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Honda PCX 150 2020 traz gama de opções ampliada

A scooter campeã em vendas do mercado brasileiro completa um ano da sua mais ampla e bem sucedida atualização técnica e estética. Qualidades aperfeiçoadas e a manutenção dos diferenciais que a destacaram no panorama do segmento marcam o projeto desta 3ª geração.
Para 2020, a grande novidade é a introdução da PCX 150 ABS, versão de entrada que se somará à PCX 150 CBS como as mais acessíveis scooters da família. PCX 150 DLX ABS e PCX 150 Sport ABS, modelos mais sofisticados, trazem novas cores e grafismos.

O modelo PCX 150 2020 estará disponível no mais de 1.100 pontos de venda até o final de novembro.

Apresentada aos brasileiros em meados de 2013, a scooter Honda PCX 150 imediatamente conquistou a liderança no segmento, mas não só: de fato, foi através da PCX que as scooters se tornaram verdadeiramente populares em nosso país, trazendo novos usuários para o mundo das duas rodas e também conquistando fãs de outros segmentos.

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Hoje, após seis anos de mercado e nada menos do que 165.876 unidades produzidas (até setembro de 2019), o panorama é claramente favorável ao segmento das scooters, um dos que mais cresce atualmente no Brasil.

Entre os donos de PCX há motociclistas de todos os tipos, desde iniciantes que entenderam ser este o vetor ideal para os “primeiros passos” ao guidão de um meio de duas rodas motorizado como motociclistas experientes, fascinados pela praticidade e excelência do modelo em termos de performance global.

Veículo para o dia-a-dia? Prática opção de deslocamento para deixar a supermoto na garagem esperando o lazer do final de semana? Sábia alternativa ao automóvel para melhorar a qualidade de vida, escapando das horas preso em engarrafamentos? A PCX é tudo isso, e mais um pouco.

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São quatro as versões 2020 da PCX: às mais requintadas PCX 150 Sport ABS e PCX 150 DLX ABS e a versão “porta de entrada” no mundo PCX, à PCX 150 CBS se junta a PCX 150 ABS, que traz a opção da frenagem assistida eletronicamente na roda dianteira a um modelo de preço contido, pouco superior ao preço da PCX 150 CBS Standard.

Quando a Honda PCX foi lançada na Europa a recepção ao modelo foi mais do que positiva. Imediatamente a nova scooter escalou o ranking das vendas, superando modelos que há anos eram as preferidas dos clientes do continente que é considerado a pátria deste tipo de veículo.

O namoro dos europeus com as scooters vem de longa data, e a boa aceitação da PCX neste exigente mercado mostrou que a Honda, mais uma vez, “acertou a mão”, oferecendo um produto tecnicamente superior, de excelente dirigibilidade e com um design alinhado às expectativas de múltiplos usuários.

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Um destaque que certamente não passou despercebido foi o motor monocilíndrico de nova geração e baixo índice de atrito, dotado do sistema eSP (enhanced Smart Power), exclusivo dispositivo que reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano.

A parceria entre o sistema eSP e a transmissão CVT resultou, na prática, em funcionamento mais suave do motor, economia de combustível e maior durabilidade do conjunto mecânico.

Outro diferencial técnico dos PCX é o Idling Stop System, ou ISS. Tal dispositivo, acionado através de uma tecla no punho direito do guidão, promove o desligamento automático do motor em situações como paradas em semáforos.

Basta acionar o acelerador para que a partida seja dada, automaticamente e de forma imediata.

Tal tecnologia, pioneira no Brasil no âmbito de veículos de duas rodas, colabora para a preservação do meio ambiente pela redução de emissões e maior economia de combustível.

A parte ciclística da PCX sempre foi um elemento de destaque pela agilidade e facilidade de condução proporcionada. O conjunto chassi e suspensões recebeu importantes mudanças nesta que é a 3ª geração do PCX.

Para oferecer ainda mais conforto ao condutor e passageiro, um novo par de amortecedores traseiros foi desenvolvido.

Além de um novo ajuste na parte hidráulica e carga das molas — reguláveis em três posições, os pontos de fixação superiores no novo chassi tubular de aço foram deslocados à frente, aperfeiçoamento que aumentou a suavidade do funcionamento da suspensão traseira sem prejudicar sua eficiência.

Outra importante evolução foi no âmbito da frenagem: o sistema ABS — Antilock Brake System –, que impede o travamento da roda dianteira em frenagens abruptas, agora equipa não apenas as versões “top” PCX 150 DLX e PCX 150 Sport, como também uma versão de preço mais acessível.

Todas as PCX dotadas de ABS contam com freio a disco na roda dianteira e traseira, ambas de 14 polegadas.

A mais acessível das versões da PCX preserva o consagrado sistema de freios CBS (Combined Brake System), com disco na dianteira e tambor na traseira, adequado para condutores novatos pela ação do freio em ambas rodas através de um único comando, a manete da esquerda.

Às qualidades técnicas das PCX é necessário acrescentar também os elementos de praticidade que conquistaram a admiração dos usuários, tais como o amplo compartimento sob o assento, o moderno painel de fácil visualização e informações plenas e a proteção oferecida pela carroceria, que inteligentemente envolve pés, pernas e parte do tórax do condutor, protegendo-o de chuva, poeira e desviando o vento de modo a garantir uma condução relaxada, confortável e segura.

Motor & chassi – Gerador/motor de partida ACG tipo “brushless” Sistema enhanced Smart Power (eSP) — que otimiza o uso da potência Transmissão CVT (V-Matic) Idling Stop System (ISS), que deliga e religa o motor automaticamente

Novo chassi tubular de aço com amortecedores traseiros reposicionados

Frenagem ABS na dianteira, discos de freio em ambas rodas (três versões)

Frenagem CBS — disco/tambor — na versão standard

Destaque técnico das PCX é o motor de 149,3 cm3, monocilíndrico SOHC (Single Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic).

A potência máxima é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm.

Uma característica do motor das PCX é o sistema de arrefecimento a líquido dotado de ventoinha de refrigeração para o radiador, o que permite fluxo de ar constante, que independe do movimento.

Seja no para e anda do trânsito pesado ou rodando em vias mais livres, este padrão de refrigeração constante oferece uma estabilidade térmica ideal, o que favorece a durabilidade e menor consumo de combustível e lubrificante.

A atuação do sistema eSP colabora para reduzir a rotação do motor quando detectado o regime da aceleração contínua em terreno plano, permitindo assim que a transmissão CVT atue como uma espécie de “overdrive”, espécie de marcha longa voltada à redução de consumo e estresse mecânico.

Nas paradas superiores a três segundo o dispositivo Idling Start System — ISS (quando acionado), desliga o motor visando menor consumo e emissão de poluentes.

A ação sobre o acelerador religa o motor instantaneamente. Mesmo quando a tecla do sistema Idling Stop estiver acionada, o sistema só atuará se a carga da bateria estiver dentro de um padrão adequado.

Um diferencial técnico relevante da PCX é o gerador/motor de partida ACG tipo “brushless”, posicionado na ponta do virabrequim, e que atua como elemento fundamental no funcionamento do sistema ISS: além de alimentar a bateria durante o funcionamento do motor, se encarrega de posicionar o pistão para promover a rápida partida quando o Idling Start System estiver ativo.

Aperfeiçoamentos importantes também visaram a parte ciclística desta 3ª geração da Honda PCX150. O funcionamento da suspensão traseira foi aprimorado através do novo par de amortecedores, com três estágios de regulagem nas carga das molas e nova calibração da parte hidráulica.

Além desta melhoria no conjunto de amortecedores, houve a modificação de seus respectivos pontos de ancoragem, possível graças à adoção de um novo chassi de berço duplo.

A alteração no ângulo de funcionamento dos amortecedores reguláveis não acarretou perda de eficiência e nem de curso livre da suspensão.

Outra característica positiva ante às PCX pioneiras é o incremento na dimensão dos pneus, agora mais largos tanto na dianteira como na traseira, com medidas de 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira. Tal melhoria foi complementada por rodas de oito raios, mais leves.

Design & aspectos práticos

Painel com display Blackout Farol, DRL (Daytime running lights) e lanterna traseira em LED.

Compartimento sob o assento de 28 litros de capacidade Smart Key System — chave presencial (Todas as versões PCX 150 ABS).

O trabalho dos designers ao criar esta 3ª geração das PCX teve como objetivo manter a identidade do modelo mas, ao mesmo tempo, modernizá-lo.

Tal missão foi plenamente atingida, como mostra o impactante grupo ótico dianteiro, dotado da tecnologia de iluminação por LED e a presença da DRL — Daytime Running Light, as luzes de rodagem diurna.

A lanterna traseira, também iluminada por LED, traz desenho característico que permite identificação imediata desta nova safra da PCX.

O display tipo Blackout é protagonista do painel de instrumentos, favorecendo a leitura das múltiplas informações disponíveis qualquer que seja a condição de visualização, noturna ou diurna.

Tal equipamento, associado ao acabamento primoroso das superfícies pintadas e cromadas, que dão à PCX, qualquer que seja a versão, um elevado padrão de qualidade percebida.

A praticidade é, seguramente, um fator indissociável de qualquer scooter. Nas PCX tal qualidade alcança um patamar superior. Fator positivo desta nova geração das PCX é a mola que mantém o assento em posição aberta enquanto objetos são acomodados no compartimento sob o banco, recordista em capacidade (28L) em sua categoria.

O prático sistema de abertura do banco se dá através de tecla situada ao lado do botão de partida, tecla esta que também aciona a abertura da tampa que encobre o acesso ao reservatório de combustível (8 litros), entre as amplas plataformas para os pés do condutor.

No lado esquerdo do escudo frontal, um compartimento com portinhola dispõe de tomada de força de 12V e é capaz de abrigar um smartphone, uma pequena garrafa ou outros objetos de pequeno volume.

Nas versões PCX Sport e PCX DLX, o Smart Key System é equipamento padrão: trata-se de sensor presencial, cujo porte dá acesso automático ao destravamento do botão de partida e tecla de acesso ao compartimento sob banco e tanque de combustível.

Nos demais modelos da PCX, o acesso à ignição ocorre por chave que comanda o dispositivo antifurto Shutter Key.

As Honda PCX 150 2020 chegam às concessionárias de todo o Brasil em novembro de 2019. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das quatro versões e seus preços sugeridos (base Estado de São Paulo):

PCX 150 CBS: R$ 11.990,00, nas cores cinza metálico e azul escuro perolizado
PCX 150 ABS: R$ 13.190,00, na cor cinza metálico
PCX 150 Sport ABS: R$ 13.590,00, na cor prata metálico.
PCX 150 DLX ABS: R$ 13.590,00, na cor branco perolizado.

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