A Ford lançou um serviço inédito de desinfecção de veículos, que começa a ser oferecido aos clientes na sua rede de concessionárias com foco na segurança e prevenção de doenças transmissíveis, em particular a família coronavírus.
O serviço é feito com um produto de uso profissional registrado na Anvisa, de ação comprovada contra bactérias, fungos e vírus, testado e aprovado para aplicação nos veículos da marca.
A desinfecção de veículos faz parte de um novo programa chamado Ford Clean, que traz também outro pioneirismo da marca: a primeira certificação entre as montadoras com padrões de higienização e atendimento seguro aos clientes para a rede de concessionárias.
A nova certificação, pioneira do gênero entre as montadoras, foi desenvolvida com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa, como parte das ações para o combate à pandemia do novo coronavírus.
Ela é um dos pilares do programa Ford Clean, recém-lançado pela marca, e composto também por um serviço exclusivo de desinfecção de veículos.
Durante a coletiva on-line, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, apresentou o Ford Clean, iniciativa baseada em dois pilares: certificação dos distribuidores com padrão de higienização e atendimento seguro aos clientes – proteção e segurança para o cliente – em mais de 15 padrões; e o serviço inédito de desinfecção real de veículos, realizada por meio de produto utilizado por hospitais em salas de cirurgias, de alta efetividade.
Maurício Greco, diretor executivo de marketing, destacou o cuidado da Ford na busca do atendimento da importância da segurança para o cliente, sua proteção.
Com 50% dos showroom de vendas funcionando e 95% das oficinas abertas em todo o Brasil nesse momento, o foco da Ford vai nas pessoas como um todo, desde a segurança dos clientes como também dos empregados das concessionárias.
100% das oficinas abertas foram certificadas com o novo padrão de proteção e recomendações de higienização para o melhor atendimento junto ao cliente. São 15 padrões obrigatórios com procedimentos para dentro e fora das concessionárias, divididos em três áreas: geral, vendas e serviços.
Apenas 6 veículos vão compor o showroom
Joaquim Arruda Pereira, diretor de serviços ao cliente da Ford América do Sul, explicou o serviço de desinfecção veicular, que utiliza um produto específico aplicado em limpeza hospitalar, fornecido pela 3M.
Importante também saber a diferença entre a higienização e a desinfecção veicular.
A Ford é a primeira montadora no Brasil a oferecer o serviço de desinfecção eficaz contra o coronavírus. O serviço demora cerca de meia hora e custa R$129,00, já com mão de obra inclusa.
Limpeza frequente – A cada atendimento ao cliente, superfícies e equipamentos como tablets, canetas, mesas e balcões devem ser higienizados.
O mesmo acontece com os veículos, com atenção aos pontos de maior contato, como maçanetas, volante, controles de áudio, câmbio, bancos, tapetes, espelhos retrovisores, cinto de segurança, alavancas de ajuste dos bancos, alavanca do freio de mão, console central, tela sensível ao toque, botões e chave.
Na janela de cada veículo, é afixado um controle com a data, horário e assinatura de quem o higienizou. Os clientes também encontram álcool em gel 70% dentro dos veículos do showroom e de test-drive.
Os veículos zero km são higienizados na presença do cliente antes da entrega. Na entrada do carro na oficina, ele também é higienizado e protegido, com a autorização do cliente, por técnicos equipados com luvas e máscaras descartáveis. O mesmo cuidado é seguido na entrega do veículo após o serviço: as peças trocadas são higienizadas e acondicionadas em saco plástico.
Comportamento seguro – A certificação inclui também normas de comportamento. Os funcionários da concessionária devem recepcionar os clientes com cortesia e sem contato físico, mantendo a distância mínima recomendada.
Durante o test-drive, o vendedor deve ficar no banco traseiro, manter os vidros abertos e evitar ligar o ar-condicionado. Lavar sempre as mãos, não deixar o álcool gel em local exposto ao sol ou fontes de calor e descartar as máscaras em lugar seguro são outras recomendações gerais.
O controle rotineiro das condições físicas dos colaboradores e de sinais que possam indicar sintomas de doenças também faz parte das medidas de proteção. Para receber a certificação dos Padrões de Higienização das Concessionárias e Atendimento aos Clientes da Ford, é preciso atender a todas as normas do documento e realizar um processo de certificação.