Após a renovação quase completa de sua linha global de produtos, a Volvo Cars apresentou uma versão atualizada do utilitário esportivo XC90, que agora oferece uma nova motorização ainda mais econômica, um marco na ambiciosa estratégia de eletrificação da empresa.
A linha 2020 do modelo estreia um avançado sistema de frenagem com recuperação de energia cinética, utilizado com os atuais motores a combustão interna para criar um novo powertrain eletrificado, identificado com o selo “B”.
Este novo powertrain eletrificado oferece aos clientes até 15% de economia no consumo de combustível e na redução de emissões ao recuperar a energia cinética durante a frenagem.
A apresentação do XC90 com a identificação ‘B’ do motor reflete os investimentos da marca para oferecer uma gama completa de modelos eletrificados.
Os modelos equipados com a configuração ‘B’ vão complementar a atual oferta do motor híbrido plug-in T8 no utilitário esportivo.
Externamente, o XC90 renovado traz melhorias sutis em seu premiado design, como uma nova grade moderna, novas rodas e cores, entre outros detalhes.
No interior, o acabamento continua superior, mas para atender a uma preferência do consumidor norte-americano, a Volvo vai oferecer o XC90 – vendido nas configurações de sete lugares e quatro bancos individuais na versão Excellence – com uma nova opção de seis assentos (não prevista para o Brasil).
O modelo 2020 também terá interior ainda mais sofisticado, com novos materiais de acabamento, compostos por uma nova e rica mistura de lãs como alternativa ao couro.
Em 2015, o XC90 marcou o início da transformação global da marca, caracterizado pelos faróis Full LED estilo Martelo de Thor e utilização da moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), que possibilitou a implementação de tecnologias então inéditas, sempre atualizadas desde o seu lançamento.
Um dos exemplos é o City Safety com frenagem automática, ainda hoje o único e mais avançado recurso de assistência a condução do mercado, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte, inclusive a noite.
O XC90 oferece também aos consumidores o sistema Oncoming Lane Mitigation, introduzido inicialmente no XC60, e já disponível no XC90, além do BLIS e da tecnologia Cross Traffic Alert.
O XC90 foi ainda o primeiro carro da marca a oferecer Apple Carplay e Android Auto.
O sistema de infoentretenimento Sensus recebeu várias atualizações nos últimos anos e serviço integrado de streaming de música Spotify.
Como resultado, o SUV topo de linha da Volvo atingiu mais de 320 mil unidades vendidas em todo o mundo.
O modelo 2020 do XC90 entrará em produção em maio na fábrica de Torslanda, na Suécia.