domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Nova solução da Dürr para pintura sustentável para fabricantes de veículos elétricos

Pintura sustentável: eficiência de energia e recursos.

O foco do fabricante de veículos de alta energia SERES não está apenas na tecnologia de acionamento elétrico inteligente, mas também em processos sustentáveis de produção.

- Publicidade -

Para este fim, a empresa encarregou a Dürr de equipar uma nova linha de pintura na fábrica de Liangjiang, em Chongqing, no sudoeste da China, para otimizar o processo de produção em termos de eficiência de energia e recursos. Apenas nove meses após fechar o contrato, a Dürr instalou a tecnologia de purificação da planta e do ar de exaustão, bem como o software.

Os veículos elétricos da SERES estão no mercado desde 2018, e a empresa já embarcou veículos para mais de 70 mercados, desde então. Seu objetivo é tornar-se um player importante no mercado europeu de veículos elétricos.

A nova linha de pintura na fábrica de Liangjiang, em Chongqing, pode concluir 60 veículos por hora. “Para atendermos aos requisitos de um processo de produção capaz de poupar recursos e energia, usamos produtos especialmente sustentáveis da engenharia de fábrica e ambiental e instalamos nossa solução de gerenciamento de energia DXQ”, explica Yu Lin, Vice-Presidente do setor de pintura e montagem final na Dürr China.

Economia com tanques menores – O processo de imersão rotativa mecânica RoDip® M é conhecido por poupar energia e recursos durante o pré-tratamento e eletrodeposição catódica de carrocerias de veículos. Enquanto o RoDip® é um clássico no mercado, seus benefícios de sustentabilidade continuam notáveis: seu movimento de rotação em 360 graus, que gira as carrocerias em torno de seus próprios eixos, elimina a necessidade de uma seção de saída inclinada nos tanques de imersão.

- Publicidade -

Esta inovação poupa até seis metros de comprimento por tanque, em comparação com a tecnologia de transportador de pêndulo, reduzindo o uso de água, produtos químicos e energia.

Papelão, em vez de água e produtos químicos – No futuro, a SERES utilizará o sistema de separação a seco EcoDry X para a remoção do excesso de tinta, uma solução que poupa energia. Este sistema com eficácia de custo baseia-se em filtros de papelão descartáveis e facilmente substituíveis, eliminando a necessidade de água e produtos químicos.

A separação a seco minimiza a necessidade de ar fresco, recirculando quase 90% do ar. Em relação a métodos tradicionais de lavagem úmida, esta redução substancial no consumo de energia na cabine de pintura é o diferencial.

Aquecimento de estufas com ar de exaustão – A SERES também está definindo padrões, em termos de controle de emissões. Para eliminar solventes (COVs) do ar de exaustão, as cabines de pintura são equipadas com um sistema compacto de controle de poluição do ar da Dürr.

O ar de exaustão que vem das cabines de pintura, tem purificação adicional com o uso de um sistema de concentração de COVs altamente eficiente, em combinação com o sistema de oxidação térmica recuperativa Oxi.X TR TAR a jusante.

- Publicidade -

Isso resulta em redução de até 15% no consumo de energia. Além disso, o ar de exaustão das estufas é purificado através do sistema integrado pós-queima Oxi.X TR TAR com recuperação de calor, e então utilizado pelo sistema de aquecimento da estufa.

Fábrica inteligente graças ao software DXQ – Os produtos de software DXQ da Dürr exercem um papel significativo no aumento da sustentabilidade, dentro da nova linha de pintura da SERES. O DXQcontrol é utilizado para controle de nível superior da fábrica, rastreando de forma perfeita o ciclo de vida de cada carroceria.

A ferramenta DXQenergy.management fornece uma visão geral transparente do consumo de energia e de mídia em toda a fábrica ou para áreas específicas, como linhas de processo individuais.

Dessa forma, a solução de gerenciamento de energia da Dürr permite identificar rapidamente os principais consumidores de energia no nível da fábrica. Além disso, o DXQequipment.maintenance monitora quando componentes individuais, como bombas, válvulas ou filtros, exigem manutenção.

O desenho modular oferece muitas vantagens – A tecnologia de fábrica da Dürr foi desenhada com uma estrutura modular. Isso permitiu a conclusão eficiente do projeto da SERES em apenas nove meses, desde o recebimento do contrato até o início da produção.

A abordagem modular também oferece vantagens para o consumidor: o layout ideal dos módulos individuais, do pré-tratamento aos processos de selagem para cabines de pintura e estufas, torna a produção mais flexível e elimina espaços sem uso na linha de pintura. Em resposta à solicitação da SERES, a Dürr também levou em conta o espaço para uma linha futura de primer no layout.

“Estamos muito satisfeitos por ter impressionado a SERES com nosso equipamento modular e o rápido tempo de conclusão do projeto. Desejamos que essa seja uma parceria de longa duração”, diz Yu Lin.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança