Em um mercado que sofreu constantes mudanças, o Toyota Prius se consolidou como o híbrido mais vendido no mundo e, no Brasil, já soma mais de 6.000 unidades comercializadas desde que chegou ao País, no início de 2013, ainda em sua terceira geração.
A quarta geração, lançada nacionalmente em 2016, trouxe mais tecnologia ao Prius, além de fazer do veículo o primeiro da marca montado sobre a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, em inglês).
O novo Prius estará disponível a partir do início de agosto nas concessionárias de todo o Brasil por R$ 128.530,00 em versão única.
O Prius 2019 adota linhas mais suaves, menos polêmicas. Além das cores Branco Polar, Branco Perolizado, Prata Galáctico, Cinza Granito e Preto Atitude, a linha 2019 traz duas cores novas: Vermelho Rúbio e Azul Lazuli.
O modelo recebeu acabamento interno em preto para todo o painel, novas lanternas, faróis e rodas escurecidas.
O Prius combina mais resistência a um baixo centro de gravidade, oferecendo uma experiência de condução e conforto diferenciados. Devido ao novo estepe temporário reforçado, o espaço do porta-malas ganhou 30 litros em comparação com sua versão anterior, totalizando 442 litros.
O Prius conta agora com oito posições de ajuste elétrico do banco do motorista (distância, reclinação do encosto, altura e lombar), que antes era capaz de armazenar apenas quatro ajustes.
O painel passa a fornecer, além de todas as informações presentes no modelo anterior, detalhes sobre a pressão dos pneus, oferecendo mais segurança aos ocupantes.
Nova central multimídia – O Prius 2019 também adota nova central multimídia com tela de sete polegadas e novas funções de Pinch Out, Pinch Close, e Flick, que foi lançada em julho nos modelos Hilux e SW4.
Com capacidade de reconhecer dois toques simultâneos, o equipamento agora permite, por exemplo, que os ocupantes possam aplicar a função de zoom em imagens e informações do navegador, além de manusear barras de rolagem em listas de músicas e arquivos.
Sobre o sistema de conectividade, o Prius 2019 possui a tecnologia Miracast integrada de espelhamento Wi-Fi de conteúdo exibido pelo celular, incluindo aplicativos como Waze, Google Maps, YouTube e outros.
Além disso, conta também com o MirrorLink – espelhamento com conexão via cabo para alguns aplicativos (por motivos de segurança, as imagens dos aplicativos de navegação não serão exibidas quando o veículo estiver em movimento).
Ainda não há conexões Android Auto e Apple CarPlay.
O multimídia também possui sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré com visualização na tela, conexão Bluetooth®, conexão USB e AUX compatíveis com os sistemas Android e IOS de smartphones e sistema de GPS integrado, que recebeu diversos aprimoramentos de rota e funcionalidade mais acessível.
É importante citar que o Prius vendido no Brasil não traz a moderna central multimídia com tela vertical de 11,6 polegadas, oferecendo uma versão mais simples, de 7 polegadas, disposta horizontalmente.
Mecânica Online – O sistema híbrido responsável pelo desempenho do Prius continua o mesmo. Ele combina um motor a gasolina 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson que produz 98 cavalos de potência e um motor elétrico de 72 cavalos de potência. O conjunto fornece potência combinada de 122 cv.
O Prius é capaz de atingir uma redução de 52% de consumo de combustível na cidade e 42% na estrada quando comparado a modelos movidos somente a combustão. De acordo com o INMETRO, ele alcança 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em ciclo rodoviário.
Assim como a central multimídia mais moderna, a Toyota do Brasil não trouxe uma outra novidade do Prius: a tração integral, oferecendo apenas tração dianteira.
Estes números garantem ao Prius o Selo Conpet de Eficiência Energética pelo melhor desempenho de sua categoria.
Prius 2019 conta com atualizações em design, mais conforto, maior espaço de porta-malas e central multimídia aprimorada
Sem carga externa – É sempre importante lembrar que o motor elétrico do Prius não utiliza carga externa, mas funciona como um gerador, responsável por captar a energia cinética produzida pela frenagem e transformá-la em energia elétrica, que fica armazenada na bateria do motor elétrico. Em um veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.
Conforto e segurança – Entre os principais itens de conveniência que equipam o Prius, estão ar-condicionado dual zone automático com display digital; bancos dianteiros com sistema elétrico de aquecimento; carregador sem fio para smartphones; freio de mão com acionamento elétrico por botão; projeção de informações no para-brisa em 3D; Smart Entry (portas dianteiras e traseiras) e Start/Stop Engine Button.
O modelo também possui uma completa lista de itens de segurança, com sete airbags: duplo frontal (dois), duplo lateral (dois), cortina (dois sistemas com duas bolsas cada) e de joelhos para motorista (um); Controle de Estabilidade Veicular; Controle Eletrônico de Tração; faróis de neblina dianteiros de LED; freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD; sensor de chuva e luz de neblina traseira de LED.
Modos de condução – A Toyota desenvolveu um sistema para a seleção de modos de condução, com quatro opções que se adequam a diferentes situações, necessidades ou até mesmo a preferência do condutor: o modo normal, indicado para uma condução tradicional; o modo ECO, que prioriza a economia de combustível; o modo EV (ou elétrico), que dá preferência apenas para o motor elétrico; e o modo Sport, que oferece mais poder de arranque do motor e uma experiência mais esportiva.
Garantia de 8 anos – Além da garantia de três anos, o Prius recebe garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido (bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia).
Isenção de IPVA e rodízio municipal – A Toyota, tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares dentro do universo da mobilidade urbana, incentiva iniciativas que ajudem a difundir a utilização de veículos movidos por tecnologia de propulsão sustentável.
Atualmente, o Prius possui isenção de 50% no IPVA da cidade de São Paulo, além da isenção do rodízio.
A cidade de São Bernardo do Campo oferece desconto de 25% no IPVA de veículos híbridos licenciados no município (vigente para modelos que custem até R$ 170 mil). Nos dos casos, no entanto, é necessário que o cliente faça a requisição de reembolso.
Na cidade do Rio de Janeiro, o IPVA dos veículos híbridos teve redução de alíquota de 4 para 1,5%.