uma vez que o aquecimento gerado de dentro reduz o risco de defeito de crateras.
Além disso, velocidades minimizadas de fluxo ao longo das superfícies recém-pintadas garantem aparência do revestimento de acabamento completamente uniformes.
O escopo de fornecimento da Dürr para a nova linha de pintura da Byton FMC inclui o processo rotacional de imersão RoDip® para pré-tratamento e eletrodeposição, já equipado para 60 unidades por hora, bem como toda a parte robótica e a tecnologia de aplicação para os processos de selagem e pintura.
O estágio de eletrodeposição usa o sistema energeticamente econômico e à prova de falhas EcoDC MACS.
Essa tecnologia usa o controle modular do anodo para criar um perfil de tensão elétrica que se move com a carroceria.
Os robôs das cabines de pintura são equipados com a mais recente geração de atomizador EcoBell 3.
O sistema de separação a seco semiautomático EcoDryX, que separa o excesso de tinta nas cabines de pintura de primer e revestimento de acabamento, não requer absolutamente nenhuma água nem produtos químicos.
Essa tecnologia simples e robusta funciona com base em filtros de papelão.
Além disso, a Dürr está projetando um sistema de purificação de ar de exaustão a jusante feito a partir do sistema de concentração adsortivo de VOC Ecopure® KPR altamente eficiente, com purificação de ar de exaustão térmica combinada usando o Ecopure® RTO.
O escopo de fornecimento do pedido feito no início de 2018 inclui alimentação de material PVC e tinta, ventilação da linha, proteção contra incêndio para os sistemas do processo e uma planta de osmose reversa para reduzir a dureza da água.
O ar de exaustão das estufas é purificado através do processo térmico recuperativo Ecopure® TAR, que também fornece todo o calor para aquecer a estufa de forma energeticamente eficiente.
Apesar do equipamento extenso, o projeto da planta será muito compacto, economizando espaço, também graças ao EcoInCure.
Isso porque a estufa transporta as carrocerias de forma transversal, reduzindo pela metade o comprimento em comparação aos sistemas convencionais.
Além disso, um armazenam central de baias altas economiza o espaço necessário para múltiplas reservas intermediárias e controle de fluxo de material inteligente.
No geral, esse Eco + Layout da Dürr reduz o espaço ocupado pela linha de pintura em 20%.
O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 230 funcionários.
Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo.
Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul.
Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral.
Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação.
Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento.
O Grupo HOMAQ opera a fabrica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) e escritórios de vendas e assistência técnica, em São Paulo.
O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / industria 4.0.
Produtos, sistemas e serviços oferecidos pela Dürr permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores.
A Dürr possui em sua carteira de clientes setores da indústria automotiva, indústria mecânica, química e farmacêutica e a indústria de madeira.
A Companhia está presente em 92 localidades, situadas em 31 países. Em 2017 o Grupo gerou receitas de vendas de € 3,71 bilhões.
Atualmente a Dürr possui aproximadamente 15.000 funcionários e atua no mercado por meio de cinco divisões:
- Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura e instalações de montagem final para a indústria automotiva
- Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos, produtos para aplicação e distribuição de materiais
- Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão e tecnologias de eficiência energética
- Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento, linhas de montagem, testes de final de linha, e máquinas de enchimento
- Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e sistemas para processamento de madeira