domingo, 14 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Novo Actros rodou 4 milhões de quilômetros em testes no Brasil

Assim que os clientes da Mercedes-Benz começarem a receber os seus Novos Actros, que chegarão ao mercado em 2020, eles terão à mão caminhões inovadores, eficientes e inteligentes que foram exaustivamente testados nas mais severas condições de estradas e vias não pavimentadas do Brasil desde 2015, quando teve início o projeto de desenvolvimento desse extrapesado rodoviário para o mercado brasileiro.

“No total, realizamos mais de 4 milhões de quilômetros em testes com o Novo Actros, o que equivale, por exemplo, a aproximadamente 100 voltas ao redor da Terra. Nossas equipes rodaram 24 horas por dia em diversas regiões, além das pistas do nosso Campo de Provas em Iracemápolis, contando ainda com a parceria de clientes que utilizaram o caminhão em suas operações”, afirma Marcus Kliewer, diretor de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“A participação desses frotistas sempre foi intensa, com envio de relatórios semanais detalhados sobre o desempenho do caminhão em suas aplicações reais”.

“Ou seja, os clientes podem ter total segurança e confiabilidade, porque o Novo Actros já conhece muito bem a realidade das estradas brasileiras e demonstrou excelente desempenho, eficiência, robustez e resistência nas mais diversas condições de topografia e temperatura nesse país de dimensão continental”, completa o executivo.

Desenvolver para o País um caminhão de alta tecnologia com padrão global e adequado às características específicas do mercado brasileiro foi o grande desafio da área de Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil, levando em conta o posicionamento da marca como inovadora e pioneira.

- Publicidade -

A equipe, em conjunto com várias áreas da Empresa, trabalhou com foco em três pilares: nacionalização, em parceria com os fornecedores locais quanto a peças e componentes; conceito, processo de desenvolvimento do veículo para as características do Brasil, onde o grande desafio é rodar com composições de até 74 toneladas em estradas de uso misto; e homologações, atendendo às leis brasileiras e internacionais.

Novo conceito de confiabilidade nos testes traz mais valor aos clientes

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Nesse projeto, inovamos ainda com um novo conceito de confiabilidade nos testes”, ressalta Marcus Kliewer.

“Quanto mais o caminhão roda, mais confiável ele fica e os 4 milhões de quilômetros rodados, exclusivos para testes de confiabilidade, mostram isso, o que traz impacto muito positivo na durabilidade do produto e no custo de manutenção para o cliente”.

O Novo Actros foi submetido também a rigorosos testes estáticos de funcionalidade e durabilidade. Nos Campos de Provas de Iracemápolis (SP) e de Wörth (Alemanha), diversos protótipos foram submetidos a programas de validação de durabilidade desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro.

A base dos programas foi um extenso trabalho de identificação das características das aplicações no Brasil, o que envolveu medições em diversas regiões do País.

A fim de assegurar a resistência e robustez do veículo, diversos componentes e sistemas foram avaliados intensivamente em bancos de provas e no Hydropuls (testes acelerados de durabilidade), mediante minuciosas simulações da realidade do transporte brasileiro.

Os testes internos e de campo do Novo Actros realizados pela Mercedes-Benz avaliaram aspectos funcionais do trem de força, eficiência energética, desempenho, dirigibilidade, emissões e conforto veicular, incluindo a mais nova tecnologia aplicada em caminhões para a interface homem/máquina, além das inovadoras características de segurança ativa: Assistente Ativo de Frenagem (ABA), Assistente de Ponto Cego, Assistente de Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).

“No caso do Assistente Ativo de Frenagem (ABA), testamos o Novo Actros no Centro-Oeste, a fim de verificar sua funcionalidade e eficiência numa condição de poeira e o sistema respondeu prontamente”, explica Marcus Kliewer.

Soluções atendem a demandas e sugestões de clientes – O compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.” orientou o desenvolvimento do Novo Actros para o mercado brasileiro.

A inédita cabina foi concebida para atender demandas e sugestões de clientes, mais adequada às operações no Brasil, que trouxe ainda ganhos na aerodinâmica do caminhão.

Essa cabina, única para toda a nova linha, atende especialmente às expectativas de clientes do setor graneleiro do Centro-Oeste, principal mercado de caminhões extrapesados do Brasil.

A nova cabina, que terá seu lançamento mundial no Brasil, foi desenvolvida e produzida de acordo com os rigorosos padrões de qualidade de normas europeias, já estando homologada para atender diversos países.

O cliente também pediu um caminhão mais leve sem abrir mão da robustez, o que foi atendido com novas soluções e inovações, como a Global TufTrac, exclusiva suspensão traseira metálica desenvolvida no Brasil; o Disconnected Liftable Tandem – DLT, outro lançamento mundial da marca, que suspende e desconecta o eixo traseiro trativo com freio a tambor, economizando pneus, pedágio e combustível em veículos Actros 6×4 quando rodam vazios; e o New Final Drive, nova geração de eixo traseiro, que contribuem para o aumento da capacidade de carga líquida.

ESPECIAL | NOVO ACTROS
Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro
Inéditas tecnologias de segurança ativa são destaques no Novo Actros
Novo Actros reduz em até 12% o consumo de combustível
Entenda como funciona o piloto automático preditivo
Novo Actros rodou 4 milhões de quilômetros em testes no Brasil

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil