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Tecnologia cria estufa para carros elétricos que economiza espaço

Elétrica, totalmente em rede e altamente automatizada: a nova marca de automóveis Byton é projetada com solidez para a mobilidade do futuro.

A start-up chinesa investe em padrões de tecnologia de ponta para a sua fabricação, e encarregou a Dürr de construir uma linha de pintura completa.

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As características distintivas são uma redução de 20% no espaço ocupado e uso de tecnologias pioneiras.

Um exemplo disso é a estufa EcoInCure, ideal para veículos elétricos.

A partir de outubro de 2019, a nova OEM chinesa Future Mobility Corporation (FMC) produzirá veículos elétricos sob a marca Byton nas instalações em Nanjing.

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A nova linha de pintura foi projetada inicialmente para 150.000 veículos por ano, o equivalente a 30 unidades por hora.

O crescimento já foi levado em conta, pois a capacidade pode ser facilmente dobrada.

A mobilidade elétrica anda de mãos dadas com conceitos modificados de carroceria que usam novos materiais ou combinam os materiais de novas formas.

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As estufas convencionais atingem seus limites quando aço, alumínio e materiais compósitos são usados juntos.

Isso se deve ao fato de que é fundamental que todas as partes da carroceria sejam aquecidas uniformemente, caso contrário são gerados estresses térmicos.

Para esse desafio, a Dürr desenvolveu um conceito fundamentalmente novo de secagem com o EcoInCure: as carrocerias são aquecidas de dentro para fora por dois bicos de jato de ar por meio da abertura do para-brisa e dois bicos direcionados para a abertura do compartimento do motor.

Isso possibilita uniformidade de aquecimento sem precedentes.

Em comparação a estufas convencionais, há também uma melhoria significativa na qualidade do revestimento de acabamento e no desempenho do processo, uma vez que o aquecimento gerado de dentro reduz o risco de defeito de crateras.

Além disso, velocidades minimizadas de fluxo ao longo das superfícies recém-pintadas garantem aparência do revestimento de acabamento completamente uniformes.

O escopo de fornecimento da Dürr para a nova linha de pintura da Byton FMC inclui o processo rotacional de imersão RoDip® para pré-tratamento e eletrodeposição, já equipado para 60 unidades por hora, bem como toda a parte robótica e a tecnologia de aplicação para os processos de selagem e pintura.

O estágio de eletrodeposição usa o sistema energeticamente econômico e à prova de falhas EcoDC MACS.

Essa tecnologia usa o controle modular do anodo para criar um perfil de tensão elétrica que se move com a carroceria.

Os robôs das cabines de pintura são equipados com a mais recente geração de atomizador EcoBell 3.

O sistema de separação a seco semiautomático EcoDryX, que separa o excesso de tinta nas cabines de pintura de primer e revestimento de acabamento, não requer absolutamente nenhuma água nem produtos químicos.

Essa tecnologia simples e robusta funciona com base em filtros de papelão.

Além disso, a Dürr está projetando um sistema de purificação de ar de exaustão a jusante feito a partir do sistema de concentração adsortivo de VOC Ecopure® KPR altamente eficiente, com purificação de ar de exaustão térmica combinada usando o Ecopure® RTO.

O escopo de fornecimento do pedido feito no início de 2018 inclui alimentação de material PVC e tinta, ventilação da linha, proteção contra incêndio para os sistemas do processo e uma planta de osmose reversa para reduzir a dureza da água.

O ar de exaustão das estufas é purificado através do processo térmico recuperativo Ecopure® TAR, que também fornece todo o calor para aquecer a estufa de forma energeticamente eficiente.

Apesar do equipamento extenso, o projeto da planta será muito compacto, economizando espaço, também graças ao EcoInCure.

Isso porque a estufa transporta as carrocerias de forma transversal, reduzindo pela metade o comprimento em comparação aos sistemas convencionais.

Além disso, um armazenam central de baias altas economiza o espaço necessário para múltiplas reservas intermediárias e controle de fluxo de material inteligente.

No geral, esse Eco + Layout da Dürr reduz o espaço ocupado pela linha de pintura em 20%.

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 230 funcionários.

Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo.

Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul.

Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral.

Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação.

Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento.

O Grupo HOMAQ opera a fabrica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) e escritórios de vendas e assistência técnica, em São Paulo.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / industria 4.0.

Produtos, sistemas e serviços oferecidos pela Dürr permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores.

A Dürr possui em sua carteira de clientes setores da indústria automotiva, indústria mecânica, química e farmacêutica e a indústria de madeira.

A Companhia está presente em 92 localidades, situadas em 31 países. Em 2017 o Grupo gerou receitas de vendas de € 3,71 bilhões.

Atualmente a Dürr possui aproximadamente 15.000 funcionários e atua no mercado por meio de cinco divisões:

  • Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura e instalações de montagem final para a indústria automotiva
  • Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos, produtos para aplicação e distribuição de materiais
  • Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão e tecnologias de eficiência energética
  • Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento, linhas de montagem, testes de final de linha, e máquinas de enchimento
  • Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e sistemas para processamento de madeira

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