A Volkswagen decidiu fazer diferente na 21ª edição do concurso “Talento Volkswagen Design”.
Neste ano, os próprios designers da marca estão visitando as faculdades em que se formaram para divulgar o processo seletivo que oferece aos vencedores a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).
Nesta semana, o head de Design da Volkswagen para a América Latina, José Carlos Pavone, esteve na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se formou em 1999.
“É uma palestra sobre o Processo de Desenvolvimento de Design Automotivo, que estamos apresentando em diversas universidades. O objetivo é divulgar o Talento VW Design 2019 ao maior número possível de estudantes. Nosso conteúdo está baseado no case do T-Cross, primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil”, explica Pavone.
O tema deste ano é “Urban Xperience – Como a mobilidade pode deixar a cidade mais inteligente?” e propõe para os estudantes desenvolverem projetos e tecnologias que integrem a infraestrutura da cidade, promovendo o bem-estar das pessoas, o crescimento econômico e o uso adequado e sustentável de recursos. As inscrições vão até 19 de julho.
O processo seletivo é voltado aos estudantes universitários, maiores de 18 anos, que em 2020 estarão cursando o último ano dos cursos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto e/ou Programação Visual; Design de Produto; Design Gráfico; Design de Interiores e Acabamentos; Moda; Arquitetura – em instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).
- Publicidade -
Para participar, o estudante deverá preencher a ficha cadastral pelo site www.volkswagen.com.br/design.
Além disso deve encaminhar o projeto e o memorial descritivo para o e-mail
talentovwdesign@volkswagen.com.br.
Shape Design e Color&Trim-O “Talento Volkswagen Design” oferece quatro vagas de estágio em duas modalidades: Shape Design (três vagas) e Color&Trim (uma vaga).
A categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor.
Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel.
Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos para externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.
- Publicidade -
Na primeira etapa do processo, serão selecionados 20 projetos de Shape Design e 10 de Color&Trim, cujos autores farão uma visita à fábrica da Volkswagen, onde passarão por entrevistas e provas de aptidão.
Do grupo inicial, serão escolhidos 10 finalistas de Shape Design e cinco de Color&Trim, que no dia 25 de outubro farão defesa final de seus projetos.