Das primeiras motocicletas fabricadas ainda de modo artesanal em 1953, passando pelo pódio e a conquista de títulos em centenas de competições por todo o mundo, a KTM está no Brasil oficialmente desde 2014, uma data histórica, pois este é o ano em que a primeira motocicleta da marca foi completamente montada fora de sua terra natal, a Áustria.
A empresa que adotou a cor laranja como uma de suas marcas registradas, tem sede na cidade de Mattighofen e emprega quase 50% dos 6.677 moradores, segundo o serviço de estatística austríaco.
Fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz, a loja Kraftfahrzeuge Trunkenpolz Mattighofen foi rebatizada em 1955 com a chegada do homem de negócios Ernst Kronreif, adotando então a sigla KTM.
E se ao longo de todo o ano de 1991 a empresa produziu o que atualmente é feito em apenas uma semana, não é preciso provar o tamanho do crescimento da KTM no mundo e o que a marca representa para o esporte em duas rodas, afinal, são mais de 64 países comercializando as motocicletas e produtos da marca.
Para dar continuidade a esse trabalho, a meta de negócios para 2022 é algo ainda maior e mais ambicioso, atingir a marca de 400 mil unidades produzidas em um ano. E o Brasil é parte importante nisso.
NOVA GESTÃO-Desde outubro de 2019 sob o comando da Factory Powersports, após uma negociação tranquila junto a matriz, a divisão brasileira da marca tem o melhor de dois mundos, aliando uma fábrica com toda capacidade técnica exigida na montagem das motocicletas KTM, sob a chancela da Dafra Motos em seu complexo fabril no Polo Industrial de Manaus, à gestão comercial e logística dos sócios Ronaldo Lorenzo e Fabio Campos, que tomam a frente do pós-vendas, marketing e distribuição dos produtos em todo o território nacional.
A planta da Dafra em Manaus conta com 200 colaboradores e capacidade produtiva para 20 mil unidades ano.
“Estamos otimistas quanto ao novo modelo de negócios, uma nova dinâmica de trabalho que chega com a Factory Powersports. Acreditamos que a nova gestão reúne as condições desejadas para o aumento definitivo da presença da marca no país”, comenta Paulo Alegria, diretor executivo KTM Brasil.
Fabio e Ronaldo são empresários com ampla experiência na área comercial, possuindo também, bagagem dos setores farmacêutico e hoteleiro.
Tem acima de tudo, paixão por motos e competições, além de serem usuários assíduos dos veículos de duas rodas tanto no dia a dia quanto no lazer.
Juntos eles assumem um novo desafio, estimulados pelo espírito competitivo que rege a marca, visando ampliar a distribuição das motos e dos produtos KTM para todo o Brasil.
“Daremos atenção especial aos concessionários nesta primeira fase, desde as peças de reposição aos novos modelos, e estamos de portas abertas para escutar suas necessidades e trabalhar juntos na construção do melhor serviço pós-venda. Num segundo momento, partiremos para a ampliação da rede a outras praças, alcançando regiões do país que ainda estão esperando uma concessionária KTM, desta forma, consolidaremos a presença da marca laranja no mercado brasileiro”, explicam os homens de negócios da Factory Powersports, Ronaldo e Fabio.
“Queremos ampliar já em 2020 o número de revendedores, passando dos 25 atuais para 35 ou mais concessionários, expandindo a operação nas principais capitais e algumas cidades estrategicamente selecionadas no interior”, completam.
LINE UP-Com uma longa história de vitórias em diferentes competições por todos os terrenos e acentuado domínio nas mais difíceis provas offroad do mundo, a KTM se mostra a cada ano ainda mais inovadora e focada em extrair máxima performance de suas máquinas, através do desenvolvimento de tecnologias e uso de materiais que surpreendem positivamente os usuários da marca.
Grande campo de provas, sobretudo para a linha street e supersport, o campeonato MotoGP tem um representante da equipe KTM Factory Racing em cada categoria, única fabricante a ostentar nas 3 divisões do mundial, gravando seu nome também no asfalto.
O visual arrojado é característico da marca tanto quanto a famosa cor Laranja KTM, como é chamada por seus apreciadores.
As linhas marcantes e o toque de agressividade que difere seus modelos, chama atenção nas ruas, nas pistas e trilhas, como uma extensão da personalidade de quem as pilota.
No estande durante o evento, os modelos da categoria street: 200 DUKE ABS e 390 DUKE ABS, que em breve estarão nos concessionários.
Já na categoria offroad, os modelos 250 EXC-F, 300 EXC, 350 EXC-F e a versão especial 350 EXC-F SIX DAYS (Portugal). Todos os modelos montados em Manaus – AM.
A família laranja estará em exposição no Salão Duas Rodas deste ano com a gama 2020 da linha Enduro, ainda sem data para chegar aos revendedores, e os modelos 2019 seguem com preços promocionais nos concessionários KTM de todo o país.
Além destas motocicletas, o público que for ao estande da marca poderá ver de perto e em detalhes os modelos 1290 Super Adventure R e a irmã 1290 Super Duke R, a hypernaked com nome e sobrenome mais desejado para uso urbano.
COMPETIÇÕES-Novidades, contratações e uma Equipe Oficial KTM no Brasil. Com a chegada dos pilotos Gustavo Pessoa, no Motocross e Rigor Rico, no Enduro, a marca Ready To Race dá início a um projeto que promete movimentar as competições nacionais.
Gustavo coleciona títulos nacionais desde 2011 quando ainda acelerava uma 85cc, além de passagens por provas internacionais, incluindo os disputadíssimos AMA e MXGP, onde cravou a melhor posição já alcançada por um piloto brasileiro, um Top 10 pela categoria MX2, o piloto veste a cor laranja na temporada 2020 na MX2.
Também integra o novo time da marca, o experiente Rigor Rico, que vai pilotar a novíssima 300 EXC 2020 nas provas de Enduro brasileiras.
Dos extremos entre o Cross Country e o Hard Enduro, Rico ostenta títulos como o tricampeonato no Brasileiro de Hard Enduro (2017/18/19) e diversas participações em provas internacionais, tendo ainda sido nomeado Top 10 no RedBull Cross Choice.
De 50 a 1300cc, equipadas com motores de 2 ou 4 tempos, não importa a modalidade que se quer praticar, a KTM tem as melhores motos para os melhores pilotos e oferece um modelo para cada fase da vida, cada preferência, gosto ou tipo de terreno que deseja percorrer.
Em toda sua história, são mais de 300 títulos mundiais, com 64 vitórias na Moto3 (categoria de entrada da MotoGP) e 18 conquistas consecutivas na mais desafiadora das provas de resistência do fora de estrada, o Rally Dakar.
Além disso, coleciona pódios em outras modalidades, como Motocross, Supercross e Enduro.
Desembarcam no país em regime de importação CBU, os modelos 2020, sendo na linha Motocross; 50 SX, 65 SX, 85 SX, para as crianças e adolescentes ingressarem no esporte, fazendo a transição para os modelos maiores 125 SX, 150 SX, 250 SX-F, 350 SX-F, 450 SX-F. E os modelos da série especial; 250 SX-F Prado Factory Edition e 450 SX-F Cairoli Factory Edition.
Na linha Enduro, os modelos que fazem a alegria dos pilotos que encaram todo tipo de obstáculo e dificuldade; 250 EXC-F, 300 EXC, 350 EXC-F, 350 EXC-F SIX DAYS, produzidas em regime CKD na fábrica de Manaus.
Sobre as versões especiais SIX DAYS, em referência ao International Six Days Enduro (ISDE), uma maratona que demanda resistência, força, equilíbrio e muito arrojo dos pilotos e das máquinas.
Depois da prova chilena em 2018, mecânicos, pilotos, engenheiros e todo departamento de desenvolvimento da marca começam a colocar em prática todo aprendizado adquirido na prova.
Usando os mais refinados componentes, com analise criteriosa na execução do projeto, surge o modelo de edição limitada que compete na prova 2019, em Portugal e que chega também ao Brasil.
TEST RIDE -Na pista de testes montada na área externa do Salão Duas Rodas 2019, estarão disponíveis alguns dos modelos KTM para experimentação pelo público. Os modelos street, 200 Duke e 390 Duke, e os modelos offroad 300 EXC e 350 EXC-F.
A bordo de uma KTM você está sempre pronto para a diversão, pronto para a aventura, pronto para competir!