quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Conheça os sinais que indicam problemas na bomba de óleo

Queima de óleo em excesso e luz de óleo piscando no painel podem ser indícios de comprometimento da bomba de óleo.

- Publicidade -

Responsável pelo fluxo de óleo no interior do motor, ou seja, pela lubrificação das partes móveis do motor e peças agregadas, mantendo a pressão e a vazão dentro do ideal, a bomba de óleo é um componente fundamental para o adequado desempenho do motor do veículo.

Por isso, motoristas devem ficar atentos aos sinais que o motor apresenta. “O mau funcionamento da bomba de óleo pode até fundir o motor”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

- Publicidade -

Luz de óleo piscando pode ser um indício de comprometimento da bomba de óleo ou sintoma de desgaste em bronzinas de biela, buchas ou mancal. Para fazer o diagnóstico, Silva recomenda levar a uma oficina de confiança para testar a pressão da bomba e identificar a causa.

“O motorista também deve observar se há queima de óleo em excesso, ruídos no virabrequim ou comando ou borras de óleo no sistema de lubrificação”, comenta. Caso isto ocorra, será preciso checar os componentes do motor.

Não há uma quilometragem média que indique o momento da troca da bomba de óleo. Mas, é indicado substituir a bomba quando se repara peças internas do motor. “Ocorrendo a troca da bomba de óleo, será necessário também checar os componentes do motor, verificar folgas e o tubo de sucção de óleo, conhecido como pescador. Ele pode estar obstruído e sua tela danificada”, ressalta.

- Publicidade -

As bombas de óleo Nakata atendem aos mais rígidos critérios de performance e durabilidade, contam com elevada eficiência na condução do lubrificante e geram baixos índices de ruídos.

Sobre a Nakata Automotiva:

A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil.

Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações.

Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança