quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Alô, aqui quem fala é seu carro – Telemática veicular

Já se pegou na seguinte situação (aliás, bem atual): Você marcou de buscar o seu marido no shopping e quando você entra no estacionamento o seu telefone simplesmente desliga por falta de bateria e você esqueceu o carregador. Como avisá-lo que você chegou e em qual saída está? Esta foi exatamente a situação por qual passou uma feliz proprietária de um Chevrolet Cruze 2016 equipado com o sistema onstar.

- Publicidade -

E o que ela fez para sair dessa situação? Simplesmente apertou um botão no retrovisor interno do seu carro e uma educada atendente perguntou como poderia ajudá-la, tratando-a pelo seu nome e demonstrando uma empatia que você não encontra quando liga para a sua operadora de celular.

Então ela pediu para a operadora ligar para o celular do seu marido e informar onde ele a encontraria.

- Publicidade -

Esse e outros sistemas vêm crescendo ao redor do mundo e são conhecidos como telemática veicular, que nada mais é que veículos transmitindo dados (informática) através de sinal de celular (telefonia).

Essa ideia passou por várias etapas de desenvolvimento e continua evoluindo a pleno vapor para cada vez mais proporcionar segurança e comodidade para os ocupantes do veículo.

Tudo isso começou com um simples pareamento bluetooth do celular com o sistema de som do carro, possibilitando atender ligações sem precisar do seu telefone e mantendo a atenção ao trânsito, posteriormente nem as mãos do volante era necessário tirar com os volantes multifuncionais.

- Publicidade -

Próximo passo, os veículos passaram a ter controle sobre o seu smartphone, avisando aos que ligavam que você estava dirigindo, caso não quisesse atender. Em caso de acidente, o próprio veículo utilizando o seu celular, fazia uma chamada para a emergência.

Paralelo a isso, as gigantes da telefonia móvel, Android e Apple, criaram seus módulos próprios para utilização no carro, Android Auto e Apple CarPlay, que permitem o espelhamento de aplicativos do seu celular como música, mapas e aplicativos de mensagens na tela do som do carro, e é o sistema mais utilizado atualmente.

Mas para que esses sistemas funcionem, é preciso o celular conectado ao veículo. E se eu estiver sem o meu smartphone, como fazer para ter toda essa comodidade ao meu serviço? Foi exatamente o que as grandes fabricantes de automóveis pensaram e desenvolveram.

A Volvo e a BMW trouxeram para o Brasil essa tecnologia, mas ainda restrita a um grupo bem seleto, e em 2016 a Chevrolet começou a popularizar essa comodidade equipando o Cruze com o sistema onstar e no ano seguinte equipando todos os modelos.

O sistema onstar (representando os sistemas de telemática), consiste em ter um chip de telefonia celular instalado no sistema de gerenciamento do veículo, dando ao mesmo a capacidade de estar conectado a internet 24h por dia.

Com isso, através de um aplicativo ou site devidamente logados, eu consigo localizar o meu carro, destravar e travar, controlar a área e a velocidade que o manobrista utiliza o meu veículo e ainda ligar o motor antes de sair para o almoço em um dia quente.

A possibilidade de localização / rastreamento dificulta muito a vida dos bandidos, pois mostra em tempo real a trajetória percorrida e com o auxílio da central ainda consigo diminuir a velocidade da fuga até a parada total do veículo.

Esta funcionalidade no futuro mudará a forma como fazemos seguro hoje, pois tornará quase que impossível roubar e esconder um veículo. E por falar em central de atendimento, com ela as possibilidades tornam-se muito maiores.

As pessoas que nos atendem são chamadas de concierge e são treinadas para fornecerem quase todos os serviços solicitados pelos clientes, por exemplo, informações turísticas, reservas em hotéis e restaurantes, ligar para alguém, como no início desta matéria, solicitar serviços mecânicos, reboque e em casos extremos solicitar o socorro para os ocupantes em caso de acidentes em que o motorista esteja desacordado, enviando a localização do veículo para as autoridades locais.

Mas tudo isso ainda requer uma interface humana. O futuro aponta para carros conectados com a internet como se fosse um telefone celular, com possibilidades de atualização do software do carro e baixar aplicativos para o seu veículo de acordo com suas preferências, esses sistemas usam inteligência artificial e possibilidades de realizar pagamentos, como o acordo já firmado entre a Jeep e a VISA com tecnologia desenvolvida na fábrica da Jeep em Goiânia/PE.

Isso permitirá que você tenha um celular sobre rodas e faça tudo do seu carro, playlists exclusivas e adaptadas ao motorista da vez, acesso e compartilhamento da internet, rastreamento do veículo, pagamentos, podendo até dirigir.

Pois é, no futuro, dirigir será apenas uma função obsoleta que seu carro faz, uma vez que a conectividade entre os carros é o futuro para carros autônomos mais seguros e precisos na suas rotas e trajetos, pois com carros conectados todos saberão ao mesmo tempo o que o carro a frente vai fazer, prevendo seus movimentos antes que aconteçam. Já se imaginou nesse futuro? Uma parte dele já está disponível e muitas outras estarão ainda nos próximos 10 anos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança